sábado, 15 de setembro de 2012



Lij Tafari Makonnen mais tarde Ras Tafari Haile Selassie nascido em Ejersa Goro Harar Ethiopia em 23 de Julho de 1892 ano babilônico (16 Hamle 1884 Ethiopia)
 

Seu nascimento

Relâmpagos iluminavam vigorosamente para benzer o que vinha sobre a Mãe Terra.Antes disto, em 1888, seca e fome invadiram a Itiopia brindando muito sofrimento às pessoas do Estado Itiope. Um magnífico pranto foi eco através do universo, raios e relâmpagos se moviam potentes sobre os Céus e logo: Chuva! A Chuva que brindo nova vida caiu sobre o povo sedento, divinas lágrimas do Menino recém-nascido.Seu nome LIJ TAFARI MAKONNEN, primeiro Filho, o primeiro nascido do Weyzaro Yeshimabet e o Real Ras Makonnen, Primo do Imperador Menilik. Neste DIA, Sábado, 23 de julho, 1892 Ras Tafari nasceu. Nesse mesmo ano, 1892, uma Poderosa Luz apareceu nos céus; foi o cometa chamado Holmes o mais comprido já aparecido.
Aí se Cumpriu Isaias 9:2


Isaías 9:2
O povo que andava em trevas viu uma grande luz; e sobre os que habitavam na terra de profunda escuridão resplandeceu a luz.

E também se cumpriu o Verso 6:
Isaías 9:6
Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o governo estará sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz.


" JAH se apresentou em carne e fisicamente através do homem para ensinar o comportamento verdadeiro para todos. Lij Tafari se converteu no Ras Tafari, Negus Tafari, Negusa Nagast, Haile Selassie I. No Amárico, a língua nacional da ItiopIa, Ras é Cabeça, Tafari é Criador (ou paz), Negus é Rei, Negusa Nagast é Rei de Reis; Imperador Haile Selassie I significa o Poder da Santíssima Trindade.
Filho de Ras Mankonnen, era governador da província de Harar, e sua mãe, Yeshimebet Ali, morreu pouco depois do seu nascimento, em 1894.
Haile Selassie foi coroado em 2 de Novembro de 1930 Imperador da Etiópia, formalmente intitulado Ras Tafari I foi interpretada como a confirmação da profecia, quando Garvey afirma: "Olhem para África!Quando um rei for Coroado, o dia da redenção estará nas mãos". Ras significa Cabeça, Principe, em aramaico, e Tafari sem medo, ou o Criador. Haile Selassie I, 225º descendente do Rei Salomão e da Rainha Sheba, recebeu os títulos sagrados escritos na bíblia que foram reservados para o advento da segunda Vinda: Rei dos reis, Senhor dos Senhores e Leão Conquistador da Tribo de Judah!
72 nações mandaram os mais altos representantes para a coroação Histórica (no post anterior estão as profecias cumpridas), todos cantavam o Salmo de Davi à Selassie o novo Rei de israel, Aquele que ascendeu ao Trono Sagrado de Davi.
Na Jamaica, os escravos negros assistiam à realização da profecia bíblica e o regresso de Deus a terra, como homem vivo. Era o início da redenção e da libertação.
Ras Tafari é JAH , O Messias, O Cristo Negro que ascendeu ao trono do Rei Davi em Adis Ababa.
Ele venceu dos facistas numa guerra sangrenta, que o Vaticano chamou de "cruzada-cristã, mesmo sabendo que a Itiopia foi a Primeira naçã-cristã do mundo.Nessa guerra os italianos usaram do gás-mostarda abolido pela Liga das Nações e rompimento dos tratados entre Etiópia e Itália.Tudo começou com um incidente no deserto, que os italianos usaram de desculpa para invadir a Etiópia.Haile Selassie lutou ao lado de seu povo por 2 noites sem dormir contra os facistas, mas eles destruiram tudo que viam pela frente, o norte da Itiopia, que era bonito, virou um deserto onde a água contaminou-se, onde os animais e humanos morreram. Em 1936 Selassie I foi obrigado à se exilar, no exílio ele recebia notícias de lealdade ao Império por parte de guerrilheiros, Selassie I foi 2 vezes à Liga das Nações onde proferiu dois discursos contra o facismo, ganhou simpatia de vários países, no fim de um descursos ele, com seu poder, mandou a Europa Queimar, dizendo: "Vocês acham que esse é um Assunto Africano, mas é a EUROPA QUE VAI QUEIMAR".
Em 1941, ele foi para o Sudão onde organizou tropas que contavam com ingleses e, principalmente, outras forças etiopes e africanas, eles tomaram de assalto a Itiopia e o Rei voltou a reinar.Na retomada do Império, quando Selassie estava lá já, o Papa beijou uma bomba e mandou para a Itiopia, ela caiu perto de Selassie e não explodiu, Selassie pisou nela e disse: "A partir de hoje, nenhuma bomba cairá na Itiopia".Foi dito e cumprido.Selassie restaurou o Império (muito destruído) e batalhava para reconstruir tudo, o Norte da Itiopia nunca mais seria o mesmo.
Como denfensor do trono contra o ataque Facista de Mussolini em 1935, como um dos chefes-arquitetos do nacionalismo pan-africano atraves da fundação OAU 
Organisation of African Unity em Adis Ababa em 1963 e, mais tarde como monarca- Embaixador do estado independente mais velho da África, a Ethiopia, o Imperador Selassie conseguiu respeito de inumeraveis negros e foi reconhecido como defensor de união e liberdade africana. Haile Selassie é um nome sagrado, que significa "Poder da Trindade". Em todas antigas religiões, encontra-se a mesma analogia à primeira lei de Deus, ação-reação-equilibrio.
No cristianismo essa mesma forma é reconhecida como no Pai-Filho-Espirito Santo, o que autendica a força verdadeira de que Ras Tafari era a presonificação da Primeira Lei em uma só pessoa, Haile Selassie I.

A Itiopia enfrentava anos difíceis no começo da década de 70. A grande fome de 1972-73 agravou ainda a contestação ao governo imperial.Em 12 de Janeiro de de 1974, teve início a uma rebelião militar contra Selassie I. Em junho, um grupo com cerca de 120 comandantes militares, formalmente fiéis ao Imperador, formaram um comitê para exercer o governo. Em 27 de Setembro Selassie I foi disposto ao um golpe militar de inspiração Marxista, que criou um Conselho Provisório de Administração Militar. Preso pelo governo, Haile Selassie veio a ser tido como morto em 27 de Agosto de 1975, em Adis Ababa, oficialmente por complicações na próstada. Essa versão é contestada por seus apoiadores e familiares, que entendem que o Imperador foi assassinado em sua cama vítima de estrangulamento.
Em 1991, após a queda do governo comunista, de Mengistu Haile Mariam, foi revelado que seus restos mortais (falsos) tinham sido sepultados no porão do palácio presidencial, numa caixa com os dizeres "não mexa"!Em 5 de Novembro de 2000 ele recebeu um funeral da Igreja Ortodoxa Etíope.Essas versões são, na maioria falsas, existe uma versão que diz a respeito de que os fiéis a Haile Selassie I usaram hiportemia para ele parecer morto e ele continua vivo numa câmera subterrânea, esperando o juízo final, quando será Reanimado para julgar á todos.Outros dizem que, quando Selassie I estava preso pelos comunistas, ele pediu permissão para ir orar em uma capela.No primeiro dia, ele foi e voltou, no segundo foi e voltou, no terceiro ele foi e não voltou nunca mais. A morte Dele é um mistério, assim como sua vida, pois seus verdadeiros restos mortais nunca foram achados, os que tinham na caixa foram provados ser falsos, pois eram grandes demais para um homem de baixa estatura.




Damos Graças ao Altíssimo Ras Tafari vive para sempre.

Salmo 68:1
Levanta-se Deus! Sejam dispersos os seus inimigos; fujam de diante dele os que o odeiam!
Salmo 68:2
Como é impelida a fumaça, assim tu os impeles; como a cera se derrete diante do fogo, assim pereçam os ímpios diante de Deus.
Salmo 68:3
Mas alegrem-se os justos, e se regozijem na presença de Deus, e se encham de júbilo.
Salmo 68:4
Cantai a Deus, cantai louvores ao seu nome; louvai aquele que cavalga sobre as nuvens, pois o seu nome é JAH; exultai diante dele.

Apocalipse 5:3
E ninguém no céu, nem na terra, nem debaixo da terra, podia abrir o livro, nem olhar para ele.
Apocalipse 5:4
E eu chorava muito, porque não fora achado ninguém digno de abrir o livro nem de olhar para ele.
Apocalipse 5:5
E disse-me um dentre os anciãos: Não chores; eis que o Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi, venceu para abrir o livro e romper os sete selos.

Apocalipse 5:12
que com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e louvor.

Apocalipse 17:14
Estes combaterão contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, porque é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão também os que estão com ele, os chamados, e eleitos, e fiéis.

Apocalipse 19:11
E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco; e o que estava montado nele chama-se Fiel e Verdadeiro; e julga a peleja com justiça.
Apocalipse 19:12
Os seus olhos eram como chama de fogo; sobre a sua cabeça havia muitos diademas; e tinha um nome escrito, que ninguém sabia sabia senão ele mesmo.
Apocalipse 19:13
Estava vestido de um manto salpicado de sangue; e o nome pelo qual se chama é o Verbo de Deus.
Apocalipse 19:14
Seguiam-no os exércitos que estão no céu, em cavalos brancos, e vestidos de linho fino, branco e puro.
Apocalipse 19:15
Da sua boca saía uma espada afiada, para ferir com ela as nações; ele as regerá com vara de ferro; e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor da ira do Deus Todo-Poderoso.
Apocalipse 19:16
No manto, sobre a sua coxa tem escrito o nome: Rei dos reis e Senhor dos senhores.

Apocalipse 3:12 A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, donde jamais sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, da parte do meu Deus, e também o meu novo nome.


Discurso Histórico: Haile Selassie I
Enquanto a filosofia que declara uma raça superior e outra inferior não for finalmente e permanentemente desacreditada e abandonada; enquanto não deixarem de existir cidadãos de primeira e segunda categoria de qualquer nação; enquanto a cor da pele de uma pessoa não for mais importante que a cor dos seus olhos; enquanto não forem garantidos a todos por igual os direitos humanos básicos, sem olhar a raças, até esse dia, os sonhos de paz duradoura, cidadania mundial e governo de uma moral internacional irão continuar a ser uma ilusão fugaz, a ser perseguida mas nunca alcançada. E igualmente, enquanto os regimes infelizes e ignóbeis que suprimem os nossos irmãos, em condições subumanas, em Angola, Moçambique e na África do Sul não forem superados e destruídos, enquanto o fanatismo, os preconceitos, a malícia e os interesses desumanos não forem substituídos pela compreensão, tolerância e boa-vontade, enquanto todos os Africanos não se levantarem e falarem como seres livres, iguais aos olhos de todos os homens como são no Céu, até esse dia, o continente Africano não conhecerá a Paz. Nós, Africanos, iremos lutar, se necessário, e sabemos que iremos vencer, pois somos confiantes na vitória do bem sobre o mal.

Relativo à discriminação racial e reiligiosa:
"Acima de tudo, a Etiópia é dedicada ao princípio da igualdade para todos os homens, não importando as diferenças de raça cor ou credo.
Como nós não praticamos ou permitimos qualquer tipo de discriminação dentro da nossa nação, nós nos oporemos a ela aonde quer que ela for encontrada.
Como nós garantimos a cada um o direito de venerar a quem quer que seja, nós denunciamos a política que coloca homem contra homem nos assuntos religiosos.
Como nós estendemos a mão da irmandade universal para todos, sem nos importarmos com raça ou cor, nós condenamos qualquer ordem política ou social que distingua as crianças de Deus na maior parte do seu território."

Desde que ninguém possa interferir no reino de Deus, nós devíamos tolerar e viver lado a lado com aqueles de outras crenças. No entanto, se a ameaça é feita, nós não podemos falhar e temos que resistir com nossa coragem a qualquer incursão. Nós desejamos relembrar aqui o espírito de tolerância mostrado pelo Senhor Jesus Cristo quando ele perdoou a todos, inclusive aqueles que o crucificaram. Nestes dias modernos, existe uma grande quantidade de coisas publicadas e transmitidas pelo radio que cativam o espírito humano; muitas idéias novas são disseminadas pelos sábios. Muitos produtos maravilhosos são trazidos para tornar a vida mais confortável. Os ricos poderes deixaram de explorar e oprimir esta terra pra começarem a explorar a lua e os outros planetas. O conhecimento cresce desenfreadamente. Tudo isso é bom, maravilhoso e prazeroso. Mas qual será o fim de tudo isso ? É nossa firme crença que apenas as vontades do Senhor serão mantidas. Nós devemos ser cuidadosos para que os resultados alcançados pela humanidade não encontrem o destino da Torre de Babel, o trabalho árduo daquelas pessoas da antigüidade que caiu aos pedaços em suas mãos.

Discurso aconselhando a Juventude
"Nesta ocasião, eu endereço a todos de nosso Império. Nosso cristianismo não é restrito a Igreja, e eu enfatizo acima de tudo que nós não desejamos fazer distinções.
Meu conselho para todos, é para todos cumprirem os dez mandamentos. Vocês estão conscientes do conteúdo dos dez mandamentos e pode elaborar sobre eles. Se a nação da qual eu sou Imperador segue e aceita os mandamentos, desde que eu também os siga e os aceite, eu acredito que nosso país não é só históricamente Cristão, mas também ativamente Cristão."

É um comentário dito no mundo sobre este período que tolerou brutalidades e campanhas de atrocidades na Etiópia. Nós perguntamos, o mundo recusou-se a tolerar estas imoralidades, se ele reagiu com energia contra estas violações das leis internacionais, como nós poderíamos perdoar as incontáveis mortes e sacrifícios dos últimos dez anos ?
Este monumento, apesar de longe dos campos de batalha na Europa, tem, portanto um significado que transcede as fronteiras da Etiópia, e os confins do continente africano, e une os heróis ingleses e etíopes, com aqueles de El Alamein, de Salerno, de Stalingrado, da Normandia e de Okinawa.

Relativo a Liberdade
Nós vimos nos acontecimentos históricos, como Deus em sua profunda justiça, nunca falhou na execução de seus corretos julgamentos, por isso, nossa ação de graças para Ele é ilimitada. Mas infalível como os Seus julgamentos na punição dos arrogantes, e desde que a liberdade passou a ser um assunto do qual a existência nacional depende, tornou-se obrigação sagrada de grande importância para o povo de uma família, unidos na vida em comum e na unidade da mente e do espírito, prezervar seu livre e prazeroso modo de vida de todo o perigo externo, a assim estar apto pra avançar no caminho do progresso.

Existem muitos momentos na minha vida nos quais a crença no Todo Poderoso e na fé cristã me sustentou, naqueles tempos de problemas e dificuldades. Não importa o que possa acontecer com o ser humano, ele sempre pode superar se tiver a força da fé e orar a Deus, pois inevitávelmente Ele virá para ajudar aqueles que acreditam nele e aqueles que através do trabalho vive uma vida exemplar. Isto funciona não só para os cristãos mas para todos os homens. Deus compadece-se daqueles que se encontram na miséria. Em particular, quando meu país, a Etiópia foi invadido por forças alienígenas muitos anos atrás, eu fui sustentado naquele período por minha fé e na certeza da justiça, no entanto isso pode levar tempo, mas irá prevalecer. Se eu não tivesse fé no Senhor e em Sua bondade e mesmo assim essa justiça prevalecesse, eu teria perdido a esperança e assim os interesses de meu país seriam ignorados. Por causa da minha tentativa para manter minha fé Nele, e por que todos os etíopes mantiveram sua fé na maior bondade do mundo e nos grandes planos que o todo poderoso tem para os homens na terra, nós estávamos aptos para reentrarmos em nosso país e nos livrarmos de todas as forças do mal.
Se eu não tivesse o amor de Deus em meu coração, eu acho que não teria agido da maneira que eu fiz. O amor de Deus traz um senso de religiosidade para o ser humano, dá conforto a ele para o futuro e assegura que as coisas certas prevalecerão.

Desde que Nós ascendemos o histórico trono da Etiópia, nós consideramos nosso dever convocar a uma reunião das igrejas, quem pertence a mesma congregação. Nós estávamos orando a Deus por Sua ajuda na realização deste santo propósito, para que Ele nos garantisse a visão desse evento. Na antigüidade, os imperadores bizantinos costumavam notificar os conselhos. Nosso sincero desejo desde o começo era ver estas reuniões das igrejas para discutir seu interesse comum e decidirmos seus problemas. Hoje, este desejo já foi realizado, e nós somos felizes por testemunhar isto. Portanto, nós agradecemos ao Todo Poderoso Deus, primeiro por que Ele nos permitiu cumprir nosso dever, e segundo, porque nosso antigo desejo agora encontrou a realização. Daqui por diante o assunto demandará a unidade, espiritual e o trabalho duro de Sua Santidade. Pois a força pode ser alcançada através da unidade, e o sucesso é o fruto da cooperação. Sem dúvida, este trabalho feito através do espírito cooperativo encontrará o sucesso.

O verdadeiro líder é aquele que percebe pela fé que é um instrumento nas mãos de Deus, e se dedica a ser um guia e a inspiração dos nobres sentimentos e aspirações de um povo. Ele inflamará o interesse, a ajuda, os ensinamentos, a correção e a inspiração. Aqueles a quem ele lidera, cooperarão com ele para manterem a disciplina pelo bem do grupo. Ele instruíra seus seguidores para os objetivos a serem alcançados e criará um senso de esforço mútuo para a busca destes objetivos.
Para adicionar, não há poder na terra, nesta universidade ou em qualquer outro lugar que possa tirar um funcionário de sua mesa ou um mecânico de seu assento e transformá-lo em um líder. Para desenvolver isto, a pessoa tem que desenvolver a sua própria iniciativa e perseverança - um homem tem que se empenhar para crescer.
Como um povo educado, você será olhado, e muito será esperado de você. Você será considerado, como aqueles que têm o conhecimento necessário e a habilidade para inspirar, guiar e liderar. É por essa razão que nós esperamos que você, aquem nós demos a oportunidade da educação em seu campo de ação, grandes e produtivos serviços à seu país.

Relativo á Necessidade de Reparação Pelos Inimigos da Etiópia
Como uma das nações unidas, nós concordamos com os princípios do trabalho em paz com nossos antigos inimigos. No entanto esta colaboração tem de ser baseada na boa fé e confiança mútua. A Etiópia demosntrou e continuará demonstrando sua boa fé apesar das decepções e daqueles que abusaram dela. É por isso que o inimigo tem que oferecer a mão da amizade. Se eles desejam a amizade da Etiópia, eles devem no entanto, se arrependerem sinceramente dos sessenta anos de injustiça e se declararem para corrigi-las. Se este gesto for acompanhado pelo firme desejo de trabalhar em paz, sem aqueles pensamentos agressivos que motivaram e guiaram a política italiana durante sessenta anos, a Etiópia aceitará este gesto no espírito da amizade e da compreensão mútua

Talvez seja esta a primeira vez que um Rei ou chefe de estado se presenta diante desta assembléia e a ela se manifeste. Mas é, na verdade, somente hoje que violência deste tipo é vista sendo cometidas contra um povo que cai vítima diante do agressor.

Além disso, nunca se viu tão gritante exemplo de um país que tenha se posto a extinguir metodicamente, por meios cruéis, toda a raça de um outro povo, em transgressão a normas de um acordo ao qual aderiu honrada e publicamente, na forma de um tratado concluído com as nações do mundo, que determina que nenhum governo poderia tirar do outro sua própria nação por meio da guerra e que não poderia exterminar inocentes com gás toxico. O motivo pelo qual eu, o Imperador da Etiópia, depois de ter eu mesmo lutado, como Supremo Comandante do meu exército, é para cumprir o meu mais alto dever e para defender o povo etíope, que luta para preservar a independência que é seu privilégio há muitos milhares de anos.

Este assunto que trago perante a Assembléia Geral da Liga das Nações Unidas não visa apenas resolver o que a Itália fez, por meio de agressão. Eu diria que isto toca todos os governos do mundo. Esta é uma questão que envolve o dever de governos de assistir uns aos outros para estabelecer a segurança mundial, coletiva, envolve a própria sobrevivência da Liga das Nações,envolve a confiança que as nações podem depositar nos tratados que firmaram, envolve os valores depositado em promessas que os países pequenos receberam em relação à inviolabilidade de seus territórios e independência, o respeito a esses valores, envolve analisar se o princípio da igualdade entre as nações se confirma ou se os pequenos deverão se submeter ao subjugo dos poderosos. Em suma, não se trata apenas da Etiópia em questão, mas sim da forma decente de vida dos povos do mundo, que foi afetada e prejudicada...

Além do Reino de Deus, não há governo humano que tenha mais mérito do que o outro. Mas, nesta Terra, quando um governo poderoso acredita que está certo eliminar outra nação, contra a qual nenhuma ofensa tenha sido provada, então chegou a hora do prejudicado trazer os males que vem sofrendo perante à Liga das Nações. Deus e a História estarão observando, como testemunhas, o julgamento que será dado aqui. É determinação das nações do mundo que está errado e discorda dos princípios e acordos da Liga.

Eu peço às 55 nações que prometeram ao povo etíope que o ajudadriam na hora em que fossem agredido, para previnir que os agressores o derrotassem - Eu peço a estas 55 nações que nos dêem seu apoio cumprindo sua promessa. O que os senhores estão dispostos a fazer pela Etiópia ?

Vocês os grandes poderes, que prometeram dar garantias de segurança coletiva, para evitar que nações pequenas sejam extintas e que o destino que está tendo a Etiópia também venha a ser o seu, consideram vocês que tipo de assitência oferecer, de tal forma que a liberdade do povo etíope não seja destruída e sua integridade territorial seja respeitada ? Vocês, os representantes do mundo, se reúnem aqui ! Eu vim até vocês, aqui em Genebra, para cumprir o mais triste dever de um Imperador. Que resposta devo levar de volta ao meu povo ?
Vocês jogaram um fósforo aceso na Etiópia, mas ele vai queimar a Europa!

Senhor Todo Poderoso em quem não há fraqueza, Eterno em quem não há transição; adimirando Seu trabalho assim como Seus julgamentos, um ser criado, mesmo após muita procura, não pode aprofundar-se muito neles exceto em dimensão limitada.
É um segredo sutil, no qual uma criatura, mesmo depois de muito explorar, não pode saber mais do que Você sozinho já sabe: porque no passado recente, assim como agora, Você fez o povo Etíope, do homem comum ao Imperador, por um tempo afogado no mar da tristeza e porque Você fez do povo italiano, começando por seu rei, por um tempo nadar num mar de alegria.

Desde que nenhuma criatura criada a Sua imagem e em Seu padrão abandone a esperença de que tudo que ele pede a Você, será dado a ele até o dia, no qual Você tomará a alma de seu corpo, nós suplicamos a Você que a Etiópia não deveria permanecer com sua liberdade extinta e prostrada sob um governo alienígena, nem as bocas de seus povos silenciadas por medo de um governante estrangeiro, mas pelo contrário, Você os salvará através de suas proezas de bondade, não deixe que eles permaneçam com seus corações oprimidos através da privação de terem seu próprio governante, que os liderará à civilização sob uma luz, oprimido e com satisfação.
Senhor, morada dos exilados, luz dos cegos ! Verdade e justiça são seus tronos. Receba-nos, nós que fomos exilados de sua liberdade sagrada, que tivemos que deixar nosso país sob grande violência.

Orando a Você então, não por nossa pureza, mas por Sua grande misericórdia.
E agora eu estou contemplando para escrever a história de minha vida, desde os meus treze anos até agora, sobre as bases de tudo em que trabalhou, fazendo-me Seu instrumento. Eu oro a Você para que, por Sua vontade, isto alcance a realização. É certo para eu revelar neste prefácio pela qual eu pensei em escrever esta obra, apesar de que de Você nada pode ser escondido.

Primeiro, que Seu nome seja elevado por todas as proezas que faz, agindo de acordo com seus desejos.

Segundo, quando Você torna um homem rico neste mundo e o aponta sobre outras criaturas, para que seja conhecido que não é por seus méritos, mas apenas por Sua benevolência e generosidade.

Terceiro, em toda a história, aonde o nome de outras pessoas é mencionado, não é através de parcialidade ou inimizade, mas Você sabe que fazemos de nossos corações os juízes para escrevermos somente a verdade.

Quarto, apesar de não haver nada que não foi escrito na Bíblia Sagrada, se Você me permitir escrever assim como planejei, talves nossos parentes e nossos irmãos que se erguerão no futuro, tomem nota da palavra que Você falou, pois sem mim Você não pode fazer nada e talves seus corações sejam convencidos de que com Sua ajuda eles poderão fazer qualquer coisa.

Quinto, a menos que um homem descarregue sua tarefa por sua própria resolução e perseverança consciente de que é Sua ferramenta, em tempos de alegria ou de turbulência, ele deveria perceber que tem que trabalhar por sua habilidade inata ou pela educação que deve ter recebido, pois sua responsabilidade não cessará mesmo que ele aja sozinho sob a vontade de outro homem.

Sexto, qualquer que seja a tarefa, deixe que todos percebam e se convençãm que ela será terminada no tempo e na época apropriados e que é impossível completá-la apenas desejando ou com pressa indevida.

Eu oro a Você para que tudo isto esteja de acordo com Sua vontade.

Conferência Panafricana, 2/2/1962
Nós africanos ocupamos uma posição diferente - na verdade, única entre as nações deste século. Tendo sofrido a opressão, tirania e subjugo por tanto tempo, quem com mais direito, pode reclamar todas as oportunidades e o direito de viver e crescer como homens livres ? Nós mesmos, por longas décadas, vítimas da injustiça, não teremos as vozes mais adequadas para levantarem-se no clamor pela justiça e direito para todos ? Demandamos um fim para o colonialismo, pois a dominação de um povo por outro não é correta. Demandamos o fim aos testes nucleares e a corrida armamentista, pois estas atividades apresentam terríveis ameaças à existência dos homens e desperdiçam tanto da herança material da humanidade, são um erro.
Sobre a Paz
A paz universalmente proclamada pelos anjos no nascimento do Senhor, se tornou mais necessária à humanidade do que jamais foi. As alternativas confrontando os governos de hoje, não são mais guerra ou paz, mas sim paz ou a aniquilação completa de toda a humanidade. Portanto, se tornou a nobre responsabilidade dos cristãos e povos de outras crenças e seus líderes ao redor do mundo, orarmos e trabalharmos duro pela preservação da paz mundial.
Os problemas que nos confrontam hoje não têm precedentes. Eles não fazem parte da experiência humana. Os homens procuram por soluções nas páginas da história, por precedentes, mas eles não existem.
Este então é o último desafio . Aonde estamos para procurarmos por nossa sobrevivência, por respostas às questões que nunca foram feitas antes?

Nós devemos olhar primeiro para o Todo Poderoso Deus, que criou o homem acima dos outros animais e o presenteou com a inteligência e a razão. Nós devemos pôr nossa fé Nele, para que Ele não nos deixe, nem permita que destruamos a humanidade que Ele criou à Sua Imagem.
Nós devemos olhar para dentro de nós mesmos, nas profundezas de nossas almas. Nós devemos nos tornar algo que jamais fomos e para o qual nossa educação experiência e ambiente nos prepararam.
Nós temos que nos tornar maiores do que jamais fomos. Mais corajosos, maiores em espírito e mais largos nos olhar. Nós devemos nos tornar membros de uma nova raça, superando o preconceito e obedecendo não às nações, mas aos nossos companheiros homens na comunidade humana.

Abertura da 3ª Sessão da Cúpula Africana 06/11/66
O destino de nosso continente já não é mais decidido por não africanos. As tradições de Berlim e da Argélia e todo o sistema do colonialismo estão sendo varridos de nosso continente. Hoje temos nosso destino em nossas próprias mãos, mas não devemos jamais relaxar em nossa determinação de nunca permitir que se estabeleçam entre nós novas formas de colonialismo, qualquer que seja o seu disfarce, ameaçando nossa independência, que foi tão duramente conseguida, e, na realidade, até mesmo a estabilidade e paz no mundo.

Eu tenho o mais alto respeito pela Bíblia como um todo. Nós também reconhecemos o correto nome que a Bíblia carrega. Nós encontramos em todos os períodos do Antigo Testamento, nos tempos dos Patriarcas, Reis e Profetas, que grandes milagres foram feitos. Por outro lado, o Novo Testamento, no qual nosso Senhor deu comando para que fossem a todo mundo e pregrassem, também possui um valor alto.
Então Matheus, Marcus, Lucas e João, os quatro evangelhos, nos quais os dizeres do Senhor estão registrados, são pilares para todos os homens na terra. Portanto, a Bíblia não deveria ser cortada em pedaços.
A Etiópia, uma "ilha"do cristianismo, é registrada na história, como tendo recebido, primeiro o Antigo Testamento e depois o Novo Testamento muito antes do que a maioria dos países do mundo. Quando, na época Antigo Testamento, ela recebeu a lei e quando, na época do Novo Testamento, ela recebeu o evangelho, ela garantiu que as escrituras fossem no antigo idioma Geez. Desde aquela época, vários livros têm sido escritos e compilados periodicamente em liguagem Geez. Nós lembramos com profunda gratidão daqueles padres da antigüidade, os quais conforme o tempo e a oportunidade permitiram, trabalharam com muito cuidado e esforço para nos deixarem livros que preservariam a fé e aumentariam o aprendizado e o conhecimento.
Todas as antigas escrituras foram escritas para a nossa instrução, para que através da coragem que elas nos dão, nós possamos manter nossa esperança com vigor. Por que nós desejamos que a luz que vem das escrituras brilhem para todos, esta Bíblia, por nosso comando e vontade, foi revisada e impressa no trigésimo-primeiro ano de nosso reino.
Nós da Etiópia temos uma das mais antigas versões da Bíblia, mas antiga ou nào ou em qualquer idioma, a palavra permanece uma e a mesma. Isto transcende todos os limites do império e todas as concepções de raça. Ela é eterna.

Relativo Ao Significado do Nascimento de Jesus Cristo Para a Paz Mundial
Eu estou muito feliz por poder enviar a vocês meus melhores desejos para a sua felicidade, progresso e paz neste abençoado dia para a humanidade, da capital da Grã Bretanha, que é conhecida por sua hospitalidade. Deixe a paz reinar em seus corações, entre as suas famílias, na unidade de seus governos e em suas relações com outras pessoas de todo o mundo. Não há dia maior de celebração para os cristãos do que o dia do nascimento de nosso salvador Jesus Cristo. Neste dia de felicidade, todo cristão através da meditação na vida e do trabalho que Ele realizou por todos nós, tende a esquecer das provas que encara e da tristeza que quebra seu coração. Ao mesmo tempo todos estão inclinados a minimizar suas provas e tristezas, seus parentes e amigos e a perdoar aqueles que o magoaram. Desde nossa infância, nossos mais profundos pensamentos têm sido oprimidos pelo misterioso e profundo espírito do divino nascimento da criança, o que não é apenas expressível mas também glorioso e impenetrável. Da mesma forma, não importa a reputação de alguém, nem se seus atos são grandes ou humildes, na jornada da vida, o mistério de Belém domina nosso espírito.

Com o nascimento do Filho de Deus, um fenômeno, sem precedentes, inigualável, e a muito antecipado ocorreu. Ele nasceu em um estábulo, não em um palácio, numa manjedoura, não em um berço. Os corações dos sábios estavam impressionados devido a Sua Majestosa Humildade. Os reis prostraram-se diante Dele e o veneraram. "Paz àqueles de boa vontade". Esta foi a primeira mensagem.

Quando Ele se sacrificou em Golgotá por nossos pecados, Ele orou com seu último suspiro pelo perdão daqueles que o haviam torturado, dizendo, "Pai perdoe, eles não sabem o que fazem". Vergonha daqueles de nós que são cristãos mas não seguem o caminho do Salvador do Mundo, de quem a vida era cheia de bondade, humildade e martírio.
Se vivêssemos pelas leis que Ele nos deu e merecêssemos sermos chamados de cristãos a paz reinaria nessa terra.

Os homens foram feitos para serem como anjos vivos que incessantemente cantam orações ante o Deus eterno. Sendo assim, as pessoas do mundo não se dividiriam em linhas de inimizade.
Na verdade não há razão legítima para justificar a guerra. Nao foi este espírito fundamental que reside nos governantes americanos e em seus irmãos em outras partes do mundo que habilitaram-nos a escrever os novos princípios internacionais de acordo com as leis de Nosso Salvador? Os princípios internacionais objetivam evitar as calamidades da guerra e juntar as grandes e pequenas nações em uma única grande família e encerrar as disputas que poderiam surgir entre elas através da lei e justiça apropriadas.

Bem, não há muito o que fazer sobre isto. Apesar do trabalho dos sábios merecerem o seu respeito, é um fato da vida que o espírito dos fracos continua a colocar a sombra sobre este mundo. Os arrogantes são vistos liderando seus povos para a destruição e crime. As leis da Liga das Nações são constantemente violadas e guerras e atos de agressão acontecem repetidamente, e com relação a isto, seu honorável presidente disse a você que os princípios do Convênio da Liga das Nações, que foram criados para assegurar a paz e a segurança de todas as pessoas foram atropelados, e o fórum da paz foi conseqüentemente desfeito. A respeitável idéia na qual a Liga foi fundada se tornou hoje um objeto de menosprezo. A antiga civilização cristã foi ameaçada com a destruição. Se isto acontecer, retornaremos aos dias de barbárie, quando o poderoso podia realizar suas aspirações a vontade. Para que o espírito da maldição não predomine novamente sobre a raça humana, a qual Cristo redimiu com seu sangue, todos os amantes da paz deveriam cooperar para permanecemos firmes e preservarmos a paz.

A guerra não é o único meio de pararmos a guerra. Homens de boa vontade, que reconhecem seus deveres, deveriam estar aptos para, com a assistência de todos homens livres, prevenir a guerra e ajudar na reabilitação daqueles que foram debilitados e feridos pela guerra, para protegermos esse precioso diamante, "a paz".
Povo da América! Eu desejo a vocês um Feliz Natal. Eu intercedo para que vocês se lembrem em suas orações de todos aqueles povos fracos que olham para a bandeira das nações livres com confiança, esperando discernir a estrela que irá anunciar sua paz e segurança no futuro.

O que buscamos é um novo e diferente modo de vida. Procuramos por caminho no qual todos os homens serão tratados como seres humanos responsáveis, capazes de participarem totalmente nas decisões políticas de seu governo; um modo de vida onde a ignorância e miséria, se não forem abolidas, sejam ao menos excluídas e também ativamente combatidas; um modo de vida onde as bênçãos e benefícios do mundo moderno possam ser desfrutados por todos sem o total sacrifício de tudo que fosse bom e beneficente na antiga Etiópia. Nós viemos e somos do povo, e nossos desejos derivam deles e são deles.
Pode este ser refinado da noite pro dia, pelo manejo de uma varinha mágica, por políticos ou declarações Imperiais? Pode este ser imposto em nosso povo, ou ser refinado exclusivamente por legislações? Nós não acreditamos. Todo o que nós podemos fazer é providenciar um significado para o desenvolvimento de procedimentos os quais, se todos forem bons, irá capacitar um aumento mensurável e digno do que realmente procuramos para nossa nação a ser aprimorada. Estes que irão honestamente e objetivamente verificarem o passado desta nação não podem impressionar-se pelo que já foi feito durante sua vida, bem como impressionarem-se pela magnitude dos problemas que ainda sobraram. Anualmente, neste dia, nós renovamos nosso compromisso com os trabalhadores, sem pensar no individuo ou em si mesmo, e sim como o Todo Poderoso D-us que tem misericórdia de todos, mas a serviço de nosso povo e nossa nação, na procura de soluções para estes problemas. Nós clamamos para que cada um de vocês e cada Etíope par fazerem o mesmo.
Acima de tudo, Etiópia aos princípios da igualdade para todos os seres humanos, independente das diferenças de raça, cor ou credo.
Assim nós não praticamos ou permitimos discriminação em nossa nação, também nos opondo a ela seja como for.
Assim como garantimos a cada um o direito de louvar a sua escolha e desta forma também descartaremos qualquer política que coloca um contra o outro em disputas religiosas.
Assim como entendemos a mão da fraternidade para todos, sem distinção de raça ou cor, também condenando qualquer ordem social ou política que faz distinção dentre os filhos de Deus mais especificamente nesta nação.
Discurso de Apelo a Liga Das Nações
Eu, Haile Selassie I, Imperador de Etiópia, estou aqui hoje para reclamar a justiça que deve a meu povo, e a assistência prometida a este faz oito meses, quando cinqüenta nações declararam que agressão se cometeu como violação aos tratados internacionais.
Não há antecedentes de que nenhum Chefe de Estado tenha falado nesta assembléia (Nesta ocasião sua Majestade se referia a que anteriormente não tinha havido nenhum Chefe de Estado que tivesse falado na Liga das Nações, normalmente sempre o fazem os representantes dos governos.) Mas tampouco houve antecedentes de que um povo tenha sido vítima de tal injustiça e seja no presente ameaçada com o desamparo a seu agressor. Também, nunca antes houve um exemplo de qualquer governo procedendo à sistemática exterminação de uma nação por meios barbáricos, violando as mais solenes promessas feita pelas nações da terra que nunca se deveria usar contra nenhum ser humano inocente os terríveis e daninhos gases venenosos. foi para defender ao povo que está lutando por sua anciã independência que a cabeça do Império Etíope veio a Génova a cumprir seu dever supremo, depois de ter lutado como chefe de seus exércitos.

Eu lhe rogo ao Todo-poderoso Deus que Ele possa liberar às nações dos sofrimentos terríveis que infligiram a meu povo, do qual os chefes que hoje me acompanham aqui foram horrorizadas testemunhas.
É meu dever de informar aos governos reunidos na assembléia da Génova, os quais são responsáveis pelas vidas de milhões de homens, mulheres e meninos, do letal perigo que os ameaça, lhes descrevendo o destino que sofreu Etiópia. Não é sozinho guerreiros que o governo italiano tem feito a guerra. Este sobre tudo, atacou a populações muito longe de qualquer hostilidade, com o propósito das aterrorizar e as exterminar.
Ao princípio, perto dos finais de 1935, os aviões italianos lançaram sobre meus exércitos bombas lacrimogêneas. Seus efeitos não foram leves. Os soldados aprenderam a dissipar-se, esperando até que o vento rapidamente dispersasse os gases venenosos
Os aviões italianos então foram ao gás mostarda (mustard gás.) Barris do líquido foram derramados sobre grupos armados. Mas este meio tampouco foi efetivo; o líquido só afetou a poucos soldados, e os barris no terreno etíope foram só uma advertência às tropas e à população do perigo.

Isto foi no tempo em que estavam acontecendo as operações comandadas pelos italianos para cercar ao Makalle; temendo a derrota, seguiram esses procedimentos que agora é meu dever de denunciar frente ao mundo. Especiais pulverizadores foram instalados nos aviões para que se vaporizassem, sobre vastas áreas do território, como fina chuva mortal. Grupos de nove, quinze, dezoito aviões se seguiam para que a neblina que eles desprendiam fora como uma capa contínua. Assim foi todo que, ao final de janeiro, 1936, soldados, mulheres, meninos, ganho, rios, os lagos e o pasto foram empapados continuamente com esta chuva mortal. Com o propósito de matar sistematicamente todas as criaturas viventes, com o propósito de realmente envenenar as águas e os pastos, o comando italiano fez que os aviões passassem, e passassem várias vezes. Este foi seu método principal nas posses da guerra.

O verdadeiro refinamento do barbarismo consiste em levar a cabo a destruição e o terror nas partes do território mais densamente povoadas, os pontos que muito mais longe estão de toda hostilidade. A meta era a de pulverizar o medo e a morte sobre a maior parte do território Etíope. Estas táticas provenientes do medo lhes saíram bem. Homens e animais sucumbiram. A chuva letal que caiu dos aviões fez que todos aqueles que tocasse saíssem tremendo com dor. Todos aqueles que tomaram as águas envenenadas ou comeram dos mantimentos infectados sucumbiram com terrível sofrimento. As vítimas do gás italiano (mustard gás) caíam em milhares. Em ordem de denunciar ante do mundo civilizado as torturas infligidas ao povo etíope decidi vir a Génova. Ninguém mais que eu e meus valentes acompanhantes podemos brindar uma prova inegável à Liga das Nações.

A apelação de meus delegados dirigida à Liga das Nações se manteve sem ser respondida; meus delegados não foram testemunhos. Por isso decidi vir eu mesmo a dar testemunho em contra do crime que se perpetuou contra meu povo e lhe dar a Europa uma advertência a respeito da condenação que lhe segue, se esta não ceder antes de que esta realidade se plasme.
É necessário lhes recorde à Assembléia das várias etapas do drama Etíope? Nestes 20 anos que passaram, como Herdeiro Evidente, Regente do Império, ou como Imperador, nunca cessei que usar todos meus esforços para brindar ao povo os benefícios da civilização, e em particular de estabelecer relações com bom sentido da vizinhança com os poderes adjacentes. Em particular tubo êxito concluindo com a Itália um Tratado de Amizade em 1928, que absolutamente proibia o recurso, baixo qualquer pretexto, da força armada, substituindo a força e pressionando a conciliação e a arbitragem com o qual as nações civilizadas apoiaram sua ordem internacional.

No prova litográfica de outubro 5 de 1935, o Comitê dos Treze (Committe of Thirteen) reconheceu meu esforço e quão resultados tive. Os governos pensaram que a entrada de Etiópia à Liga, quando davam a esta terra a nova garantia da manutenção de sua integridade e independência, poderia ajudá-la a alcançar um alto nível de civilização. Não se pode ver que em Etiópia hoje haja mais desordem e insegurança que em 1923; ao contrário, o país está mais unido e o poder central é mais obedecido.

Eu deveria ter procurado de todos os modos a meu povo maiores resultados se os obstáculos de todo tipo não se vissem posto no caminho pelo governo italiano, o governo que agitou as revoltas e armou aos rebeldes. Realmente, o governo de Roma, como abertamente proclamou, nunca cessou que preparar-se para a conquista de Etiópia. Os Tratados de Amizade que se assinaram comigo não foram sinceros; seu único objetivo era de esconder de mim sua real intenção. O governo italiano declarou que por 14 anos se veio preparando para a conquista presente.
portanto este reconhece hoje que quando suportou a admissão de Etiópia à Liga das Nações em 1923, quando concluiu o Tratado de Amizade em 1928, quando assinou o Pacto de Paris, estava-lhe mentindo a todo mundo. Ao governo Etíope, naqueles solenes tratados, lhe deu garantias adicionais de segurança que lhe permitisse progredir junto ao caminho específico de reformas no qual se assentou, para o qual entregava todas suas forças e todo seu coração.

O incidente do Wal-Wal, em dezembro de 1934, veio como um raio para mim. A provocação italiana foi óbvia e não vacilei em apelar à Liga das Nações. Eu invoco as prevenções do tratado de 1928, os princípios do Pacto; eu incito ao procedimento da conciliação e arbitragem. Infelizmente para este Etiópia foi o tempo quando certo governo considerou que a situação européia fazia imperativo a tudo custo o de obter a amizade com a Itália. O preço a pagar foi o abandonamiento da independência de Etiópia à cobiça do governo italiano. Este secreto acordo, contrário às obrigações do Pacto, exerceu uma grande influencia sobre o curso dos eventos. Etiópia e todo mundo sofreu e ainda hoje sofre de suas desastrosas conseqüências.

A primeira violação do Pacto foi seguida por muitas outras. Sentindo-se animado em sua política contra Etiópia, o governo de Roma febrilmente fez as preparações para a guerra, pensando que a consertada pressão que começava a exercer-se sobre o governo etíope, podia possivelmente não vencer a resistência de meu povo à dominação italiana. O tempo veio, sendo então que toda espécie de dificuldades foram postas no lugar com a visão de dissolver essa conduta. Governos trataram que acautelar ao governo Etíope de encontrar árbitros entre seus cidadãos: quando o tribunal arbitral se formou se usou a pressão para que uma decisão a favor da Itália fora dada.
Tudo isto foi em vão: Os árbitros, dos quais dois eram oficiais italianos, foram forçados a reconhecer unanimemente que no incidente do Wal-Wal, como também nos incidentes que lhe aconteceram, nenhuma responsabilidade internacional atribuiu a Etiópia.

Seguindo a respeito desta sentença. O governo Etíope sinceramente pensou que a era de relações amistosas se podia abrir com a Itália. Eu lealmente ofereci minha mão ao governo Romano. A Assembléia foi informada através de um prova litográfica do Comitê dos Treze, datada em Outubro 5, 1935, dos detalhes dos eventos que ocorreram depois do mês de Dezembro, 1934, e até Outubro 3, 1935.
Será suficiente se eu mencionar algumas das conclusões daquele prova litográfica Nos. 24, 25 e 26 \\\\" O memorando italiano (contém as queixa feitas pela Itália) ficou na mesa da Junta em setembro 4 de 1935 quando a primeira apelação de Etiópia à Junta se feito em dezembro 14 de 1934. No intervalo destas duas datas, o Governo Italiano se opôs à consideração da questão pela Junta com a base de que o único procedimento apropriado foi aquele dado pelo tratado Italo-Etíope de 1928.




Sua Majestade Imperial Imperador Haile Selassie I, 1930


NASCIMENTO & Ancestrais
Imperador Haile Selassie I nasceu em julho 23,1892, como Lij Tafari Makonnen em Enjersa Goro, fora da cidade de Harrar. Seus pais eram Ras Makonnen Wolde Michael, o governador de Harrar, e sua esposa, Woizero Yeshimebet Ali AbaJiffar. Ras Makonnen era filho de Dejazmatch Wolde Michael Wolde Melekot, um nobre de Doba no norte Shewa. O avô paterno de Ras Makonnen foi Ato Wolde Melekot Yemane Kristos um nobre Tigrean de Tembien que se mudou para Shewa. Mãe de Ras Makonnen, porém, foi Tenagnework Woizero Sahle Selassie, filha do rei Sahle Selassie de Shewa, irmã do rei Haile Melekot de Shewa, e tia do imperador Menelik II da Etiópia. Ras Makonnen foi assim o primeiro primo do imperador Menelik II e membro da dinastia salomônica. Woizero Yeshimebet sua esposa era a filha de Ali Dejazmatch AbaJiffar, um chieftan Oromo de Wollo, e sua esposa Woizero Welete Giorgis Yimeru, um Gurage e mulher Amhara casada com Ras Darge Sahle Selassie (tio Menelik II). Woizero Yeshimebet morreu antes de seu filho tinha 2 anos de idade. Ras Makonnen teve um Yilma filho mais velho, a quem não fez aknowledge até mais tarde na vida (alguns dizem que após Yilma salvou sua vida pais durante a batalha de Adowa). Dejazmatch Yilma Makonnen era irmão apenas o Imperador Haile Selassie, e era pai de quatro filhos, filhos Kegnazmatch Sehalu Yilma, Kegnazmatch Asfaw Yilma e Dejazmatch Mengesha Yilma, e uma filha Sua Alteza Imperial Princesa Yeshashework Yilma. Ras Makonnen mesmo tinha vários irmãos no entanto. Sua irmã mais velha Ihite Mariam teve uma Mazlekia filha, que foi casada com Fitawrari Haile Selassie, e foi a mãe de Ras Imiru Haile Selassie, que era para ser o companheiro do Imperador Haile Selassie vida longa e confidente. Como Ras Makonnen passou um bom tempo viajando a negócios diplomáticos para o imperador Menelik, então ele confiou o cuidado de seu filho Tafari para Fitawrari Haile Selassie. Portanto, Tafari cresceu com Imiru mais como irmãos e não primos. Lij Tafari também foi cuidado por sua avó materna Woizero (mais tarde Emahoi depois de tomar os votos e se tornar uma freira) Giorgis Welete, e sua tia materna Woizero Mammit. Os meninos tiveram a educação tradicional dado aos filhos da aristocracia da Etiópia. Eles foram ensinados por padres ortodoxos, e podia recitar os salmos em Ge-ez por seis anos de idade. Eles foram ordenados diáconos e serviu como tal na Igreja de St. Harrar de Michael. Mais tarde, Ras Makonnen se aproximou de um católico francês monge capuchinho residente em Harrar, Pai Jaresseau para ensinar os meninos ao longo de linhas ocidentais. O padre católico ensinava francês, geografia, história, mundo, filosofia e um pouco de latim também. Ao longo dos próximos anos, Tafari também pegou Inglês e alemão, bem como as línguas etíopes de amárico, Tigrigna e Oromigna (chamado Galligna naqueles dias) e se tornou um estudioso em Ge-ez. Após a morte de sua esposa Woizero Yeshimebet, Ras Makonnen foi convencido pela Imperatriz Taitu para casar-se com sua família. Ela arranjou-lhe para casar com sua sobrinha, Woizero Mentewab, uma menina mais perto da idade de Lij Tafari e Imiru Lij de Ras Makonnen. Trazido a Harrar, Woizero Mentewab brevemente presidiu como dona da casa e madrasta de Lij Tafari, no entanto menos de um ano depois, Ras Makonnen enviou a menina de volta para sua tia, o casamento nunca ter sido consumado. Ele acreditava que era injusto para com a menina para casá-la com um homem de sua idade relativamente avançada. Imperatriz Taitu ofendeu profundamente e nunca perdoou os Ras. Lij Tafari no entanto iria segurar a mulher que foi brevemente sua madrasta em alta para o resto de sua vida.

Sua Alteza Imperial, Ras Makonnen Wolde Michael, pai do imperador Haile Selassie I

CAMINHO PARA O TRONO

Com a idade de treze anos, Lij Tafari Makonnen foi criado um Dejazmatch por seu pai, e dado o distrito de Garra Muleta como seu feudo. Ras Makonnen também chamou todos os seus oficiais e informou-os de que era seu desejo que seu filho Dejazmatch Tafari succeede ele como governador de Harrar, e pediu-lhes toda a jurar lealdade ao Tafari. Apesar de Ras Makonnen pode ter tentado estabelecer seus desejos de tal maneira, as decisões finais quanto à sucessão da governadoria Harrar pertencia a seu primo imperador Menelik II. Quando Ras Makonnen morreu subitamente em 1908, a situação na Etiópia não era mais o que tinha antecipado. O Ras morreu em Kulibi a caminho de Adis Abeba de Harrar possivelmente de tifo. Ele foi levado de volta para Harrar e sepultado na igreja de São Miguel lá. Imperador Menelik estava fora de si com tristeza ao ouvir que Ras Makonnen tinha morto. Ele tinha a tenda funeral enorme criado em razão do Palácio Imperial, na capital, e proclamou que ele mesmo seria o enlutado chefe de Ras Makonnen no lugar dos dois filhos de seu primo. Ele convocou Dejazmatch Tafari, e comitiva de Ras Makonnen da Harrar a Addis Abeba, onde Dejazmatch Yilma já estava residindo. Dejazmatch Taffari e os oficiais de Ras Makonnen chegou em Adis Abeba, e eles caminharam em presença do Imperador chorando e carregando um grande retrato do príncipe morto. Tradicionalmente, a realeza na Etiópia não mostrou emoção no público, por isso surpreendeu e mudou os cortesãos reunidos quando, de repente, o imperador Menelik se levantou de seu trono e abraçou o retrato de seu primo morto, chorando e soluçando repeadedly ", Makonnen meu filho, Makonnen meu irmão! Perdi a minha mão direita! " Menelik não esperava que o jovem Ras Makonnen de pré-falecimento dele. Na verdade, muitas vezes foi especulado que Menelik porque não teve filhos de seu próprio, ele pode nomear Makonnen seu herdeiro. Isto não era para ser no entanto.

Apesar de Ras Makonnen deixou claro que ele queria Dejazmatch Tafari para suceder ele como governador de Harrar, Menelik não estava disposto a dar prosseguimento a isso. Imperatriz Taitu se opunha especialmente ao Tafari herdar Harrar, argumentando que ele era muito jovem. Em vez disso, ela defendeu a apointment do filho mais velho de Ras Makonnen, Dejazmatch Yilma, que tinha sido na Corte imperial, por vários anos, e foi agora nomeado para suceder seu pai como governador. A Imperatriz também organizou Yilma se casar com ela neice Woizero Aselefech. Dejazmatch Tafari foi dado o cargo de governador em vez honorífico de Selale, e disse para permanecer na corte, onde se tornou um membro da comitiva pessoal do Imperador. Imperatriz Taitu pode ter também aconselhou este curso de ação porque ela suspeitava que o jovem príncipe pode ter sido indevidamente influenciado pelos padres católicos que foram ensinando ele em Harrar. Ela pode ter suspeitado que ele poderia ter aceitado a fé católica, porque ele realizou muitos dos pontos de vista progressistas de seu pai associado com os ocidentais e os católicos. Ela logo a certeza de que ele estava firmemente Ortodoxa no entanto, tanto quanto a religião foi. Ele foi colocado na nova escola construída na capital para jovens nobres, a Escola Menelik II. Esta situação continuou até que em 1910, quando Dejazmatch Yilma também morreu. Dejazmatch Balcha Saffo (conhecido como Abba Nega) foi brevemente nomeado para a governadoria Harrar, mas provou ser extremamente impopular com as autoridades locais que há muito identificados com Ras Makonnen e seus filhos. Eles apelaram para Addis Abeba para ter Dejazmatch Balcha removido. Imperatriz Taitu, agindo em nome devido ao derrame do imperador Menelik, nomeado Taffari para o governo de Harrar. Era para ser seu último ato oficial, pois no dia seguinte, a nobreza liderada por Fitawrari Hapte Giorgis e Gebre Dejazmatch Selassie Baria Gabr, deposto ela, e colocar o poder nas mãos do Senhor Regent Ras Tessema Nadew. Eles limitaram a Imperatriz para cuidar do Imperador atingida. Em 1913, o imperador Menelik II morreu, e Lij Eyasu assended do trono, com Ras Tessema Nadew como seu regente. Nesse mesmo ano, Ras Tessema também morreu em circunstâncias misteriosas, e Lij Eyasu tomou as rédeas do governo próprio, embora ele se recusou a ser coroado como de ainda. Em 1916, Dejazmatch Taffari Makonnen foi removido de Harar por Lij Eyasu, e nomeado governador de Kaffa.Dejazmatch Taffari era muito ressentido com a perda do que ele considerava seu direito de primogenitura. Além disso Lij Eyasu, depois de tomar Harrar para si mesmo, se mudou para o palácio governadores lá, e ordenou que sua sobrinha e esposa de Tafari, Menen, ser despejado imediatamente. Lij Eyasu foi informado de que Woizero Menen estava no meio de dar à luz, e não poderia ser movido (ela estava dando à luz o príncipe Asfaw Wossen, mais tarde imperador Selassie Amha).Ele ressentida concordou em permitir que sua sobrinha a dar à luz, mas ordenou que ela deixasse imediatamente depois. Isto exasperou as relações já pobres entre Tafari e Eyasu. Não muito tempo depois, os nobres e ministros do Império começou a expressar abertamente preocupação com o comportamento errático do herdeiro, e sua simpatia aparente para o Islã. As missões diplomáticas dos Tríplice Entente, preocupados com pró-alemães Lij Eyasu de inclinações encorajou essa dissensão.Finalmente, a nobreza, liderada por Fitawrari Hapte Giorgis, se convenceu de que Lij Eyasu tinha secretamente se converteu ao islamismo, e depois de uma reunião de dois dias em Janeiro Meda em Addis Abeba (o Parade Ground Imperial), a nobreza convencido o relutante copta Arcebispo, Abune Mattiwos, para declarar Lij Eyasu um apóstata, e libertá-los de seus juramentos de lealdade a ele. Os nobres decidiu jurar fidelidade à filha do falecido imperador Menelik, e assim Imperatriz Zewditu foi proclamado eleito de Deus, Leão Conquistador de Judá, e Rainha dos Reis, na festa de Maskal (Festa da descoberta da Santa Cruz 'por São . Helena), que caiu em setembro 27,1916. Dejazmatch Taffari Makonnen foi proclamado herdeiro ao trono, o príncipe e com o título de Ras como um compromisso para os progressistas que estavam sentindo rebaixado da ação que estava sendo conduzida pelas forças conservadoras. Ras Taffari logo depois assumiu o título de regente, e tornou-se o verdadeiro governante do Império.


Sua Alteza Imperial Ras Taffari Makonnen, o príncipe herdeiro e regente do Império Etíope, 1917

Sua Alteza Imperial Menen Asfaw, Princesa da Etiópia.

Ras Makonnen Tafari começou a instituir reformas ampla disseminação, a fim de trazer a Etiópia para a era moderna. Para se qualificar para a sociedade na Liga das Nações, o regente proclamou o fim da escravidão em 1923, e todos os escravos foram declarados livres. A escola foi criada em Addis Abeba, para os ex-escravos também. Os primeiros jornais foram criados para divulgar os pontos de vista progressistas do príncipe e os seus apoiantes para as pessoas, a fim de ganhar apoio Ele também foi em uma excursão da Terra Santa e as capitais europeias, sendo o mais alto membro do ranking da família imperial para nunca viajar para o exterior. Ele visitou Roma e foi recebido pelo novo primeiro-ministro, Benito Mussolini, bem como pelo rei Vittorio Emanuelle. O rei da Itália investiu o príncipe herdeiro da Etiópia com a Ordem da Annunziata, que lhe confere o direito de ser chamado de "primo" do rei da Itália (algo que seria visto com ironia tal apenas alguns anos mais tarde). Ele passou a Paris, Luxemburgo (onde o Campeão grã-duquesa Charlotte deu à luz seu herdeiro Grão-Duque Jean, durante sua visita), Bélgica, Holanda e Grã-Bretanha em uma capacidade oficial e pagou visitas privadas para a Suécia e Alemanha. Ele se encontrou com o Papa, bem como, e recebeu um diploma honorário da Universidade de Cambridge. Em um esforço para convencer a nobreza do Império que o caminho da modernização e do progresso era a melhor forma de garantir a independência continuada da Etiópia e prosperidade futura (bem como para manter um olhar atento sobre eles), o Príncipe-Regente tinha trazido com ele para a Europa os principais nobres e aristocratas de seu país. Esta exposição, a oeste com a sua riqueza, é tecnologia e do poder militar, bem como as suas vantagens materiais muitos foi fundamental para que a nobreza para relaxar sua oposição muito tempo conservadora para as tendências progressistas do príncipe e seus predecessores, Imperadores Menelik II e Tewodros II. A visita foi muito bem sucedido nesse aspecto. No entanto, ele não conseguiu convencer a França, Itália e Grã-Bretanha a ceder Etiópia porta um mar em uma de suas colônias. A delegação etíope causou uma grande agitação na Europa e despertou o interesse de muitos que não tinham conhecimento do único antigo estado independente em África. Muito comentário foi feito sobre as maneiras impecáveis ​​e tradições aristocráticas da delegação, e sobre a atitude iluminada do Príncipe Herdeiro. Seu desejo de trazer o progresso ea educação do seu povo foi aplaudido na imprensa européia. Entre várias histórias dessa viagem, é um envolvendo Ras Hailu Tekle Haimanot de Gojjam.Este príncipe era um dos homens mais ricos do Império etíope. Ele era filho de um rei, e um homem que se portava como tal.Quando o príncipe herdeiro e sua comitiva foram recebidos pelo rei George V e da Rainha Mary no Palácio de Buckingham, Ras Hailu junto com os outros príncipes e nobres foi apresentado ao rei britânico. Rei George, em reunião Ras Hailu perguntou se Sua Alteza podia falar Inglês. O intérprete disse que não. Ele perguntou se podia falar francês ou alemão, novamente a resposta foi não. King George, um pouco irritado disse o intérprete de dizer Sua Alteza que ele era um homem ignorante. Ras Hailu escutou em silêncio e perguntou o intérprete se Sua Majestade podia falar amárico. Quando disse que não, ele perguntou-lhe se podia falar de Sua Majestade Tigrigna ou Guragigna, novamente ele foi solicitado não. O príncipe então disse com altivez o interpretter para dizer ao rei que Sua Majestade foi igualmente ignorantes. Rei George começou a rir e teve um gosto ótimo Ras Hailu, Príncipe da Gojjam. Etiópia foi dito estar se abrindo para o mundo.
Sua Alteza Imperial o Príncipe Ras Tafari Makonnen, Regente do Império Etíope preparando para atender o Papa Pio XI em audiência, acompanhado pelo secretário de Estado do Vaticano, príncipes etíopes e nobreza e com o clero ea nobreza do estado do Vaticano, 1923.

Após seu retorno, o príncipe herdeiro era capaz de agradar a Imperatriz com a notícia de que o governo britânico estaria retornando uma das coroas do Imperador Tewodros II que a expedição Napier tinham apreendido e levado de Magdala, em 1867. Ele teve que enfrentar a hostilidade no entanto o aprofundamento de seu zelo modernização por parte do campo conservador liderado por Fitarwrari Hapte Giorgis (que não tinha acompanhado no exterior) e os Mattiwos arcebispo Abune que estava descontente com as delegações chamar o Papa em Roma . Eles rigorosamente contra todos os seus movimentos para a modernização da administração do Império, levantar objecções, dizendo que as coisas que o príncipe queria fazer era "não-etíope". Particularmente, quando disse que os escravos fossem libertados, Fitawrari Hapte Giorgis diz-se que estalou com indignação "... assim é a minha esposa para levar água às costas das nascentes ela mesma??" Com a morte destes dois homens poderosos, mas idosos, Ras Taffari foi capaz de consolidar o seu poder por cooptação muito das forças Fitawrarris pessoais e pessoal em seu próprio, e ao adiar a nomeação de um novo arcebispo de entrar em negociações com o Patriarcado Copta de Alexandria sobre a posibilidade de ter um etíope nomeado para o cargo pela primeira vez. A relutância do Patriarca a concordar com isso resultou na Echege etíope nascido (Abade de Debre Libanos Mosteiro), sendo o mais alto clérigo classificação na Etiópia, e ele estar muito mais em sintonia com o regente que o arcebispo tinha sido, foi no interesses do príncipe de deixar as coisas permanecem como estavam e deixar que as negociações com a Santa Sé de São Marcos arrastar. O poder dos conservadores foi, assim, bastante reduzido. A Imperatriz, embora um tradicionalista ferrenho estava cada vez mais dedicando seu tempo e energias para a oração, o jejum ea construção da igreja. Ela nunca foi, portanto, um líder eficaz para as forças do conservadorismo. Parte da razão para este comportamento pode ter sido um profundo sentimento de culpa que ela deu para ter desafiar a vontade de seu pai e substituiu seu herdeiro designado no trono, e também por causa de sua profunda tristeza por ter sido forçosamente separada do marido. Estes eventos podem ter colocado em uma posição de desamparo, e à mercê de seus nobres. Após uma série de tramas e enredos de balcão, foi feita uma tentativa para prender o príncipe-regente no Palácio Imperial por elementos conservadores no gabinete, possivelmente com o conhecimento e acordo imperatrizes. No entanto, a esposa do príncipe herdeiro ficou sabendo da trama, e foi capaz de alertá-lo, bem como enviar uma força de seus guardas para o palácio para libertá-lo. A Imperatriz alegou ignorância da trama, apesar de ter sido realizado em seu nome. Progressistas e modernizadores da nobreza e do exército realizou um demonstation sem precedentes no apoio de Ras Taffari em razão do palácio. A fim de apaziguar os progressistas furiosos que reuniram com o Príncipe da Coroa, a Imperatriz concordaram em coroá-lo rei. Em novembro de 1928, a imperatriz Zewditu da Etiópia coroado Tafari Makonnen como Rei e herdeiro do trono da Etiópia. Foi uma arangment incomum como o Rei permaneceria na capital com a Imperatriz, e que nenhum território, como Wollo ou Gondar foi-lhe dado o título. Supunha-se que ele era o rei de toda a Etiópia, uma situação sem precedentes. Sua coroação como Nigus foi considerado como uma espécie de rehersal vestido para sua coroação como eventual Niguse Negest (Imperador). Ele viria a ver a ele que ninguém mais jamais iria ser coroado rei, uma vez que ele se tornou imperador.

Taffari Makonnen, como Rei e Herdeiro do Trono de 1928

Com o eventuallity de seu imperador se tornando o mais provável, agora, o novo rei começou a acelerar o processo de obtenção de um arcebispo de Alexandria. Embora os coptas permaneceu firme na recusa de nomear um etíope para o cargo, os etíopes foram capazes de obter o Patriarca de nomear quatro bispos etíopes suffrugan nascido para servir sob o arcebispo egípcio. O novo arcebispo egípcio nascido Kyrilos, e os etíopes Petros nascidos Bispos, Abraão, Markos e Lukas foram todos consicrated em Alexandria e chegou à Etiópia logo depois. A Igreja etíope era eufórica ter tantos bispos de uma só vez, assim como quatro bispos nativos nascidos. Um ano mais tarde, por ocasião da visita do patriarca copta de Alexandria para a Etiópia, ele consicrated o Echege de Debre Libanos, como Bispo etíope quinto nasceu com os Sauiros nome.

Abune Kyrilos, Arcebispo egípcio último nascido da Igreja Ortodoxa Etíope (a legenda erroneamente se refere a ele como Patriarca)

Dejazmatch Balcha Saffo, conhecido como "Balcha Abba Nefso"

Logo depois de se tornar rei, em 1928, Nigus Tafari recebeu ainda um outro desafio das forças do conservadorismo.Dejazmatch Balcha Saffo, conhecido popularmente pelo nome de cavalo de "Abba Nefso", uma unich Oromo, que tinha sido levantada pelo imperador Menelik e colocados em vários postos poderosos por que o Imperador. Ele havia conseguido brevemente Dejazmatch Yilma Makonnen como governador do Harrar, mas sobre a sua substituição pelo então Dejazmatch Tafari em 1910, ele havia sido nomeado governador do rico de ouro, marfim e café produzindo província de Sidamo. Agora chegou a Addis Abeba de Sidamo com um número muito grande de homens bem armados. Ele repetidamente se recusou a convocação do novo rei para vir à Capital, e só obedeceu agora porque ele havia recieced uma intimação da Imperatriz.Dejazmatch Balcha e seu exército acamparam no Silk Nifas, fora da cidade, ea presença de grande exército Balcha foi considerado como sendo um desafio direto ao rei, em apoio da Imperatriz e os conservadores ela suportados. Na segunda noite após sua chegada, Dejazmatch Balcha e seus oficiais líderes foram convidados pelo rei Tafari para vir ao Palácio Imperial para o jantar. Eles chegaram a encontrar uma bela festa preparada para eles, e muito para beber. Conforme a noite avançava, e oficiais Balcha cresceu mais e mais embriagado, eles também se tornaram mais e mais insultuoso para o rei e seus partidários como eles cantaram canções como era costume. Quando o Dejazmatch e seus seguidores, finalmente, voltou a seda Nifas, eles ficaram surpresos ao descobrir que todo o seu exército havia desaparecido. Enquanto eles foram comer e beber no palácio, Ras Kassa Hailu e vários outros funcionários chegaram no Silk Nifas com um saco de Thallers prata Maria Theresa, e um outro saco de chicotes. Eles anunciaram ao exército Balcha de que um novo governador, Ras Birru, tinha sido nomeado para Sidamo e que eram de informar a ele de uma vez. Eles foram instruídos a aceitar imediatamente o pagamento em moedas de prata, entregar as armas e ir para casa. O saco de chicotes foi deixado na visão clara de mostrar o que aconteceria com quem não obedecer. Dentro de um curto espaço de tempo, os soldados entregaram suas armas, recebeu seu pagamento e foram voltando para suas fazendas e famílias no sul. Quando Dejazmatch Balcha percebeu o que tinha acontecido, ele fugiu para a Igreja Raguel no Monte. Entoto e tocou a campainha, um apelo tradicional por misericórdia real na Etiópia que os monarcas eram obrigados a honrar. O Rei confinado Balcha para um mosteiro, mas não puni-lo ainda mais.

O país estava em polvorosa com as muitas mudanças que estavam ocorrendo. Bale foi criado como uma província modelo e foi governado ao longo de linhas ocidentais com o governo direto do governo central, como um exemplo para a nação. Os exércitos dos nobres e vários príncipes foram sendo cada vez mais consolidados em uma força militar central com lealdade ao governo central e não de líderes regionais. Tributação estava sendo uniformizadas em frente a terra e sua coleção entregue a funcionários nomeados por Adis Abeba e não pelos governantes regionais. Este corte na renda da aristocracia regional e causou um grande ressentimento. O ressentido mais foi claramente Ras Gugsa Wele que tinha muito para estar zangado.Apesar de ter sido feito governador da Beghemidir, ele fealt grandemente desprezado pelos Shewans, e pelo rei Taffari em particular. O Shewans e Tigreans tinha sido responsável pela remoção de responsabilidade do Estado de sua tia Imperatriz Taitu. Eles haviam conspirado para depois remover Lij Eyasu e colocar sua própria esposa no trono com a condição de que ele seu marido separado dela, e mandou para longe Gondar para se certificar de sua influência sobre a Imperatriz seria mínima. Seu ressentimento contra a Adis Abeba e do Rei aumentou conforme o tempo foi passando, e ele recebeu o incentivo dos italianos na Eritréia. Em 1929, ele reuniu um enorme exército de Beghemidir, Simien, e legalistas Yeju de sua família, e marchava em Shewa. A Imperatriz pediu a seu marido várias vezes sem sucesso. Suas últimas cartas para ele mostrou que ela havia se tornado muito amargurado com a sua recusa em ouvir seus apelos. O governo ordenou um norte Exército para conhecê-lo e fazer a batalha, e as duas forças se reuniram na planície Anchiem. Antes da batalha começou, o governo envolvido em um primeiro para a Etiópia, o uso de airoplanes na batalha. Dois vôos ocorreu. O primeiro vôo foi usado para soltar folhetos sobre exército Ras Gugsa, que trazia mensagens dos Kyrilos arcebispo excomungar alguém que foi encontrado para ter lutado contra o governo, e outro que levava cartas de Imperatriz (relutantemente escrito) e do Rei-regente que declaired Ras Gugsa um rebelde. Esta guerra psicológica trabalhou em algumas das forças Ras Gugsa do que então começou a desertar em números significativos. O segundo vôo, em seguida, teve lugar no qual uma bomba foi lançada sobre Ras Gugsas exército e causou pânico, ea batalha amarga de Anchiem começou. Até ao final do dia, Ras Gugsa estava morto e seu exército esmagado. Celebração desta vitória tranquila mal havia começado em Adis Abeba no dia seguinte, quando, de repente, a capital foi mergulhou em luto profundo com a morte da imperatriz Zewditu si mesma. Zewditu morte foi um choque para seus súditos. A população foi profundamente entristecido como Zewditu era imensamente popular, despertando muita simpatia com sua piedade e sua devoção ao seu falecido pai. Não está claro se a Imperatriz Zewditu realmente foi dito que seu marido estava morto, e se este desempenhou um papel em sua morte. Há aqueles que sustentam que a Imperatriz foi envenenado, logo que a notícia de sua derrota maridos era certa, por elementos radicais modernistas no Palácio. Ele, entretanto, tinham sido um segredo palácio que a Imperatriz há muito sofria de diabeties, e que, além de a medicina ocidental, ela também tomou tratamentos populares tradicionais, e visitou santuários para tomar banho em água benta e molas santos na esperança de uma cura. Membros do corpo diplomático relatada a seus governos que a Imperatriz tinha sido levado de manhã cedo a ser emersa em um recipiente de água benta fria para uma cura, e que ela tinha prontamente entrou em choque e morreu. Eles informaram que ela não havia sido avisado de sua morte maridos. Outros rumores mais românticos informou que a Imperatriz tinha desmaiado em tristeza ao saber da morte de seu marido, e que depois morreu de um coração partido. Seu médico suíço iria relatar anos depois que ela causa da morte foi diabeties, e é isso que se afirma na autobiografia Imperador Haile Selassie, e em um livro pelo general Virgin, um conselheiro militar sueca. No entanto, este evento marcou o fim da era feudal conservadora na Etiópia, eo beginging do Império centralizado nova burocrático. O dia após a morte da Imperatriz Zewditu, Nigus Taffari Makonnen foi proclamado imperador Haile Selassie I, eleitos de Deus, Leão Conquistador de Judá +, Rei dos Reis da Etiópia. Sua esposa se tornou Imperatriz da Etiópia, e os seus filhos todos assumiram os títulos de príncipe e princesa.

Imperador Haile Selassie I, Leão Conquistador de Judá, Eleito de Deus, Rei dos Reis da Etiópia em Regalia Coroação completos

Em 1 de novembro de 1930, o novo Imperador da Etiópia paga seus respeitos a seu predicesor ilustre, por uma estátua de montagem equistrian do Imperador Menelik II na frente da Catedral de St. George. Ruas Addis Abeba tinha sido recém-pavimentadas, as luzes elétricas montar e favelas unsightly limpo para o pagentry que seguiria no dia seguinte. Em 02 de novembro de 1930, Haile Sellasie I foi coroado imperador da Etiópia pelo Arcebispo copta, Abune Kyrillos na Catedral de St. George. Sua esposa também foi coroada como Imperatriz, e príncipe herdeiro Asfaw Wossen ungido como Herdeiro do Trono. A coroação foi o mais esplêndido ainda na Etiópia. Na noite de 01 de novembro, o Imperador ea Imperatriz foram levados para a Catedral em carro aberto como lacaios de equitação por trás deles tinha guarda-chuvas de veludo vermelho, fortemente bordados em ouro, sobre suas cabeças. Depois de uma vigília durante toda a noite na Catedral, os convidados estrangeiros chegou a testemunhar a unção e coroação do casal imperial e da unção do príncipe herdeiro. Em torno dos Dias ao ar livre foram quatro grandes leões ao vivo, em cadeia com a plataforma em que o Imperador se sentou com correntes de ouro. O imperador ea imperatriz foram coroados ao ar livre na frente da Catedral e entronizado ali, como cânones explodiu uma pistola 100 saudação, os sinos das igrejas soaram, as mulheres e os homens aplaudiram ulultated. A família imperial, sob um dossel portátil ouro incrustado grande de veludo vermelho, a alta nobreza e do clero, juntamente com as delegações estrangeiras, então, entrou na catedral para ouvir a massa. A coroação foi testemunhado pela realeza e personalidades importantes de todo o mundo. Representando o Império Britânico era o príncipe Henry, Duque de Gloucester, filho do rei George V, irmão do futuro Reis Edward VIII e George VI, e tio da rainha Elizabeth II. Representando a Itália foi o príncipe Eugenio Di Savoia, Duque de Udine, primo do rei da Itália. França foi representada pelo marechal Franchet D'Esperry. O rei da Bélgica foi representada por Monseiur Gerard, o Rei da Suécia pelo Barão Dabells, a rainha da Holanda pelo Sr. Unhar Hersmadd, o Imperador do Japão pelo Barão Ezbur, o rei do Egito por Tewfik Nessim Pasha, o governo grego por contagem Metaxis, o governo da Turquia por Muhitin Pasha, o governo da Polônia pelo Conde David Bazaki, o presidente da Alemanha pelo Barão Balthaussen, eo presidente dos Estados Unidos pelo Sr. Jacobi. A imprensa internacional também esteve presente, pela primeira vez para a coroação etíopes. Após as cerimônias da igreja, o Imperador ea Imperatriz embarcou no ônibus ex-imperial da Alemanha, que tinha sido comprada do governo alemão antes. Milhares de assuntos etíopes e nobres foram às ruas para o palácio e testemunhou a procissão, a coroação passado o país iria ver.

O retrato da coroação oficial de Suas Majestades Imperiais, o Imperador Haile Selassie e Imperatriz da Etiópia.

National Geographic tirou fotos do imperador em suas vestes de coroação e cobriu os acontecimentos em sua próxima edição. Os pagents não sair sem uma falha no entanto. Durante acolher cerimônias para as delegações estrangeiras, houve um evento significativo que provocou uma ruptura menor. Como o príncipe herdeiro em 1923, o Imperador tinha visitado Jerusalém. Enquanto estava lá, o patriarca armênio e Catholicos de Jerusalém o tinha encontrado, e disse-lhe da situação de um grande número de órfãos armênios sendo levantadas pelo Patriarcado, ea dificuldade financeira este tinha colocado no patriarcado. Estas crianças estavam entre os sobreviventes dos massacres enormes de armênios pelos turcos alguns anos anteriores. O então príncipe herdeiro decidiu ajudar o patriarca armênio, tendo alguns destes órfãos para a Etiópia para criá-los em um país que compartilhou a herança Ortodoxa Oriental de seus pais mortos. Estes jovens armênios haviam formado uma banda na Etiópia, que jogou em muitos eventos públicos, e no Palácio, bem como para ocasiões imperiais estado.Durante as cerimônias de boas-vindas antes da coroação, eles iriam tocar o hino nacional de que a delegação já estava chegando na estação de trem. Quando a delegação turca chegou, os jovens armênios firmemente se recusou a tocar o hino turco fazendo com que o Imperador para ser muito envergonhado e muito irritado. O Imperador decidiu colocar o assunto diante dos príncipes e nobres seniores em conselho para decidir como punir os armênios por desobedecer o monarca.Quando o conselho exigiu uma explicação da banda, os armênios entre lágrimas respondeu que era contra a sua consciência para honrar aqueles que haviam massacrado seus pais e mães. Muito mudou, o conselho concordou que era muito esperar que os armênios para honrar o representante da Turquia, para que eles recomendado que eles não podem ser punidos. O Imperador concordou e os armênios foram autorizados a desobedecer o Imperador e se recusar a jogar o Hino Nacional Turco como foi em violação do mandamento "Honra teu pai e mãe". Entre os convidados para a coroação foi o romancista Waugh Evlyn que um dia seria um defensor importante e apologista os fascistas de Mussolini ea invasão e ocupação da Etiópia.

Ras Birru Wolde Gabriel, no momento da coronoation imperador Haile Selassie. O Ras foi muitas vezes rumores de ser o filho ilegítimo do imperador Menelik II

Imperador Haile Selassie I e Imperatriz da Etiópia em sua coroação, 02 de novembro de 1930

Imperador Haile Selassie começou um programa agressivo de modernização e centralização da estrutura do Estado. Ele ordenou a elaboração da primeira constituição escrita para o Império, que foi concluído e promulgado em 1931. A Primeira Constituição Imperial, que bebeu muito da Constituição Meiji do Japão, previa um Parlamento pela primeira vez na história da Etiópia. O Parlamento era composto por duas casas, uma casa de Deputados (câmara baixa) e um Senado Imperial (câmara alta). O Senado era composto dos Nobres Alto, e personagens importantes que foram nomeados para os seus lugares pelo Imperador. A Câmara era composta por proprietários de terras, e também foi preenchida por nomeação do Imperador. Embora a estrutura desta nova Constituição manteve o poder absoluto do monarhcy, ele fez estabelecidos os direitos do povo. Como era tradicional, a Suprema Corte da Etiópia permaneceu Chilot do Imperador, onde o Imperador ouviu os casos se e passado o veredicto final. Cada indivíduo teve o direito de recorrer a este tribunal e de ser ouvido. Os ministérios foram equipe com homens que compartilhavam os imperadores visão progressista, e os conselheiros foram empregados no exterior para ajudá-los em seu trabalho. O gabinete de ministros, estabelecidos por Menelik II foi ampliado, e sob a Constituição que tinha um papel consultivo do monarca, bem como a execução do dia-a-dia dos assuntos de Estado.Imperador Haile Selassie ser o tipo de pessoa que ele era, no entanto, não era de deixar outros fazer o trabalho de estado.Ele era muito ativo no início de seu reinado, com os detalhes mais minuciosos do governo. No entanto, à medida que envelhecia, eo governo cresceu em tamanho e na função, ele começou a ter cada vez menos um papel, e simplesmente excersized sua aprovação final / veto das políticas formuladas e excecuted pelo aumento do número de tecnocratas. O imperador não tinha primeiro-ministro, mas o Tsehafi Te-ezaz, um título tradicional que havia sido convertido em ministro da Pena no gabinete moderno, foi o mais sênior dos ministros. Após 1961, no entanto, o Imperador decidiu nomear um primeiro-ministro a assumir mais o papel de formulação de políticas no governo. No início de seu reinado, no entanto, não foram o suficiente etíopes educados para assumir as responsabilidades que isso implica. O Imperador também usou a reestruturação do governo para restringir severamente os poderes da aristocracia e as famílias principescas regionais e nobre.A constituição 1931 limitada a sucessão ao Trono Imperial, não só para a Casa de Salomão, mas, dentro da Casa, para dirigir descendentes do imperador Haile Selassie. Este limite sobre a sucessão imperial causou infelicidade considerável entre os príncipes de sangue Imperial que eram esperados para assinar afastado suas reivindicações potenciais ao trono, endossando a Constituição, particularmente Ras Hailu de Gojjam e os príncipes de Tigrai, Gugsa Ras e Seyoum Ras. Ras Kassa Hailu si mesmo, um firme aliado do Imperador na maioria das questões, e um homem que se recusou a ser considerado para o trono a si mesmo, não era nem um pouco satisfeito que seus decendents devem ser excluídos desta forma. Ele confessou a doença e não estava presente para a assinatura da Constituição, e não assiná-lo. O imperador encorajou a disseminação da educação moderna, e patrocinado muitos jovens etíopes que ir para a Europa para estudar. Ele construiu o Hospital Haile Selassie I (conhecido hoje como o Yekatit 22), e várias escolas. Um militar moderna estava sendo desenvolvido com a ajuda de consultores europeus. Os suecos treinou sua Guarda Imperial, e os belgas seu Exército Imperial. Ele construiu a Amsale Guenet Palace, e abrigou o Duque visita de Abruzzi, e então recebeu o príncipe herdeiro da Suécia Gustavo Adolfo e sua esposa para uma visita de Estado e os abrigou no recém-construído Guenete Leul Palace, ambos construídos no local de seus pais velho Adis Abeba casa. Após as visitas, o Imperador ea Imperatriz se mudou para o novo Guenete Leul palácio si, e em conjunto com o Guenet Amsale ficou conhecido como o Guibi Little (a Menelik ou Palácio Imperial de ser o Guibi Grande). Etiópia procurou imitar o Japão em estratégias de seu desenvolvimento, algo que as potências coloniais na região não foram muito satisfeitos.

Imperatriz (possivelmente pouco antes do nascimento de HIH Príncipe Sahle Selassie)

Ras Hailu Tekle Haimanot, Príncipe da Gojjam
Foi durante este tempo, no final de 1931, que Lij Eyasu escapou de sua detenção em Selale. Foi perseguido e capturado, e re-preso, desta vez em circunstâncias muito menos confortáveis ​​em Gara Muleta em Harar. Eyasuism continuaria a ser uma pedra no sapato do governo. Lij Eyasu se continuaria a ser um prisioneiro, mas entre o povo de Wollo e entre os vários elementos da nobreza, havia sentimentos fortes que ele era o verdadeiro herdeiro e legítimo de Menelik II, e esta crença seria persistir por um longo tempo. Após a recaptura de Lij Eyasu, descobriu-se que ele havia sido auxiliado por seu ex-sogro, o príncipe de Gojjam, Leul Ras Hailu Tekle Haimanot, em concertação com as autoridades coloniais italianas na Eritreia. O príncipe Gojjami, que já havia sido condenado por conspiração para assassinar alguém, foi agora condenado a prisão perpétua. Atrás de seu plano para restaurar a sua ex-filho-de-lei foi profundo ressentimento do Hailu por não ter sido feito rei de Gojjam em sucessão ao seu falecido pai, Tekle Haimanot. Ras Hailu era um homem fabulosamente rico, ele pode ter sido bem o homem mais rico do Império. Ele tributados Gojjam brutalmente, e ele possuía casas luxuosas, tanto em seu assento no Gojjam em Markos Debre, e na capital. Suas relações com os seus irmãos a sua, Bezabeh Ras, e Bellew Dejazmatch não foram quentes, e os três irmãos em vários momentos quarelled tinha com o pai e procurou a proteção de Menelik. Menelik II sempre parcial ao Rei de Gojjam, nunca tentou minar-lo usando seus filhos contra ele, mas aconselhou os filhos a honrar seu pai. Tekle Haimanot estava ciente disso, e apreciado. Após a morte de Tekle Haimanot, sua viúva Laquech Gebre Medhin, irmã do Imperador Tekle Giorgis III, queria governar Gojjam como sucessor de seu marido como se ambos Bezabih e Bellew que estavam em quadra com Menelik. Seu argumento era que seus enteados tinha se comportado mal em relação a seu pai e por isso ela deve ser considerado seu herdeiro. Bezabih tinha casado Zenebework Lij Eyasu irmã, mas foi Seyoum (que mudou seu nome para Hailu) que acabou com a maior parte do Gojjam. Agora, porém, o Imperador Haile Selassie estava determinado a não criar mais reis vassalos dentro do Império seguindo o exemplo Menelik. Menelik tinha escolhido para reconhecer Haimanot Tekle como rei de Gojjam porque esse título foi concedido por Yohannis IV, mas ele não cria nenhum outro lugar Reis como poderia ter feito. Lij Eyasu havia criado seu rei pai de Wollo, e Zewditu tinha feito seu primo Wolde Giorgis Rei de Gondar, mas o novo imperador estava tendo nada disso. A realeza Tigrean e Gojjami foram criadas "Leul" ou Prince, suas esposas concedido o título de "Lielt" ou princesa. Assim Rases Seyoum Mengesha e Gugsa Araya (sucedido por Dejazmatch Haile Selassie Gugsa) em Tigrai, Hailu, Bezabih, e Bellew (sucedido por Hailu Bellew) em Gojjam, e Kassa Hailu, e Imiru Haile Selassie em Shewa, fez-se uma camada de " Príncipes do Sangue ". Eles eram membros da realeza com sangue salomônica que cercavam o trono de Haile Selassie, mas sabia que nunca poderia esperar para ser reis em seu reinado. Ras Hailu estava ressentido, e sua ajuda para Lij Eyasu foi provavelmente em reação a isso. Com sua prisão, porém, o Imperador o substituiu por Ras Imiru, seu próprio primo, e enviou representantes do governo central para assumir propriedade Hailu e toda a província de Gojjam trazendo sob o comando direto do governo central e terminando o reinado do Gojjam ramo da dinastia na província. Sobrinho de Ras Hailu, Ras Hailu Bellew seria brevemente governar Gojjam na década de 1950, e seria o último membro do ramo Gojjam da dinastia governá-lo.

Da esquerda para a direita, sua Majestade Imperial Imperatriz Menen, Seu imperial Higness príncipe Asfaw Wossen, Sua Majestade Imperial Imperador Haile Selassie, Sua Alteza Imperial o Príncipe Makonnen Duque de Harrar, 1931

O Imperador continuou com seu zelo modernização. Conselheiros foreign foram designados para auxiliar no aconselhamento e ajudar a criar uma administração moderna e beurocracy nos diversos ministérios. O quadro de jovens com formação conhecida como a "etíopes jovem" fez-se um novo intelegencia interno que estava enraizado na philosopy progressista e modernista, e foram invocados pelo Imperador para realizar seus planos para o Império. Eles estavam ansiosos e dispostos a trabalhar duro para este objetivo. O Imperador continuou a promover homens de origem humilde para cargos da mais alta responsabilidade no expence da nobreza tradicional. Os plebeus, acreditava ele, seria mais diretamente leais a ele porque eles devemos a ele a sua educação e alta estação completamente, e ser mais propensos a agir em seus interesses. A nobreza antigo era muito conservador, e muito ambicioso, com seus interesses familiares e ambições pessoais para promover. A aristocracia era cada vez mais ressentida com os plebeus que o Imperador parecia favorecer, e fez campanha para ele voltar a nomeação de pessoas das classes nobres para cargos poderosos. O Imperador decidiu equilibrar um grupo contra o outro, criando o Conselho da Coroa. O Gabinete de Ministros acabaria por ser dominado por pessoas comuns com uma nobres aqui e ali, enquanto o Conselho da Coroa seria dominado pela aristocracia com um plebeus poucos incluídos. Ele esperava que isso iria criar um equilíbrio de interesses. Foi nessa situação que o país em espiral do conflito Etiópia-italiano de 1936, eo prelúdio da Segunda Guerra Mundial.
Sua Majestade Imperial Imperatriz Menen, 1930

Sua Majestade Imperial Imperatriz Menen nasceu em Wollo em 1889. Ela era filha de Jantirar Asfaw de Ambassel, e sua esposa, Woizero Sehin Michael. Woizero Sehin era filha do rei Michael de Wollo e meia-irmã de Lij Eyasu. Através do Rei Michael, Imperatriz poderia traçar sua ascendência até Fasiledes Imperador e também para o profeta Maomé. Imperatriz tinha sido casado três vezes antes de seu casamento com o imperador Haile Selassie. O marido imediatamente antes que o Imperador tinha sido Ras Leulseged Atnafseged. De seu primeiro marido Imperatriz teve dois filhos, Woizero Belainesh Ali, e Ali Jantirar Asfaw. De seu segundo casamento, ela teve mais dois filhos, Jantirar Gebre Igziabiher Amede e Woizero DESTA Amede. Ela não teve filhos de seu breve casamento com Ras Leulseged. A Imperatriz, portanto, teve 10 filhos no total e, portanto, o Imperador teve quatro filhos adotivos. Imperatriz casado imperador Haile Selassie em 30 de julho de 1910, enquanto ele ainda estava Dejazmatch Taffari Makonnen de Harrar. Ao contrário de seus casamentos anteriores, este foi um casamento na igreja, com um serviço de comunhão, assim, a um só de seus casamentos reconhecidos pela Igreja Ortodoxa.Lij Eyasu ordenou a sua sobrinha se casar com seu primo materno, e envolveu primo Taffari de Dejazmatch Imiru na escolta Woizero Menen para Harrar depois que ele ordenou sua separação de Ras Leulseged. Ele pode ter promovido o jogo, após o casal se conheceu em sua casa em Addis Abeba e foram feridos, e ele percebeu as vantagens políticas a ele. Qualquer um que acredita, o que é certo é que seu casamento se revelou muito bem sucedida e duradoura. Deles viria a ser uma importante parceria pessoal e política. Ninguém poderia alegar ter sido mais influente com o Imperador de Imperatriz. O Imperador ea Imperatriz comemorou seu aniversary bodas de ouro em 1960. Sua Majestade Imperial morreu em 1961 após 51 anos de casamento, com a idade de 71. Ela tinha sido Imperatriz da Etiópia por 32 anos no momento de sua morte. Ela foi enterrada na Catedral da Santíssima Trindade, em Addis Abeba.

Sua Majestade Imperial na época da invasão italiana de 1935
Desde a derrota do Exército italiano no Adowa Em 1896, autoridades italianas, especialmente funcionários coloniais tinha ironizava com a falta de vingança, ou restauração de sua honra.Vingança por Adowa foi considerado essencial para o prestígio italiana na Europa. Colônias italianas na Líbia, italiano (sul) Somalilândia ea Eritreia foram inúteis, e no caso da Líbia, instável.Os italianos cada vez mais viu a Etiópia como seu hinterland natural para suas colônias da Somalilândia e da Eritreia. Um vasto território de pessoas diligentes, solo fértil, riqueza mineral inexplorado e do prestígio do antigo império era um prêmio que eles eram simplesmente dispostos a passar-se para o bem. O fato de que as relações entre a Etiópia ea Itália haviam sido exteriormente quente desde a guerra de 1896 não foi impedimento. Como Príncipe e Regente, o Imperador tinha visitado Roma em 1923 e se reuniu com o rei Victor Emmanuelle e Helena Rainha, bem como da Itália nova marca Premier, um fanfarrão e demagogo vulgar chamado Benito Mussolini. Durante a visita do príncipe regente Tafari, o líder dos socialistas no Parlamento italiano, e um oponente com o fascismo de Mussolini, desapareceu misteriosamente. Uma charge racista em um diário Roma mostrava o príncipe etíope pedindo el Duce se tivesse comido o seu adversário, como se isso foi um comportamento típico para líderes etíopes para comer seus inimigos. Os governos italiano e etíope renovou o Tratado de Amizade e Comércio, e do Rei de Itália decorado o príncipe com a Ordem da Annunziata, que lhe dá direito de ser chamado de "primo" do rei da Itália. O Príncipe de Udine (rei mais tarde fez do estado fantoche fascista na Croácia), um primo real do Rei da Itália tinha sequer participou da coroação do Imperador em 1930. Ao mesmo tempo, o novo governo fascista, que estabelece planos para a conquista eventual do Império etíope. A desculpa de que a Itália for necessário fornecido pelo infame incidente Wal Wal ea fronteira não-demarcada entre a Etiópia ea Somália italiana. Wal Wal era um posto avançado no deserto de Ogaden, que tinha poços utilizados pela nômades somalis que livremente cruzado entre Somalilands britânico, francês e italiano, e do Ogaden da Etiópia. O tratado que definiu a fronteira entre a Somália ea Etiópia italiano afirmou que a fronteira corria paralela à costa da Somália Benadir a uma distância de 21 léguas. O que foi não declarada era se isso significava 21 ligas padrão ou 21 léguas náuticas. Os italianos insistiu nos campeonatos náuticos, como este iria empurrar a fronteira para o interior, enquanto os etíopes mantiveram era absurdo afirmar que o tratado utilizado léguas náuticas para medir uma distância em terra seca. No entanto, um contingente de soldados italianos ocuparam a poços no Wal Wal e construiu uma pequena fortaleza, sobre o que era claramente Etiópia alegou território etíope, e tinha sido administrada pelos etíopes. Etíopes tropas territoriais sob o comando de Fitawrarri Shiferaw (postumamente criou um Dejazmatch) confrontou os italianos, e depois de repetidos pedidos de os italianos a deixar o local, foi trocado tiros. A luta ficou acirrada e aviões italianos bombardearam posições etíopes. Etiópia queixaram-se da Liga das Nações, convidando os acordos de segurança coletivos consagrados na Carta a ser invocado e aplicado. Os italianos protestou que era Etiópia que tinha atacado uma fortificação italiano. O Imperador assumiu que a Liga iria proteger todos os membros da agressão uma vez que o partido da vítima foi confirmada. A fim de não deixar dúvidas quanto a quem era o agressor e, em um movimento que mostrou exatamente o quanto a fé que ele tinha colocado no campeonato, o imperador ordenou que todas as forças etíopes se retiraram de áreas grandes ao longo das fronteiras com a Somália italiana e Eritreia. Enquanto isso, a Itália acusou que sua honra havia sido prejudicados. Etiópia foi retratado na Liga como uma terra selvagem e bárbaro onde a escravidão ea brutalidade eram a forma comum da vida, uma terra que não merecem ser tratados de forma igual com os "países civilizados".Etiópia foi instado a encontrar uma maneira de acomodar o "influência civilizadora" da Itália territorialmente em Ogaden e até mesmo em Tigrai no norte. O governo etíope recusou todos os apelos, como incidindo sobre a sua sovreignity. Em novembro de 1935, milhares de soldados italianos acompanhados por mais nativas coloniais "Askari" tropas cruzaram a Tigrai da Eritreia, no norte, sob o comando do Marechal de Campo De Bono, um oficial idosos e cauteloso, que planejou a progredir lentamente para o Império. Eles foram seguidos rapidamente por forças similares de Somaliland italiana no sul e leste comandadas pelo Marechal Graziani.

O Imperador inspeciona uma arma na frente do norte.
O fato de que a Itália tinha cruzado profundamente em território etíope deixou dúvidas quanto a quem era o agressor, mas não havia ainda pouco vontade de parar a agressão. O Imperador tinha colocado fé completa na Liga, e tinha resistido as chamadas dos seus nobres para declarar guerra, porque ele acreditava que a Liga iria viver até a carta e correm para proteger o seu país. Lógica do Imperador era que a doutrina da "Segurança Coletiva" obrigaria a Liga para proteger Etiópia.Um ataque a um membro da Liga deveria ser considerado como um ataque contra todos os membros. Foi esta proteção que o inspirou a participar do campeonato em primeiro lugar quando ele era ainda príncipe regente e confrontado com uma nobreza hostil, que não queria fazer parte de "estrangeiros" do campeonato. No entanto, na época, Hitler estava se preparando para anexar a Áustria, e a principal voz contra esta foi Mussolini. Grã-Bretanha e França esperavam usar Mussolini como um baluarte contra projetos alemães na Áustria, e, portanto, não queria alienar Mussolini sobre o que eles consideravam um resquício sem importância Africano. Não só não foram eles vão ajudar a Etiópia, mas a França foi tão longe como a de proibir a importação de armas para a Etiópia em Adis Abeba - Djibouti ferroviária. Em vez disso, incentivou sanções brandas sobre a Itália que não incluem o petróleo todos importantes usados ​​para caminhões militares e tanques. As sanções eram essencialmente inútil. Os Ministros foriegn da França e da Grã-Bretanha (Laval e Hoare) foram negociando secretamente uma solução que envolveria Etiópia entregar o Ogaden e mais de Tigrai aos italianos, concessão hegemonia Inglês ao longo da bacia do Nilo Azul, e do controle francês da área adjacente à estrada de ferro de Djibuti. O Imperador ficaria com um Império truncado composta de Shewa e Wollo, com pedaços e partes dos territórios Tigrean e Oromo. Ele seria firmemente colocado sob um protetorado italiano. O plano Hoare / Laval foi denunciado pelos defensores da causa etíope na Europa, quando foi vazado, e os etíopes eram geralmente escandalizado. O imperador não tinha escolha deixou para ele, mas para tentar combater um inimigo que tinha recursos materiais maciços preparados para derrotá-lo. O negarit grande (guerra tambor) de Menelik foi espancado no Palácio, em Addis Abeba, ea guerra foi formalmente declarado.Milhares de irregulares, em sua maioria armados com armas antigas do século passado e espadas, lanças e escudos, marchou para o norte para enfrentar a enorme força italiano, que foi equipado com modernos tanques, metralhadoras, artilharia e aviões armados com bombas e gás venenoso. Mesmo o exército moderno regular criada pelo Imperador estava mal equipado para enfrentar esta ofensiva tecnológica. Os soldados marcharam até descalço. Imperador Haile Selassie neste momento sabia que uma solução militar era inútil, mas ele estava determinado a lutar militarmente e diplomaticamente, até que ele esperava que a Liga agiu. Imperatriz mobilizou as mulheres de Adis Abeba em fazer curativos e as provisões para os soldados. Ela presidiu a Cruz Vermelha Etíope e tornou-se ele é patrono. O imperador estabeleceu seu quartel-general na frente norther Dessie, e comandou as tropas contra os italianos. Os italianos, no norte eram liderados pelo Marechal De Bono, um oficial sênior do exército real italiano com laços fracos na hierarquia fascista. Sua abordagem cautelosa e lenta à invasão do norte da Etiópia foi considerado com impaciência profunda por Mussolini, que acreditava que De Bono foi arrastando os pés. Nesse meio tempo, a família imperial etíope ficou horrorizado quando soube que o filho-de-lei do Imperador, Dejazmatch Haile Selassie Gugsa tinha atravessado para os italianos. Dejazmatch Haile Selassie era o marido da Princesa Zenebework tarde, e bisneto do imperador Yohannis IV. Sua ação é dito ter sido causado por seu ressentimento por não ter sido feito rei da Tigrai, ou, pelo menos, Ras. Este ato de traição fez com que ele ainda ser lembrado na Etiópia como o traidor final contra o seu país. Os moradores Tigrean saqueado sua casa em Mekele de raiva. Foram tiradas fotos dele sentado em uma mesa olhando para mapas com Marechal De Bono e sua equipe e divulgado pelos italianos, para mostrar nobres etíopes que eles poderiam esperar um bom tratamento se eles colaboraram com os fascistas. Enquanto isso, as tropas etíopes estavam sendo bombardeada por tanques, artilharia pesada, aviões e gás finalmente veneno e líquidos. O uso de gás venenoso havia sido estritamente proibido pelas convenções de Genebra, mas o mundo não fez nada para parar a Itália. Mecanismos especiais de pulverização foram instalados na aeronave para que substâncias tóxicas pode ser pulverizado diretamente sobre a terra envenenamento, não apenas soldados, mas os camponeses, gado, campos e corpos de água. Itália, mesmo bombardeado ambulâncias da Cruz Vermelha e campos de tratamento claramente marcados que foram executados pela Cruz Vermelha britânica e francesa. Rases Imiru, Kassa, Seyum, Getachew e Mulugueta levou exércitos do norte, que lutou bravamente, mas foram derrotados pelo avanço lento de De Bono e seus bem tropas armadas. Impacientes com o ritmo lento da guerra, Mussollini removido De Bono e substituiu-o com o marechal Badoglio. Como os italianos lutaram por Tigrai e Beghemidir norte com as forças da Rases Seyoum, Imiru, e Kassa, o imperador reuniu suas forças e preparada para atender o invasor fascista no Mai Chew no sul Tigrai. Pouco antes da batalha, o Imperador disse ter dado uma festa tradicional Giber grande em uma caverna perto Mai Chew. Alguns acreditam que atrasos constantes em atacar os italianos custar ao lado etíope o elemento surpresa no Mai Chew. Embora eles lutaram bravamente, foi em vão, e as forças etíopes foram esmagados pelos italianos e começou a recuar às pressas. Aproveitando a oportunidade, tribos Raya e Azebo atacado da retirada das forças do Imperador em vingança por um ataque recente para impedi-los de atacar e roubo de gado, e com raiva por causa da morte anunciada de apenas Lij Eyasu que muitos deles ainda considerado como seu legítimo monarca.

Ditador italiano Benito Mussolini

Estranhamente, enquanto o exército se retirou em desordem, o Imperador parece recuar no lazer. Ele não recuou com o exército, mas por trás dele, uma situação perigosa que irritou alguns de seus conselheiros tão perigoso abrindo-se para a captura possível. O monarca talvez tivesse desistido de poderes terrenos e estava se virando para autoridades superiores.Imperador Haile Selassie fez uma visita secreta ao igrejas em Lalibella para rezar, tomar o tempo para visitar a igreja distante de Nossa Senhora no cume do Monte. Asheten também. Esta viagem foi um desvio enorme que estendeu seu retiro consideravelmente e perigosamente. Finalmente, o Imperador acabou de rezar e depois saiu da Wello e sobre a Adis Abeba.Após a sua chegada de uma reunião de emergência de líderes de guerra e nobres foi realizada no palácio para decidir o que a próxima ação deve ser. Foi acordado que a Addis Abeba seria impossível defender, e que, no interesse da preservação da Casa Imperial, a Imperatriz e da família imperial deve deixar imediatamente de Djibouti, e bordo de um navio Inglês para a Palestina. Um debate foi realizado sobre o que o próprio Imperador e que o governo deve fazer. Alguns acreditavam que seria melhor se mudar o governo para Gore, no sul remoto. O Imperador concordou com isso e ordenou que fosse feito imediatamente. Em seguida, foi discutido se seria prudente que o Imperador para mover-se com o governo para Gore, e lutar, ou sair com sua família e apresentar o fundamento de o povo etíope em pessoa perante a Liga das Nações em Genebra.Um dos seus apoiantes de longa data e companheiro modernistas, Blatta Takkele raiva afirmou que um imperador etíope nunca tinha fugido de uma batalha, e que o Imperador Haile Selassie deveria morrer na glória da batalha, em vez de ir para o exílio e pedir a ajuda de colonizadores europeus. Ironicamente, foi a voz principal do conservadorismo, Ras Kassa Hailu, que tão vigorosamente argumentaram contra esta posição tradicionalista defendida por um modernista. O príncipe do sangue do premier afirmou que se o Imperador ficou e foi morto ou capturado, a causa da Etiópia estaria terminado como as forças da oposição para os italianos fragmentado. Ao ficar vivos e seguros no exterior, ele poderia apelar para a ajuda de uma posição de legitimidade e retornar algum dia para lutar novamente, mantendo viva a esperança para a resistência. A Imperatriz também puxou o Imperador de lado e sublinhou a sua concordância com esta posição. Ela acrescentou que ele deve vir com ela para Jerusalém e rezar pela libertação de seu país com ela. Blatta Takelle disse ter horrorizado os cortesãos reunidos ameaçando sacar sua arma e dizendo que ele preferiria atirar no próprio imperador, em vez de ter seu país abandonado pelo seu rei. O Imperador tomou sua decisão. Na manhã de 03 de maio de 1936, o Imperador com Imperatriz, o príncipe herdeiro Asfaw Wossen com Princesa Wollete Israel e Ijigayehu Princesa sua filha; Princesa Tenagnework e seus filhos, Princesas Aida, Seble, Sophia, Hirut, Princes Amha e Iskinder DESTA , Princesa Tsehai; Príncipe Makonnen Duque de Harrar e Príncipe Sahle Selassie, juntamente com numerosos nobres e funcionários embarcaram no trem para Djibouti.Multidões reuniram para vê-los partir, e como a trian puxado para fora, a multidão começou a chorar. Quando a notícia de que o Imperador havia fugido começou a se espalhar, o pânico começou a definir pol O governo fez as malas e partiu apressadamente para Gore. O Imperador havia nomeado seu primo Ras Imiru como príncipe-regente e Comandante-em-Chefe. Ras DESTA Damtew, o Imperador genro e marido da Princesa Tenagnework era continuar no comando das forças imperiais no sul. Os remanescentes dos exércitos do norte foram orientados a se juntar a ele ou Ras Imiru imediatamente.Dejazmatch Beyene Merid, marido da filha mais velha do Imperador, Princesa Romanework (do primeiro casamento) permaneceu no comando de tropas em Bale, sob o comando geral de Ras DESTA. Princesa Romanework e seus dois filhos pequenos ficaram para trás com o Dejazmatch em vez de ir para o exílio. O chefe da polícia de Adis Abeba, Balambaras (mais tarde Ras) Abebe Aregai começou a organizar um exército de guerrilha, atearam fogo em estruturas-chave que ele não queria que os italianos para aproveitar e saiu da cidade. Com a saída da família imperial, a saída do governo e das forças do exército e da polícia, desordem começou a enraizar como os moradores perceberam que a cidade não tinha autoridades e estava à beira de cair para os italianos odiado. Muitos começaram a saquear e queimar lojas e armazéns, e nacionais foreign fugiram para a segurança dos compostos de várias missões diplomáticas.

Vittorio Emannuelle III, rei da Itália, proclamado "imperador da Etiópia" por Mussolini

Em 05 de maio de 1936, os exércitos da Itália fascista, liderado pelo marechal Pietro Badoglio marcharam em Addis Abeba e ocuparam a cidade. Prontamente, naquele mesmo dia, Benito Musollini saiu para a varanda do Palácio Venezia, em Roma, e declarou que "A Etiópia é o italiano" antes de multidões enormes de aplaudir romanos. O rei da Itália surgiu na sacada como o ditador proclamou Vittorio Emannuelle, rei da Itália e imperador da Etiópia antes que as massas descontroladamente torcida. O novo "rei-imperador" do "Império italiano" novo em gratidão deu o título de "Duque de Addis Abeba" como um título hereditário sobre marechal Badoglio, e Marchese de Neghelli em Marechal Graziani, o comandante das tropas que Ialian apreendidos Harrar. Mussolini nomeado Badoglio como o Vice-Roy (Vice-re) no que passaria a ser referido como "Africa Orientale Italiana" ou Oriente Italiano África, e seria combinar Etiópia com as antigas colônias italianas do Somalilândia ea Eritreia. O título do Niguse Negest (King of Kings), que tinha sido usado pelos imperadores da Etiópia foi proibido de ser usado para o Rei da Itália. Seu novo título imperial sobre a Etiópia seria Keasare Ityopia (César da Etiópia), em um eco das pretensões italianas para antigo império. A bandeira italiana foi levantada sobre o palácio de Menelik, e os italianos começaram a criar administração colonial, que continuaram a campanha militar para acabar com a resistência no sul.

A equipa o Imperador uma arma anti-aérea durante a Batalha de Maichew

Nesse meio tempo, o Imperador Haile Selassie e sua família estavam entrando Djibuti. Como o Imperador havia deixado, ordenou dois prisioneiros proeminentes ser trazido a ele e ser colocado no trem. O trem imperial havia parado em Dire Dawa, onde o imperador tinha esses prisioneiros trazidos perante ele. Eles eram Ras Hailu Tekle Haimanot, o Príncipe desgraça de Gojjam, e Dejazmatch Balcha Saffo, o grande general de Adowa e servo de Menelik que tinha tentado se rebelar contra o então rei Taffari em nome da imperatriz Zewditu e os conservadores. Ele se dirigiu a esses prisioneiros, dizendo-lhes que, apesar de ter reconhecido que não favorecê-lo, ele esperava que o seu amor de seu país seria guiá-los em suas ações, e ele soltou. Ras Hailu imediatamente embarcou em um trem para Addis Abeba, e apresentada às forças italianas.Ele iria atendê-los loyaly para a duração da ocupação, e em troca ele foi reconhecido como o idoso "nobre nativa".Dejazmatch Balcha no entanto era um homem de um calibre diferente. Embora envelhecido e muito amargo para o Imperador (a quem ele continuou a desdenhosamente chamam de Taffari), ele manteve um forte amor de seu país, uma lealdade inabalável ao imperador Menelik, e um ódio profundo da Itália de voltar para a campanha Adowa. Ele e um grupo de seguidores se tornou guerrilheiros que perseguiram e tornou a vida difícil para os ocupantes italianos durante meses a fio.Finalmente, quando suas tropas foram quase todos mortos, e ele estava exausto e tinha pouca esperança de sucesso, Dejazmatch Balcha enviou uma mensagem ao comandante local italiano perto Harrar e anunciou que ele estava preparado para entregar a ele e para atender a um específico localidade. O oficial, acompanhado por um guarda apropriada em uniforme de gala foi receber a entrega. O encontrou o velho Oromo nobre, envolta em um xale branco tradicional, sentado debaixo de uma grande árvore. Quando eles se aproximaram, ele gritou para "Menelik meu mestre" e tirou uma metralhadora, matando todos os oficiais superiores, antes de ser morto a tiros si mesmo. Ele é mantido como um grande herói da resistência a este dia.
Ras Hailu Tekle Haimanot, Príncipe da Gojjam
Dejazmatch Balcha Saffo (Abba Nefso)

Filme existe da chegada da família imperial da Etiópia e sua comitiva em Djibouti. Eles receberam uma recepção estado pelo governador francês da colônia. A Imperatriz é mostrado usando um grande chapéu coberto por um véu pesado, mas testemunha ocular contas do Estado que ela chorou por todo o processo. Dois trens chegaram em Djibuti levando muitas pessoas para o exílio com a família. Etíopes residente na colônia francesa cobriam as estradas em Djibouti para ver por si se de fato a família imperial tinha ido para o exílio pela primeira vez na história. Quando viram que era realmente um sombrio Haile Selassie, e um choro Imperatriz, sendo conduzido passado, eles também foram vistos a chorar acordo com o Times de Londres Illustrated. Um navio Inglês tinha sido dirigida para pegar o imperador da Etiópia e transmitir para a Palestina.Quando o navio chegou, determinou-se que nem todas as pessoas que tinham ido para o exílio com o Imperador seria permitido para embarcar no navio para a Palestina, e quando a família imperial e um pequeno grupo de seguidores (cerca de metade dos que tinham chegou às duas Trians) embarcou no navio e vela conjunto, essas pessoas angustiadas deixados para trás ficou nas docas e lamentou e chorou como o monarca partiu. O Imperador relata em sua autobiografia como alguns homens e mulheres etíopes residentes no Egito alugou um barco como o navio passou por Port Said, e navegou ao lado dele acenando uma bandeira etíope. Quando ele veio para o convés de reconhecê-los, ele os viu quebrar e chorar, o incidente comoveu profundamente. O Times de Londres Illustrated impressa fotografias do casal imperial chegar a Haifa, o Imperador ea Imperatriz olhar abatido. Eles seguiram para Jerusalém para orar, e se estabelecer em enquanto o Imperador preparado para apresentar o caso da Etiópia à Liga das Nações em Genebra.

Primeiro plano, da esquerda para a direita, princesa Tsehai, Príncipe Makonnen Duque de Harrar, Sua Majestade Imperial, o Imperador, o príncipe herdeiro Asfaw Wossen, em Londres, durante o seu exílio. Atrás do ombro esquerdo do Imperador é o Dr. Workineh Eshete (AKA Charles Martin) Ministro etíope para o Tribunal de St. James.

O imperador e sua comitiva estavam determinados a tomar uma posição contra a Itália na Liga das Nações. Embora a França eo Reino Unido continuou a pressionar a Etiópia a aceitar partição, e agora que os italianos haviam marchado para a capital, esses dois poderes foram apoiando-se no sentido de reconhecer regra italiana sobre a Etiópia, o Imperador teve um caso forte para ser ouvido, e que poderia fazer pouco para evitar a Etiópia de apresentar seu caso. Embora o francês havia recebido em Djibouti com toda a pompa de um monarca visita, a sua chegada na Palestina e mais tarde na Grã-Bretanha tinha sido tratado como a chegada de uma pessoa privada, e nenhuma nota oficial foi levado do evento. Centenas de anti-fascistas no entanto optou por fazer sentir a sua presença por lotando as docas no momento da chegada do Imperador, na Inglaterra, e pela aglomeração em torno vários lugares que ele visitou para pagar seus respeitos. Muitos obstáculos foram criados embora para torná-lo difícil. Os italianos espalharam boatos de que a família imperial fugiram com toneladas de ouro e prata, que o Imperador havia ordenado o incêndio de Addis Abeba e a matança do povo. Na realidade, o imperador tinha deixado para evitar um banho de sangue na cidade, e ele havia deixado com pouco dinheiro, embora ele não levar com ele a sua coroa ea tenda velha guerra do imperador Menelik para evitar que ele caia nas mãos dos fascistas . O Imperador chegou em Genebra para abordar a Liga das Nações em pessoa. Ele foi o primeiro chefe de Estado a comparecer perante a assembléia, e é o único que jamais iria enfrentá-lo. A assembléia da Liga das Nações foi sendo presidido pelo delegado romeno. As galerias acima do piso do conjunto foram embalados com jornalistas, muitos dos quais eram italianos. Quando "Sua Majestade o Imperador da Etiópia" foi anunciado, os jornalistas italianos na galeria começou a assobiar, bater os pés e zombar alto. O Imperador silenciosamente aproximou-se do pódio e ficou em silêncio, um homem pequeno de capa preta olhando para o alto italianos protestando em silêncio. O presidente raiva da sessão, o delegado da Roménia (que estava presidindo a sessão) perdeu a paciência e exigiu que o pessoal de segurança "Remover os selvagens!", E os italianos foram retirados das galerias. O Imperador então começou seu discurso histórico. O Imperador, embora fluente em francês, falou em amárico. Ele traçou a história do conflito e as atrocidades cometidas pelos italianos. Ele contou que os horrores de ataques com gás venenoso ea morte choveu sobre o seu povo. Ele apelou para a Liga para seguir com ele é garantia de segurança coletiva, e com a promessa de que os países pequenos e fracos não seria permitida a ser as vítimas do grande e forte.
"Que resposta devo levar para o meu povo?" Ele pediu o campeonato. Ele também disse: "É-nos hoje, será amanhã."Palavras proféticas que antecipa o horror vinda do Segunda Guerra Mundial. Ele concluiu dizendo o conjunto que "Deus ea história se lembrará de seu julgamento." Foi um discurso histórico, que foi aplaudido em todo o mundo. O imperador da Etiópia foi torrado e aclamado em todo o mundo por anti-fascistas, e da revista Time nomeou-o "Homem do Ano".

O imperador aborda a Liga das Nações, 1936


Apesar de sua vitória na batalha pela opinião pública, a Liga das Nações, porém fez pouco para ajudar o Imperador, além de fracas sanções simbólicas que tiveram pouco efeito sobre a Itália. Embora a Liga fez reconhecer o governo de Gore, e não aceitou o argumento italiano de que o Império etíope deixou de existir devido à sua conquista, Grã-Bretanha, França e Estados Unidos tudo deu reconhecimento à conquista italiana da Etiópia, reconhecendo o rei Vittorio Emanuele III da Itália como o imperador da Etiópia. A Liga aceitou o argumento do imperador que o governo etíope continuou a existir em Gore, e permitiu que a delegação etíope para continuar a sentar-se na Liga e representam esse governo. O Imperador partiu para a Grã-Bretanha para começar sua nova vida no exílio. Ele foi assistido em seu trabalho por Lorenzo Taezaz e leal nascido eritreu que atuou como seu principal representante para o campeonato e um go freqüente entre com exilados e combatentes da resistência. Azaj Workineh Eshete (Dr. Charles Martin), o ministro da Etiópia a Grã-Bretanha era também um participante activo na angariação de fundos e publicidade para a causa da Etiópia. Blatangueta Hirui, o ministro idosos estrangeiros da Etiópia trabalhou também para a libertação do exílio, até sua morte em Londres, em 1937.

Os desembarca imperador em Southampton, para começar seu exílio Inglês

Voltar na Etiópia os italianos estavam se estabelecendo dentro Os italianos tomaram posse da capital e começou a construir as bases para a sua nova administração. As antigas colônias da Eritreia e da Somália italiana foram fundidas com a Etiópia para formar o que eles chamavam de "África Oriental Italiana" ou "AOI", uma única colônia governou de Adis Abeba pelo Vice-Roy como o representante do Rei-Imperador (Kesare) e o Mussollini Duce. Como as unidades de administative, o Império foi reestruturado em novas regiões que substituíram as antigas províncias imperiais. O Ogaden se juntou a Somaliland italiana e fez a governadoria nova de "Somália", baseado em Mogadíscio, no leste, os reinos do Sul, províncias e principados se tornou a governadoria de "Galla-Sidamo" e foi governado a partir de Jimma. No norte, Tigrai e Eritréia foram incorporadas pela governadoria de "Eritreia", baseado em Asmara, Gojjam, Beghemidir e Simien, Wello e partes do norte da Shewa foram incorporadas pela governadoria de "Amhara" com base em Gondar. A região circundante Adis Abeba foi nomeado após o capital, mas mais tarde foi re-nomeado o governortate de "Shewa" e foi governado diretamente pelo Vice-Roy. Harrar e Dire Dawa e seus arredores se tornou o "governortate Harrar". O Vice-Roy passou a residir no Imperador Guenete Leul Palace.Addis Abeba foi dividido entre os "nativos" e "colonial" distritos. O mercado da cidade, uma vez ao lado da Catedral de St. George foi levado mais longe ao norte de St. Tekle Haimanot igreja e com o nome "Merkato Indigino" e ainda é referido como "Merkato" de hoje. Este foi o bairro "nativa" da cidade. Nomes italianos foram dadas diferentes partes da cidade. O centro da cidade do tempo foi nomeado Piazza (que ainda é referido como ainda hoje), o Populare Casa e inces Casa são ainda hoje referido como Populare e Casanchis bairros da capital. Os italianos iria construir novos edifícios e estradas, continuar a modernizar a cidade de Addis Abeba, e as antigas cidades de Gondar e Jimma fosse semelhante desenvolvido pelos italianos. Embora os fascistas ordenou a segregação racial estrito e não-confraternização, esta política não foi agressivamente aplicadas. Os soldados italianos e oficiais, e os colonos mais tarde, formou amizades e liasons românticos, e teve filhos com etíopes, as relações que sobrevivem a ocupação. Por esta razão, muitos permanecem na Etiópia após a ocupação acabou. No entanto, a doutrina fascista de conquista foi baseada em uma ideologia de vingança pela humilhação de Adowa, eo apagamento da identidade nacional etíope. Os italianos saquearam o que puderam do patrimônio da Etiópia.Várias coroas de monarcas anteriores foram levados para a Itália em ordens de Mussolini. Badoglio mostrou uma coroa para o escritor Inglês Evlyn Waugh (um simpatizante fascista) para confirmar que esta foi, de facto, a coroa do imperador Haile Selassie, cuja coroação Waugh tinha assistido cinco anos antes. Waugh confirmou que a coroa de prata dourada era de fato a coroa do imperador Haile Selassie, mas estava enganado. A coroa usada na coroação em 1930 era de ouro sólido, e não prata dourada, e havia acompanhado a família imperial para o exílio. Os italianos levou o mais alto dos dois obeliscos de pé em Axum, e erigido em Roma, em frente ao Ministério das Colônias (a sede da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação da Organização hoje), onde ficou por décadas, até que foi devolvido em 2006. Durante a visita a Addis Abeba pelo Ministro das Colónias, Lessona, ordenou vários outros monumentos também removido. Levado para Roma era o Leão de Judá monumento na frente da estação de trem de Addis Abeba. O leão foi re-erguida em Roma ao lado do monumento Vittorio Emanuelle. Os italianos também removeu a estátua do imperador Menelik da praça em frente à Catedral de St. George e também a coroa do topo da cúpula do mosteiro de St. Marys Ba'eta onde Menelik II foi sepultado.Estes dois grandes monumentos da monarquia etíope foram removidos na calada da noite, e levado para fora da cidade e escondido. Na manhã seguinte, as pessoas saíram às ruas da cidade e viu o pedestal vazio da estátua do imperador Menelik, e muitos dizem ter batido no peito e chorava como se estivesse em um funeral de um parente. Os italianos tomaram uma série de valiosas obras de arte, manuscritos, e toda a Imperial de arquivos e os levou para a Itália. Eles também levaram avião etíope do imperador montado, o "Princess Tsehai" nomeado para sua filha. Depois de alguns meses como o Vice-Roy do "Rei-Imperador Vittorio Emanuelle III", o marechal Badoglio, "Duque de Addis Abeba" demitiu-se e retornou a Roma, onde ele poderia melhor gozar a glória de ser o conquistador de novo da Itália Império. Mais de um monarquista que um fascista convicto, ele encontrou-se em batalhas constantes com o Ministro das Colónias, Lessona, sobre questões ideológicas e jurisdicional. Ele foi substituído como vice-Roy pelo Marechal Graziani, um fascista convicto, e um homem com uma reputação longa e sangrenta de sua supressão impiedosa do rebles em italiano governou a Líbia. Embora os italianos tinham proclamado um "império fascista" novo, Etiópia quase não foi conquistada e pacificada. Amplas extensões de campo ficou fora de controle italiano, e assim continuará a ser para a duração da ocupação. Apesar de todas as principais áreas urbanas estavam firmemente ocupada, as áreas rurais permaneceu inquieto e vivo com anti-fascista atividade. Os armys de Ras Imiru e DESTA Ras permaneceu no sul, de forma muito activa oposição dos italianos. Guerrilheiros foram se unindo no planalto central e do norte também. Em particular, Abebe Arregai em Shewa, Belai Zelleke em Gojjam, e "Amoraw (O Falcão)" Wubineh em Beghemidir levou guerrilha bem organizados que molestadas e sangrando os italianos de novo e de novo, o que torna impossível para eles nunca estender completamente regra fascista .

Remanescentes do exército imperial no entanto estavam determinados a expulsar os italianos a partir de Addis Abeba. As brigadas espalhadas precisava de alguém para levá-los, e coordenar com os guerrilheiros. Logo, os rumores varreu Addis Abeba, que o guarda-chuva vermelho imperial tinha sido visto em Menz para o norte. A Casa de Salomão estava longe de terminar. Em Menz, os filhos do príncipe premier do sangue, Ras Kassa Hailu, foram reunir os camponeses para a bandeira da dinastia. Dejazmatch Wondwossen Kassa, Dejazmatch Abera Kassa, e Dejazmatch Asfaw Wossen Kassa começou a recolher os restos das forças imperiais e muitos mais camponeses urbana intelegencia que fugiram da ocupação das cidades em um novo exército. Com eles estava o bispo de Wollo, Abune Petros ele mesmo, que reuniu a população e exortou-os a recusar a regra desse inimigo sem Deus. Os três Dejazmatches reais capturou a imaginação dos legalistas Shewan da dinastia, e os planos foram criados para expulsar os italianos a partir de Adis Abeba


O período do pós-guerra na história da Etiópia foi um dos unprecidented desenvolvimento e mudança. O Imperador voltou para um país que tinha recebido alguns benefícios em infra-estrutura de desenvolvimento fromt a administração colonial da Itália, mas muita coisa foi distroyed na guerra, e os britânicos havia instituído uma administração paralela à sua. Levaria anos para desalojá-los.

Acima, os combatentes da resistência etíopes guerrilha homenagem ao Imperador no dia em que ele retornou ao seu capital, 05 de maio de 1941, cinco anos até o dia da sua ocupação pelos italianos.

O imperador recém-restaurado e Imperatriz da Etiópia

O embaixador francês na Etiópia arcos para o Imperador na ocasião da dedicação da Cruz Memorial em Massawa em Honra dos aliados franceses e outros que lutaram para ajudar a Etiópia libertar do fascismo.

Sua Majestade Imperial Imperatriz
No vestido e tiara tribunal vestindo a Estrela da Ordem de Sabá (meados de 1940)

Suas Majestades Imperiais, Imperador Haile Selassie e Imperatriz em sua bodas de ouro.

A história deste período, a altura do reinado do imperador levando a sua Jubileu de Prata, e do declínio, a partir da tentativa de golpe de 1960 à revolução de 1974 está chegando em breve.

O Imperador ea Imperatriz chegar à Catedral de São Jorge para comemorar seu Jubileu de Prata
A Imperatriz é a presença de suas netas, Princesa Aida DESTA ea Princesa Seble DESTA.
O Imperador ea Imperatriz chegar à Catedral de St. George para seu Jubileu de Prata de serviço, com a participação de Aida e Princesas DESTA Seble.
Imperador Haile Selassie, Imperatriz e toda a Corte Imperial participar do Jubileu de Prata Serviço a Catedral de St. George, 02 de novembro de 1955.
Suas Majestades Imperiais em seu caminho para o Estado de Parlamento durante as comemorações do Jubileu de Prata 1955, quando a nova Constituição revista entrou em vigor.

Sua Alteza Imperial o Príncipe Asfaw Wossen
Merid Azmatch e Governador Geral do Wollo
Mais tarde, o imperador no exílio Amha Selassie I
Sua Alteza Imperial a Princesa Medferiashwork Abebe
Mais tarde Medferiashwork Imperatriz

Sua Alteza Imperial Princesa Tenagnework
Vice-Reine-da Eritreia

Sua Alteza Imperial o Príncipe Makonnen
Duque de Harrar
Sua Alteza Imperial a Princesa Sara
Duquesa de Harrar

Sua Alteza Imperial o Príncipe Sahle Selassie

Imperador Haile Selassie I, e de sua família, em meados dos anos sessenta. O grupo de adultos no meio da foto, são Crown Princess (mais tarde Imperatriz) Medferiashwork, o príncipe herdeiro Asfaw Wossen (mais tarde imperador no exílio Amha Selassie), o Imperador Haile Selassie, Princesa Tenagnework, Princesa Sara Duquesa de Harrar, ea princesa Mahitsente. Eles estão cercados por seus filhos, netos e sogros.


Imperador Haile Selassie tinha uma grande família. Seu primeiro casamento foi com Woizero Altayech, com quem teve uma filha, Sua Alteza Imperial Princesa Romanework Haile Selassie. Romanework princesa se casou com Dejazmatch Beyene Merid, e teve quatro filhos, dois dos quais sobreviveram à idade adulta. Eram Dejazmatch Samson Beyene e Dejazmatch Merid Beyene. Dejazmatch Beyene Merid morreram lutando contra a invasão fascista italiano em 1936. Princesa Romanework e seus filhos foram capturados pelos italianos, e preso na Itália, onde a princesa morreu em Asinara ilha em 1940, e seu corpo foi devolvido à família imperial após a restauração de 1941. Seus filhos voltaram para a Etiópia e foram criados por seu avô o Imperador. Dejazmatch Sansão morreu na Etiópia antes da revolução. Ele tinha sido casado com Woizero Koremtit Andargatchew, filha de Ras Andargatche Messai e passo dauther de Princesa Tenagnework sua tia. A têm um filho, Lij Sibistianos Sansão. Dejazmatch Merid morreu no exílio em Londres, sem problema, em 1990. Imperador Haile Selassie foi casado com a seguinte Imperatriz Asfaw, que já havia sido a esposa de Ras Leulseged Atnaf Seged, um velho Shewan nobre. Woizero Menen era filha de Jantirar Asfaw de Anbassel (Jantirar é um título hereditário reservado para o governante de Anbassel e é um dos mais antigos títulos na Etiópia). Sua mãe era Woizero Sehin Michael, filha do rei Michael de Wollo e irmã de Lij Eyasu. Sua Majestade Imperial foi, assim, a sobrinha de Lij Eyasu. Em 1930, ela foi coroada Imperatriz-consorte a coroação do marido como imperador.

O Imperador, cercado por netos e bisnetos recebe delegados dando-lhe cumprimentos do feriado no Ano Novo etíope.

Imperatriz e Imperador Haile Selassie foram pais de seis crianças. A mais velha era a Princesa Tenagnework, seguido pelo príncipe herdeiro Asfaw Wossen (mais tarde Amha Selassie I, imperador no exílio), Zenebework Princesa, Tsehai Princesa, Príncipe Makonnen Duque (Mesfin) de Harrar, e Sahle Príncipe Selassie. Tenagnework primeira princesa se casou com Ras DESTA Damtew que morreu lutando os italianos em 1936. Por ele, ela teve dois filhos, Prince Amha DESTA, e Prince contra-almirante Iskinder DESTA, bem como quatro filhas, as princesas Aida, Seble, Sophia, e Hirut.Príncipe Amha DESTA morreu jovem (possivelmente de tuberculose) em Englad durante o exílio da família imperial lá. Ele não tinha filhos e nunca foi casada. Princesa Aida iria casar com o príncipe hereditário de Tigrai, Ras Mengesha Seyoum, e teve quatro filhos e uma filha. Eles são Lij Michael Sehul, Lij Yohannis, Lij Stephanos, Lij Jalliye e Woizero Menen Mengesha. Princesa Seble DESTA iria se casar com o herdeiro da família real de Oromo Leqa-Qellem principado de Wellega Dejazmatch Kassa Jote. Eles têm quatro filhas e um filho, Woizero Jote, Woizero Yeshi, Woizerit Lally, Woizerit Kokeb e Lij Amha Kassa. Princesa Sophia DESTA casaria Capitão Dereje Haile Mariam, e teve uma filha, Woizero Hanna Dereje. Princesa Hirut DESTA se casaria com o general Nega Tegegne. Príncipe Asfaw Wossen primeiro casou com a princesa Wollete Israel Seyoum, filha do príncipe, então, hereditária de Tigrai Ras Seyoum Mengesha. Eles tiveram uma filha, a princesa Ijigayehu Asfaw Wossen. Princes Ijigayehu foi casada com o herdeiro da família Oromo decisão do Leqa-Neqemt em Wellega, Dejazmatch Fikre Selassié Hapte Mariam. Eles tiveram seis filhos (ver mais informações no página para Amha Imperador Selassie I na página principal). Após seu divórcio de a partir de sua primeira esposa, casou com o príncipe herdeiro Medferiashwork Abebe, filha do General Abebe Damtew. A nova Princesa foi assim o sobrinha de Ras DESTA Damtew, o primeiro marido de Tenagnework Princesa. Príncipe Asfaw Wossen teve mais quatro filhos com a Princesa Medferiash. Eles são a princesa Mariam Senna (Maria), a princesa Sefrash Bizu, Princesa Sehin, e Prince Zera Yacob (Veja sob o imperador Selassie Amha). Princesa Zenebework Haile Selassie casado Dejazmatch Haile Selassie Gugsa, filho do outro príncipe hereditário de Tigrai, Ras Gugsa Araya. Zenebework princesa morreu em 1934, e seu marido fugiu para os italianos fascistas na véspera da guerra de 1935. Ele foi enviado para o exílio interno, após a restauração. Princesa Tsehai Haile Selassie foi casada com o General Abiye Abebe, mas morreu no parto, em 1941. Geral Abiye continuou a ser concedida a categoria de protocolo do Imperador filho-de-lei, mesmo depois de sua recasamento. Geral Abiye servido em um número de capacidades no governo imperial, incluindo representante da Coroa na Eritréia, senador e ministro da Defesa. O tenente-general Abiye Abebe foi executado com o funcionário do governo outra alta pelo Derg em novembro de 1974. Príncipe Makonnen Haile Selassie, Duque de Harrar era casado com a Princesa Sara Duches Gizaw de Harrar. Eles tiveram cinco filhos, os príncipes Wossen Seged, Taffari, Makonnen (David), Michael, e Beide Mariam. Príncipe Sahle Selassie Haile Selassie foi casado com a princesa Mahisente Hapte Mariam, filha do herdeiro do principado de Oromo Leqa-Neqemt. Eles tiveram um filho, o príncipe Ermias Sahle Selassie, que é o atual presidente do Conselho da Coroa etíope no exílio.

Da esquerda para a direita, a Princesa Sara Gizaw, Duquesa de Harrar carregando seu filho, o príncipe Wossen Seged, Crown Princess Medferiashwork Abebe com seu filho, o príncipe Zera Yacob, Tenagnework Princesa Haile Selassie, Imperador Haile Selassie, o príncipe herdeiro Asfaw Wossen, Príncipe Makonnen Duque de Harrar

O imperador da Etiópia

Sua Majestade Imperial visitar a Escola Imperatriz Menen para meninas que ela fundou

Príncipe Makonnen, Duque de Harrar, foi morto em um acidente de carro em seu caminho até a cidade resort de Nazaré, em 1959. Príncipe Sahle Selassie morreu da doença em 1961. Sua Majestade Imperial Imperatriz Menen também morreu em 1961 depois de muitos anos de problemas de saúde. A Imperatriz, o Duque de Harrar, Prince Sahle Selassie, Princesa Zenebework, Romanework Princesa, e Ras DESTA Damtew (primeiro marido de Tenagnework Princesa foram todos enterrados na cripta da Catedral da Santíssima Trindade, em Addis Abeba. Princesa Tsehai foi enterrado no "Ba eta Le Igreja Mosteiro Mariam, no mausoléu Imperial com o imperador Menelik II, Taitu Imperatriz e Zewditu Imperatriz. Imperador Haile Selassie tinha construído um sarcófago enorme novo para si e um correspondente para sua esposa no trancept norte da Nave na Catedral da Santíssima Trindade . Ele aplainada para mover restos da Imperatriz da cripta sob a catedral para este sepulcro novo, e para ser enterrado lá mesmo. Contudo, a revolução interveio, e da Imperatriz permaneceu em seu túmulo original até Novembro de 2000. Seguindo a disinternment do restos mortais do imperador da sepultura secreta que ele foi colocado em pelo Derg em 1991, as disputas entre o governo da Etiópia e da família imperial sobre se o Imperador deve receve um funeral de estado ou não, entrou em erupção. restos do imperador foram colocados no mausoléu no Ba'eta Le Mosteiro Mariam até o momento em que um acordo poderia ser alcançado para manter seu funeral e enterro final na Catedral da Santíssima Trindade. Sem acordo poderia ser alcançado com as autoridades estaduais, assim a Igreja Ortodoxa Etíope, a Haile Selassie I Memorial Foundation, e da Associação dos Veteranos da Etiópia, de acordo com a família imperial, fizeram um funeral não-Estado Imperial para o Imperador, na noite de 5 de novembro de 2000. Sua Alteza Imperial, a Princesa Tenagnework Haile Selassie é o único filho do imperador, que sobrevive.


Sua Majestade Imperial, em uniforme de gala Tribunal

O Imperador sempre usava vestido nacional para celebrar o Ano Novo etíope que cai em 11 de setembro no Calander gregoriano.

Suas Majestades Imperiais sobre o 20 º aniversário de sua coroação.

Thier imperial Majestades Cruz sobre a ponte do rio Mereb a pé após a Federação, e tornam-se os primeiros monarcas etíopes para entrar Eritréia desde Yohannis IV enfrentou os italianos no Sa'ati. Eles, então, levou a Asmara em triunfo saudado por multidões jubilosas de sindicalistas e aclamados pelo público em geral.

O imperador aborda o público ao chegar em Asmara, na sequência da Federação da Eritreia para o Império.

Sua Majestade Imperial recebe Kwame Nkruma em audiência algum tempo antes Nkruma se tornou Presidente da República do Gana (daí sua posição sentado abaixo do Imperador e não ao lado dele). O Imperador era um defensor dos muitos movimentos de independência africanos em frente ao continente.

O Imperador andando em procissão com Jomo Kenyatta, primeiro Presidente da República do Quênia. O Imperador secretamente ajudavam os Mau Mau movimento de independência do Quênia contra os britânicos, e ajudou a família de Jomo Kenyatta, em seu tempo de dificuldades.

Sua Majestade Imperial reunião com o presidente Franklin D. Roosevelt nos Grandes Conferências Lake amargo no Egito a bordo de um navio de guerra americano em 1943. O encontro ajudou na obtenção de ajuda dos EUA para desalojar invasões britânicas sobre sovreignity etíope na era pós-guerra.

Sua Majestade Imperial com a rainha Elizabeth II acenando para a multidão que o acolheu na ocasião de sua visita de Estado ao Reino Unido em 1958.

O Imperador após ser investido como cavaleiro da Ordem da Jarreteira por Elizabeth II da Grã-Bretanha Para cumprir com o protocolo, o Imperador anda na procissão Garter com a única pessoa que deu um título de Imperial, a Rainha Mãe (que como a viúva do Rei George VI, foi o último vivo imperatriz da Índia)

Sua Majestade Imperial com a rainha Elizabeth II andar no ônibus etíope Estado Imperial durante a visita da rainha à Etiópia em 1966

Sua Majestade Imperial com o rei dos belgas Bouduin sobre a sua visita de Estado ao Reino da Bélgica

Sua Majestade Imperial acompanha Sua Majestade Imperial Imperatriz Farah do Irã durante o ano 2500 aniversary do Império Pesian em Persépolis, em 1967. Andar com eles são Suas Majestades o Rei ea Rainha Fabiola Bouduin dos Belgas

Sua Majestade Imperial Imperador Haile Selassie da Etiópia cumprimenta um colega Imperador, Sua Majestade Imperial Imperador Hirohito do Japão, durante uma visita de Estado a Tóquio.

Da esquerda para a direita, HH Princesa Sofia neta DESTA do imperador da Etiópia, HM A Rainha da Malásia, ELE O imperador da Etiópia, HM O Rei da Malásia

O Imperador da Etiópia em um momento amigável com Sua Majestade Imperial, Imperatriz Farah Pahlavi do Irã, durante a visita de Estado do Xá do Irã e da Imperatriz para a Etiópia em 1968. (Postado aqui com o consentimento por graça de Sua Majestade Farah Pahlavi, imperatriz da Irã)

Sua Majestade Imperial, com o marechal Joseph Broz Tito, Presidente da República Federal da Jugoslávia, em Addis Abeba (príncipe herdeiro Asfaw Wossen pode ser visto ao fundo)

Da esquerda para a direita, sua Higness Ras Imiru Haile Selassie primo do imperador, o marechal Joseph Broz Tito, presidente da Jugoslávia, Sua Majestade Imperial Imperador Haile Selassie, e Jovanka Madame Broz Tito, no Palácio do Jubileu, Addis Abeba.

ELE O Imperador da Etiópia, com o primeiro-ministro Indira Gandhi na Índia

Sua Majestade Imperial, com o Presidente Mao Tse Tung da República Popular da China. Lt. Geral Abiye Abebe, podem ser vistas no fundo.

ELE O Imperador da Etiópia com o príncipe Norodom Sihanouk (anteriormente, e mais tarde rei Sihanouk HM) do Camboja.

Sua Majestade Imperial, com o vice-presidente (mais tarde Presidente) Richard M. Nixon dos Estados Unidos da América
O imperador e sua neta princesa Hirut DESTA são bem-vindos à Casa Branca pelo presidente John F. Kennedy. O imperador ea princesa são as primeiras pessoas negras para passar a noite na Casa Branca, como convidados do presidente.

Sua Majestade Imperial escuta uma benção pelo Arcebispo (mais tarde Primeiro Patriarca) Abune Baslios (em primeiro plano), da Igreja Ortodoxa Etíope. De pé à esquerda do Imperador (de terno) é o primeiro Imperial de primeiro-ministro, Ras Bitwoded Mekonnen Endalkachew. Sentado próximo a ele é o príncipe herdeiro Asfaw Wossen.

Theophilos Abune, beijos Anel do Imperador em sua entronização como Patriarca da Igreja Ortodoxa Etíope na Catedral da Santíssima Trindade, em 1971. O Imperador teria primeiro beijou a cruz Mão Patriarcas.

Sua Majestade se prepara para acender a fogueira anual Maskal para a Festa do Encontro da Verdadeira Cruz por Santa Helena (Eleni). Atrás de seu ombro direito é o primeiro-ministro Aklilu Hapte Wold (de terno escuro). Abune Teófilo, Patriarca da Igreja Ortodoxa Etíope é para a extrema esquerda do imperador.

Sua Majestade Imperial, com o Papa Kyrillos de Alexandria, Papa da Igreja Copta Ortodoxa, e Gamal Abdel Nasser presidente do Egito, por ocasião da dedicação da Catedral Ortodoxa Copta novo de São Marcos, no Cairo.

Sua Majestade Imperial com Sua Santidade o Patriarca Pimen da Igreja Ortodoxa Russa, em Moscou. Princesa Seble Desta, neta do imperador pode ser vista atrás deles.

O imperador da Etiópia com o Papa Paulo VI, Pontífice da Igreja Católica Romana, no Vaticano

Chefes da África Oriental de Conferência Estadual, Kampala Uganda, 1967, Da esquerda para a linha, frontal direita, o presidente Gregoire Kayibanda de Ruanda, o presidente (mais tarde auto-proclamado Imperador) Jean Bedel Bokassa da Central Africano República (mais tarde Império), o Imperador Haile Selassie da Etiópia, o presidente Jomo Kenyatta, do Quênia, o primeiro-ministro, Ismail al-Azhari do Sudão, o presidente Desejo Joseph Mobutu (Mobutu Sese Seko mais tarde) do Congo (mais tarde Zaire), segunda linha, segundo a partir da esquerda, o presidente Milton Obote do Uganda, o Presidente Julius Nyerere da Tanzânia, o presidente Kenneth Kaunda da Zâmbia eo primeiro-ministro Ibrahim Egal da Somália.


Os primeiros-ministros imperiais
Ras Makonnen Betwoded Endalkatchew First Imperial primeiro-ministro (1955 -1961)
Tsehafi Te'ezaz Aklilu Haptewold, Premier maior porção (1961-1974 e executados 23 novembro de 1974)
Lij Endalkatchew Makonnen (março de 1974 - julho de 1974 e Nov.23rd executado, de 1974)
Lij Michael Imiru, Last Imperial primeiro-ministro (Julho de 1974 - Setembro de 1974)

Sua Majestade Imperial, em 1974, poucos meses antes de ser deposto, e cerca de um ano antes de ser morto.

Sua Majestade Imperial sendo removido do Palácio do Jubileu, em Addis Abeba após sua destituição pelo Derg. Ele foi levado este bebê bug volkswaggen azul. Uma seta indica o Imperador enquanto ele caminha em direção ao carro. 11 de setembro de 1974.

A Queda


Depois de meses de o militar comissão coordenadora (Dergue) colocando os membros da Haptewold Aklilu e governos Endalkatchew Makonnen na prisão, junto com os altos chefes militares, nobreza e governadores regionais e funcionários, tornou-se claro que os dias do Imperador no trono estavam contados. A imprensa estava cheia de sarcasmo e ataques mordazes aos governos caídos, sobre a corrupção e incompitence dos funcionários, e até mesmo sobre o caráter eo desempenho do Imperador. Os ataques ao imperador variou de críticos que declarou seu reinado tinha sido muito longo, que ele deveria ter abdicou em favor de seu filho ou de um de seus netos há muito tempo, que ele era muito velho e muito senil para segurar a responsabilidade do Estado, a título definitivo ataques a seu caráter rotulando-o de ladrão e um déspota. Os ataques diários erosão popularidade vez vasto do Imperador e lançou as bases para o inevitável. Em 11 de setembro de 1974, etíopes comemorou seu ano novo, saudando o ano de 1967 de acordo com a sua versão do Calandar Julian. Durante o dia, caminhões de soldeirs espalhar para fora dos baracks da 4 ª divisão e tomaram posições estratégicas de todo o capital. Tanques e veículos blindados rolou pelas ruas de Adis Abeba e jipes com metralhadoras montadas pegou de guarda fora dos bancos, ninistries, palácios e cruzamentos importantes da cidade. Soldados usavam adesivos com o slogan "A Etiópia Tikdem" (Etiópia antes de tudo) em seus capacetes. Rumores varreu a cidade que a Princesa Tenagnework e vários outros membros da família imediata do imperador tinha sido colocado sob prisão. Nada na imprensa indicaram que exatamente estava acontecendo. Na verdade, Tenagnework do Imperador princesa filha, sua filha-de-lei Princesa Sara Duquesa de Harrar e todos os seus filhos foram colocados sob prisão em Addis Abeba.Em Tigrai, o príncipe hereditário, Ras Mengesha Seyoum já havia levado para as montanhas com um grupo de seguidores, mas no castelo de Mekele, sua esposa, a Princesa Aida DESTA (filha de Tenagnework Princesa), juntamente com a filha e os filhos de sua irmã, a princesa Seble foram preso e colocado em um avião de volta para Addis Abeba. A família imperial foi sistematicamente sendo arredondado para cima. Rumores varreu a cidade, mas nada oficial foi anunciado. No final do dia, como era tradicional, o Patriarca da Igreja Ortodoxa Etíope, Abune Theophilos deu seu discurso de Ano Novo anual na televisão e rádio nacionais. Em seu discurso, o Patriarca comparou a Etiópia para um navio em mares tempestuosos, traçando um novo caminho para o futuro. No final do discurso, para a primeira vez, ele falhou para abençoar o imperador e da família imperial, e em vez desejou sucesso à missão da comissão coordenadora. Para partidários do Imperador era um desenvolvimento chocante e chocante. Em 1960, Abune Basilios condenou qualquer tentativa de destronar o homem ungido pela Igreja e se manteve firme contra a tentativa de golpe da Guarda Imperial. Que o seu sucessor deverá fazer uma declaração que parecia abandonar o Imperador para o seu destino foi um choque. Em seguida, veio o golpe-de-Grace sobre o reinado de Haile Selassie I. Televisão etíope, mostrou ao público etíope produção da BBC da Fome Oculta por Jonathan Dimbleby. O filme mostra a fome terrível em Wollo com cenas de morte e fome estava prejudicando o suficiente, por si própria, mas a Dergue tinha re-editado o filme para incluir cenas de banquetes do palácio pródigos e cerimônias em honra do 80 º aniversário do imperador, o casamento de filha príncipe Asrate Kassa, e outro brilhante eventos judiciais. O Imperador também foi mostrado alimentar seus animais de estimação e leopardos cortes cães escolha de carne de bandejas de prata detidos por criados de libré. As pessoas que assistiam o filme em lugares públicos foram vistos a chorar. Desta vez não houve nenhuma menção do gabinete Aklilu esconder a fome do Imperador, ou do Imperador ogtagenerian estar fora de contato. O filme foi feito para fazê-lo parecer insensível e mergulhada no luxo, enquanto o povo sofreu uma miséria incalculável. Ele foi o último prego no caixão do reinado de Haile Selassie, e de fato no caixão da monarquia mais antiga mundos.

Na manhã seguinte, 12 de setembro de 1974 (Meskerem 2, 1967 calander etíope) 10 oficiais subalternos que eram membros do Dergue chegou ao Palácio do Jubileu que foi cercado pela primeira vez por tanques e jipes metralhadoras montadas. Uma pequena multidão de maioria masculina se reuniram do lado de fora dos portões desconfiado para o mesmo tempo que os 10 oficiais. Os policiais foram levados pelo major Debela Dinsa. Sua missão era informar o rei dos reis que o seu reinado foi longo e removê-lo do seu palácio. Preocupado que ele pode não ser cooperativa, a Dergue pediu Ras Imiru Haile Selassie, primo do imperador, companheiro de vida longa, e socialista simpatizante, para ir com eles para convencê-lo a demitir-se pacificamente. Ras Imiru era também o pai de Michael Lij Imiru, o ministro recém-nomeado primeiro-. Os oficiais estavam todos armados com Uzi sub-metralhadoras e revólveres, e alguns tinham granadas amarradas a seus cintos. O príncipe sênior e oficiais subalternos esperavam nas portas para uma equipe de filmagem da televisão etíope para aparecer. Muito a sua irritação, a equipe de filmagem não se concretizou, e quando as chamadas foram feitas, tornou-se evidente que a Televisão etíope não tinha sido informado do evento para que eles se esforçavam para conseguir um homem da câmera para o palácio de uma só vez. O pequeno grupo, em seguida, entrou no palácio e pediu para ver o Imperador. O palácio já não tinha uma multidão de cortesãos e nobres presentes pessoa do Imperador, apenas os servidores caminharam pelos corredores. Conta Debela Dinsa do (referenciada no livro Guenet Ayele de "Ye coronel Mengistu Tizitawoch" como "Dergue membro 11" em uma tentativa transparente de annonimity) afirma que o encontro entre o Imperador eo grupo de oficiais teve lugar na Sala do Trono Grande, mas o filme do evento indica que ocorreu tanto na biblioteca do palácio ou estudo do Imperador. O filme é bastante convincente. Os soldados armados estavam em uma linha de frente para o Imperador, com Debela Dinsa em pé no centro da linha. Ele avançou e saudou antes de produzir de seu bolso um discurso que ele leu em voz alta para o Imperador. A carta era um decreto do Dergue remover Haile Selassie I do trono imperial e acusando-o de abuso de poder, falta de compitence para continuar a reinar devido à sua idade avançada, ea carga adicional de embezzeling o dinheiro do povo. O Imperador ouviu a fala no silêncio. Mãos Debela Dinsa estavam visivelmente tremendo ao longo de sua leitura do discurso, e seus colegas soldados, embora armados até os dentes, parecia intimidado e nervoso enquanto o Imperador sab, régio em seu porte e em completo silêncio. Uma vez que o discurso foi terminado, o Imperador continuou a sentar-se em completo silêncio olhando para os soldados. Debela Dinsa admite em sua conta do evento que ele estava impressionado e assustado na presença do Imperador, e ele completamente compreendido as histórias que mesmo que o Imperador era um homem frágil, pequeno, velho, havia algo sobre ele que levou você a se curvar baixo antes dele. Como a tensão nervosa aumentou no quarto, Ras Imiru aproximou do Imperador e falavam em voz baixa por um tempo prolongado. O Imperador então falou. Sua declaração foi simples e comovente. Ele afirmou que durante toda a sua vida, ele tinha cansado incessantemente para o benefício de seu país e seu povo, e que os desejos individuais não poderia vir à frente das necessidades da nação. O papel do Imperador era a liderar em tempos bons e ruins, disse ele, e para servir o seu povo sempre e sem falhas. Se foi determinado que isso era para o bem maior da Etiópia, em seguida, ele iria aceitar a decisão e fazer o que era exigido dele.Depois de um silêncio nervoso estendida, ainda referindo-se ao imperador como "Sua Majestade", Debela Dinsa pediu que o Imperador acompanhá-lo e seus colegas oficiais para um lugar onde ele "estaria segura e confortável". O imperador perguntou: "Onde você está me levando". Debela Dinsa respondeu que um lugar tinha sido preparado para "sua majestade", que oferecem conforto e proteção de sua segurança. O Imperador perguntou se ele poderia trazer algumas retentores. Debela Dinsa disse que ele seria permitido alguns retentores, mas, por enquanto, o Imperador era trazer apenas um servo com ele. O Imperador chamou seu servo Merid que veio rapidamente. O Imperador se levantou e começou a caminhar com os oficiais. Ras Imiru, visivelmente emocionado perguntou se ele poderia vir com o Imperador. Os soldados informado "Higness Seu" que ele não podia ir com eles, mas que ele poderia vir ver o Imperador no final do dia. Como o Imperador passou Debela Dinsa, ele lhe perguntou: "Por que você está segurando a arma como essa?" referindo-se ao Uzi nas mãos do Debela Dinsa. Debela Dinsa nervosamente respondeu que era para que ele pudesse carregar a arma com mais conforto. O Imperador sorriu e disse: "Eu não acho, eu acho que é assim que você pode atirar-lo com mais facilidade." e varreu por ele. Como o Imperador caminhou pelo palácio com a sua escolta armada, criados de libré começaram a se reunir e seguir. Todos pareciam chocados e perplexos. Quando eles chegaram ao pórtico da frente, lacaios, empregadas domésticas, os guardas imperiais, jardineiros e outros funcionários de ambos os sexos se reuniram na escadaria e nas janelas do palácio. Debela Dinsa disse que a maioria dos homens parecia atordoado e muitos estavam olhando para os sapatos ou no chão. Era óbvio para todos que estava acontecendo. A maioria estava chorando abertamente. A pequena caravana de veículos puxado para cima. O Imperador viu o carro que o levaria para longe do Palácio do Jubileu para a última hora. Era uma pequena azul bebê Fusca, muito longe do Rolls Royce e limosines Benz que ele estava acostumado. Os membros do Dergue, desde então, afirmou que este carro foi escolhido para ter o Imperador fora com annonimity máximo para protegê-lo fromt ele ira do povo, e não para humilhá-lo de qualquer maneira. Este é desmentida pelo fato de que o pequeno carro foi escoltado na frente e nas costas por dois jipes com metralhadoras montadas, tornando-se apenas sobre o carro mais visível na cidade. Durante anos depois, o Dergue costumava exibir este carro em público como o último final humilhante do reinado de Haile Selassie, então esta afirmação é óbvia em que é absurdo. Como o Imperador foi expulso, os seus servos começou a chorar e chorar alto, muitas batendo no peito como se estivesse em um funeral tradicional. De todos os seus antigos súditos, o pessoal de seus palácios, as pessoas com pouco poder e relativamente pequeno ganho pessoal de seu reinado, ficaram o mais consistentemente leal a memória do Imperador. Uma vez fora dos portões no entanto, a cena mudou dramaticamente. A pequena multidão de homens que se reuniram em frente ao portão do palácio começou a gritar "Ladrão! Ladrão! Ladrão!" no Imperador quando ele passou. Eles seguiram o pequeno grupo de carros que dirigiu lentamente pela cidade, correndo atrás deles abuso gritando com o homem que tinha sobre eles reinou até que manhã. Os membros do Dergue afirmaram que esta foi uma manifestação espontânea por pessoas que estavam enfurecidos com o Imperador Depois da transmissão da noite anterior de "A Fome Oculta". O líder Dergue e posterior ditador Mengistu Haile Mariam, em uma entrevista com um Genet biógrafo Ayele disse a ela que ele encontrou as denúncias do imperador de mau gosto e odiava a inconstância dessas pessoas que apenas semanas antes que se dobraram a terra diante dele. Esta declaração é claro deve ser tomado com um grão de sal, como Mengistu passou a regra inteira da Etiópia tentando demolir a memória de Haile Selassie e seu reinado. No entanto, outros afirmam que o grupo de jovens, que se reuniram com desconfiança nas portas, assim como o grupo de oficiais chegou a entrar no palácio naquela manhã, era na verdade um grupo de soldados ordenado pelo Dergue a aparecer em traje civil, a fim de dar o destronamento um olhar de aprovação civil e talvez também para humilhar Haile Selassie I. Se este era o caso, era uma medida unnecissary e cruel, pois dentro minuites da Rádio Etiópia anunciando que Haile Selassie I foi removido do trono imperial, estudantes da Universidade que ainda tinha o seu nome correu pelas ruas com retratos de queima e rasgado do Imperador. Os estudantes sempre radicalmente de esquerda e anti-monarquista ardentemente estavam exultantes e eles rapidamente tomaram gritos de "Taffari ladrão" e cantou músicas sarcasticamente representando o pranto da aristocracia no final de seus dias comer cordeiro multa e de frango. Eles jogou flores para os soldados que guardavam a cidade e cantaram os louvores do Dergue e da revolução etíope. Em todo o mundo os líderes e governos saudou a transferência pacífica de poder na Etiópia, elogiando os militares para realizar o golpe de forma civilizada e sem sangue. Gritos de "Etyopia Tikdem" (Etiópia antes de tudo) e ainda mais ambicioso "Yaleminim Dem Etyopia Tikdem" (sem derramamento de sangue, Etiópia antes de tudo) que foi rapidamente incorporado em uma canção popular, foram ouvidos nas ruas e na televisão e no rádio . Etiópia foi supostamente embarcando em um futuro brilhante e feliz, emergindo de séculos de escuridão e atraso. Seria apenas um tempo muito curto depois que o vazio ea falsidade desses sonhos seria terrivelmente aparente. No rescaldo do destronamento, o Dergue emitiu um decreto que estabelece-se como o Conselho Militar Provisória Admimistrative (PMAC) e declarou a lei marcial. A Constituição foi suspensa, a corte imperial dissolvida e Chilot do Imperador que foi o Supremo Tribunal de terra abolida, como foi o Conselho da Coroa. Parlamento foi imediatamente dissolvido. O Dergue, contudo, não formalmente abolir a monarquia em tempo tht. Em vez disso, foi anunciado que o príncipe herdeiro Asfaw Wossen seria ungido "rei" da Etiópia (em oposição ao Imperador) em seu retorno do atendimento médico na Suíça. Nos dias seguintes, foi anunciado que o título de Leão Conquistador de Judá foi passar a ser alterado para Leão Conquistador da Etiópia, e que o príncipe Asfaw Wossen era para ser um monarca estritamente titular sem poder político qualquer. O breve período de liberdade de imprensa foi encerrado como parte das medidas de emergência de lei marcial e nunca ver a luz do dia novamente por 17 anos. O Dergue, em um esforço para ganhar o apoio de elementos mais liberais anunciou que o tenente-general Michael Aman Andom, serviria como é o novo presidente e chefe interino de Estado e chefe de Governo. Geral Aman era um veterano da Eritréia nascido em sua juventude da guerra contra a Itália e um patriota renomado etíope. Ao contrário da maioria da hierarquia etíope que ele não era um cristão ortodoxo, mas nascido e criado um protestante (Luterana). Ele tinha assistido Sandhurst em uma bolsa Imperial e foi geralmente considerada como um dos melhores oficiais do Exército etíope, e muito popular com as bases dos militares, bem como a população em geral civil. Geral Aman teve um registro impecável militar, e foi referido como o "Leão do Ogaden" devido ao seu papel heróico na volta da invasão somali de Ogaden no início de 1960. No entanto, o seu apoio sincero para a reforma havia alienado a ele do governo Imperial, e ele tinha sido retirado do serviço militar ativo. O Imperador, em um ato que muitas vezes realizadas em figuras públicas, sincero em sua critisism de seu regime, tinha nomeado General Aman ao Senado Imperial. (Era o tipo de punição que seria logo olhou para trás com carinho por dissidentes políticos na Etiópia. Notou-se o Imperador usado para punir as pessoas com as nomeações para cargos prestegious ainda impotente ou embaixadas foreign). Geral Aman era popular, e do Dergue estava confiante de que iria dar-lhes maior legitimidade. Um de seus primeiros atos públicos foi anunciar que Ras Mengesha Seyoum era passar a ser considerado como um traidor e um fora da lei, e que ele não foi apenas destituído de seu cargo de governador da Tigrai, mas que ele também foi destituído de seu título principesco. Ele também emitiu um recall imediato ao Príncipe Makonnen (David) Makonnen, segundo filho do falecido Duque de Harrar, a deixar imediatamente seus estudos militares nos Estados Unidos e voltar para a Etiópia de uma só vez. David Makonnen prontamente entrou na clandestinidade.

Depois de seu destronamento, o Imperador foi tirado de seu palácio para os baracks da Divisão 4 em Debre Zeit Road, perto da linha de trem para a cidade, onde a maioria dos membros de seu governo e sua corte foram imprissoned. De acordo com seu médico, cirurgião observou o professor Asrat Woldeyes (mais tarde fundador da Organização dos Povos Todos Amhara, na era pós Dergue) que foi trazido para vê-lo, ele passou sua primeira noite na tenda grande, com uma metralhadora criada em frente ao entrada a partir do lado de fora. Na manhã seguinte, no entanto, ele foi transferido para a casa vazia de um dos oficiais superiores sobre os motivos dos baracks. Ele foi visitado por aqui Ras Imiru e Kebede Dejazmatch Tessema, os únicos dois conselheiros da Coroa para escapar à prisão, bem como o seu médico. Ele foi esperado por membros do pessoal do palácio, e suas refeições foram preparados nos palácios e levado para a 4 ª Divisão diária. O novo governo enviou deligation após deligation ao imperador para exigir que ele retornar os "bilhões" de que eles carregadas que ele havia roubado do povo da Etiópia. Ao longo dos meses, o Imperador firmemente negou que tivesse secretado dinheiro no exterior em benefício próprio ou para seus decendents ou para a nação. Algumas fontes dizem que ele admitiu que uma módica quantia tinha sido enviado para a Suíça para cobrir os custos médicos do príncipe herdeiro e as despesas de vida da princesa e suas filhas, mas negou que qualquer outro dinheiro que tinha sido enviado para o exterior, mas mesmo assim admissão alegou não está claramente documentado. O Dergue mesmo convencido de Ras Imiru para pleitear com o Imperador para devolver qualquer dinheiro que ele poderia ter tomado. O que o Imperador deve ter sentido em seu próprio primo e a única pessoa que poderia reivindicar ser um irmão para ele ser cooptados para este esforço só pode ser imaginado como ele deixou nenhum registro disso. Ras Imiru que tinha desfrutado de uma boa reputação em todos os quadrantes da sociedade etíope seria agora ganhar um defeito grave em seu registro por seu papel nesta matéria. Quando um oficial Dergue sarcástico (alguns dizem que foi Mengistu se) disse ter solicitado o Imperador "Certamente Sua Majestade deve ter tido algumas economias arrumar para tempos difíceis, para sua aposentadoria." O Imperador diz-se que arrogantemente respondeu: "Aposentadoria? O imperador da Etiópia não tem aposentadoria. Sua aposentadoria é a morte. Portanto nunca houve qualquer necessidade de poupar para a aposentadoria." Em outra ocasião, ele foi acusado de ter roubado o equivalente a US $ 20 bilhões EUA. É dito que ele, cansado declarou, "Como mal temos falhado em educar você em matemática." Para um país que na década de 1970, quando a economia estava em que é mais produtivo desde o início de seu reinado, em 1930, tinha um Produto Interno Bruto dos EUA $ 2 bilhões, foi uma soma verdadeiramente ridículo. O Dergue decidiu que seria assumir mais as armadilhas formais de governo e assumir o manto do Estado, deixando-sede da outrora nas Baracks Divisão 4 e avançar para o Palácio Imperial (Grande Guibi), construído pelo imperador Menelik II, que é sede do poder . Todos os presos foram retirados das baracks e colocados nas adegas do palácio. O próprio Imperador foi transferida para Bet Inqulal (Egg House) em razão de o Palácio Imperial. Esta casa, construída pelo imperador Menelik foi assim chamado por sua cúpula em forma de ovo sobre a sua cobertura, e já havia sido usado pela Imperatriz Zewditu enquanto ela ainda era uma princesa e ajudar a cuidar de seu doente pai imperador Menelik II, e mais tarde como uma casa de hóspedes durante seu reinado. A casa tinha um jardim de flores pequenas, onde o Imperador confinado levaria caminhadas diárias. No entanto, quando o pessoal do palácio, e até mesmo o pessoal administrativo da Dergue bem como de soldados postados para guardá-lo continuou a se curvar e prestar-lhe homenagem habitual, o Dergue ordenou uma cerca alta de zinco ondulado a ser construída em torno do jardim para bloqueá-lo de ver. Seu local de detenção foi ao lado do Bet Se'el Kidane Meheret Igreja (Nossa Senhora Aliança da Misericórdia), que está localizado em razão do palácio. Negada a permissão para participar dos cultos na igreja, ele iria ficar em vez de uma janela aberta com vista para a igreja e ouvir a liturgia sobre o sistema de endereço público da igreja, fazendo com que as respostas conforme necessário. Ele continuou a ser atendido por funcionários leais, mas ele foi repetidamente objecto de visitas de funcionários e de "intermediários" que exigem números de contas bancárias e admissões de embezzelment que ele firmemente negado até o fim. Anel de sinete do Imperador, que tinha o emblema de São Jorge matando o dragão, foi-lhe tirado e encontrado para conter um mecanismo de mola que tinha uma chave. O Dergue triunfalmente proclamado que tinha encontrado a chave para uma caixa de depósito someowhere safty na Suíça e exigiu saber a localização da caixa. Servos do imperador protestou que a chave só foi usado para abrir uma maleta que o Imperador tinha, mas o Dergue só estava interessado em promover sua busca por dinheiro e distroying reputação do Imperador. Eles mandaram um comitteee de Professores Universitários de estudar o anel e encontrar códigos escondidos ou números de contas bancárias no ringue, indo tão longe a remover as pedras que cercavam o selo.Nada foi encontrado, e da existência de uma fortuna escondida no exterior para o Imperador e sua família nunca foi provada. (O pai do autor, como joalheiro pessoal ao Imperador confirma que a chave no anel era de fato simplesmente por uma maleta que o Imperador usado para manter os documentos pessoais.)

Enquanto isso, a Revolução tinha começado a esquentar. A Igreja Ortodoxa Etíope foi disestablised como religião do Estado e Igualdade de Fé declaired. Mesmo como estudantes, intelectuais e ex-dissidentes politcal debateu o futuro do Estado etíope e de que forma ele deve tomar, as coisas estavam mudando no topo. Geral Aman Andom era um líder e um homem Poderoso e utilizado para firmar dicipline militar. As artimanhas do Dergue com sua coleção de oficiais de baixo nível agindo em desafio de seus oficiais supperior não era realmente a seu gosto. O Dergue queria uma figura de proa em Geral Aman, mas em vez disso ele tem um líder dinâmico, com idéias próprias, e uma suspeita de suas motivações, bem como uma ambição de condução para ser o novo poder na terra. Logo, o Dergue e é coronel líderes (anteriormente Major) Mengistu Haile Mariam e Coronel Atnafu Abate estavam em rota de colisão direta com o general Aman Michael Andom. O Dergue queria autorizar uma nova implantação grande de tropas da Eritréia para acabar com a rebelião seccesionist lá. Geral Aman argumentou que a chance deve ser dada para as negociações com os rebles agora que um novo governo chegou ao poder na Etiópia. Membros Dergue olhou para o seu argumento com suspeita desde que o general Aman era de fundo da Eritréia. Eles começaram a sussurrar que o general queria resurect da Federação de idade, e que a sua lealdade para com a Etiópia unida era questionável. Havia também a questão da imprissoned ex-funcionários do Governo Imperial sob prisão nas adegas da Guibi Grande. Embora o General Aman era o líder do governo que tinha colocá-los lá, essas pessoas eram seus colegas ex-colegas senadores, colegas e muitos Teve como amigos pessoais. Seus crimes alegados estavam sendo investigados pela "Comissão de Investigação", liderada por figuras como o Professor Mesfin Wolde Mariam (mais tarde líder da organização da Etiópia em direitos humanos) Bereket Dr. Hapte Selassie (futuro autor da constituição não-implementadas de independente Eritreia) e Coronel Goshu Wolde (futuro Dergue foriegn ministro virou dissidente político e fundador do politcal Medhin partido). Cansado de suas longas investigações fôlego, o Dergue exigiu resultados que não parecem ser rapidamente próxima. Não estava fazendo lobby para simplesmente executar sumariamente as principais figuras do regime imperial imediatamente. Geral Aman foi dito ter se recusado a isso e nunca se recusou a assinar qualquer decisão extra-judicial a qualquer pena de prisão ou execução. As questões rapidamente veio à tona. O Dergue exigiu que o general Aman assinar seu decission coletiva para enviar novas tropas para a Eritreia para esmagar os rebles militarmente. Geral Aman recusou, e na troca aquecida, Generla Aman anunciou sua renúncia como presidente do Dergue e deixou a sala de reuniões para sua casa, ao lado da princesa Tsehai Hospital (conhecido hoje como o das Forças Armadas General Hospital), no aeroporto velho (Lideta ) distrito da capital, juntamente com vários de seus apoiadores. Depois ele se recusou pessoal e telefonou várias convocações para retornar ao palácio e se reunir com o Dergue, foi convocada uma reunião, presidida por Mengistu Haile Mariam, para decidir o que fazer sobre esta situação. Além do Dergue, Mengistu afirma que ele também convocou o Dergue Neus, uma multidão tag pano de soldados e oficiais de baixa patente centenas fortes para participar da reunião, bem junto com o Dergue para participar desta decisão particular e que este grupo posteriormente forçado sua mão, indo a extremos. Outros dizem que Mengistu simplesmente usado este grupo para proporcionar a ele e ao menor Dergue com cobertura política de reação futuro para seus decissions fatefull eles estavam prestes a fazer. Depois de um caso foi apresentado na reunião de comportamento percebida Geral Aman traição, foi acordado que uma unidade armada deve ser imediatamente despachado para a casa do general e ele estava a ser escoltado de volta para o palácio de uma só vez. Se ele resistiu então a força seria usada. O assunto, então se voltou para a questão dos prisioneiros nas adegas sob o piso do palácio em que eles estavam conduzindo o encontro. De acordo com Mengistu foi a Dergue Neus que exigiu que a questão dos prisioneiros ser decidido de uma vez, e que ele era um participante relutante em o que se seguiu. No entanto, é mais provável que os eventos subsequentes foram exatamente o que queria Mengistu, e que todos os eventos foram cuidadosamente concebidos para produzir os resultados desejados ele. Um por um, os nomes dos presos foram lidos e gritos de "Mate-o" e "Deixe ele viver", decidiu o destino dos homens que haviam governado o país por décadas. Após esta reunião, na noite de 23 de novembro de 1974, os soldados cercaram a casa do general Michael Aman Andom e exigiram a sua rendição. Quando ele se recusou abriram fogo, eo general e um grupo de apoiantes disparou de volta. Depois de um tiroteio feroz, mas breve, uma grande explosão demoliu casa do general e seus ocupantes foram todos mortos. Alguns afirmam que foi explodido pelo Conselho Geral e seus seguidores se em um ato de suicídio Theodorean. Com este ato concluída, a unidade armada voltou ao palácio no coração da noite e acordou os prisioneiros. Um por um, 58 prisioneiros de os prisioneiros foram convocados pelo nome e conduzido para fora dos porões. Quando eles perguntaram onde estavam sendo tomadas que não foram nem dado respostas ou disseram que eles estavam sendo levados para a prisão central. Alguns deles podem ter ficado satisfeito por ter sido levado para a prisão como que permitiria que suas famílias para começar a visitar novamente como fizeram quando foram imprissoned na Divisão 4. Outros, como Ras Mesfin Sileshi dizem ter quase imediatamente comentou: "Estamos sendo levado para a morte". O ex-governador da Casa Imperial, Blata Admassu Retta foi removido a partir do que os médicos estavam certos era seu leito de morte no Hospital de Haile Selassie I, a fim de que ele seja executado. O veterano da Eritréia nascido da guerra com a Itália, os idosos Isayas Gerais também foi levado em uma maca do hospital para sua execução. Príncipe Asrate Kassa disse ter sido carregado na traseira de um caminhão do exército em uma cadeira de rodas. Os prisioneiros selecionados foram levados em camiões e autocarros para a prisão Akaki (também conhecido como Kerchele) à sua Alem Bekagn (que se traduz com Terminou com o Mundo) seção. Sob luzes brilhantes local, eles foram metralhados até a morte e seus corpos jogados em uma vala recém cavada perto, seus restos prontamente coberto por buldozers. Na noite de sexta-feira 23 de novembro de 1974, a chamada "revolução pacífica" do Dergue mostrou sua verdadeira face. No dia seguinte, a cidade acordou para o boato se espalhando que o general Aman havia sido derrubado, e possivelmente morto, e que tinha havido uma mudança de liderança durante a noite, mas a população não tinha idéia da escala dos eventos anteriores noites. O autor lembra olhando para os restos de casa Geral Aman do recinto do hospital Tsehai Princesa, onde seus pais haviam ido visitar um médico amigo que morava lá. Então, como as pessoas do counry sentou-se para almoçar no sábado 24 de novembro, Rádio Etiópia anunciou os nomes dos 58 ex-funcionários do Governo Imperial, com militares, títulos oficiais e nobre, juntamente com os nomes de tenente-general Michael Aman Andom e os dois membros Dergue que morreram com ele. Como as pessoas esperavam para ouvir notícias de ou encargos adicionais, data do julgamento ou perdão, eles em vez ouviu o anúncio de que todo o mencionado foi executado por abuso de poder e crimes contra o povo. Sua "cerimônia de enterro" tinham sido realizados e que não seria permitida para seus familiares para pedir seus corpos. Eles nunca tinham tido a oportunidade de defender-se em tribunal aberto, como tantos deles tinha certeza de que seria permitido fazer quando eles se renderam pacificamente.Imediatamente, um humor negro decended na cidade como o horror do dia afundou dentro Em um ato corajoso de desafio as viúvas e parentes próximos do falecido abriram suas casas para os enlutados e as suas casas estavam repletas de pessoas chorando. A esposa de um dos generais andava para cima e para baixo da rua em frente de sua casa brandindo a espada cerimonial clamando a todos os que passavam que seu leão bravo tinha sido morto por "essas meninas .. estes covardes" que teve que amarrar suas mãos porque eles estavam com medo de lutar com ele. As mulheres e crianças da família imperial se diz que soube da execução de ex-funcionários no palácio da duquesa de Harrar de onde haviam sido confinados em um andar superior juntos. Um dos filhos mais jovens Príncipe Asrate Kassa tinha se inclinou para fora da janela para ouvir uma rádio que está sendo jogado pelos guardas soldado abaixo quando ouviu o nome de seu pai e de outros ex-funcionários, e, em seguida, ouviu a notícia de suas mortes. Seus gritos histéricos trouxe toda a família correndo para ouvi-lo gritando "Eles mataram todos eles! Eles mataram todos eles!" Como as mulheres e crianças em pânico e histeria caótica começou a se estabelecer, os soldados correram e ordenou-lhes que ficar quieto e disse-lhes o menino tinha ouvido mal e que tudo o que havia sido anunciada foi o julgamento dos prisioneiros, esle nada. No dia seguinte, no entanto, um membro do Dergue chegou e informou-os sobre a morte de seis pessoas que tinham o Dergue determinados foram parentes imperiais. De fato, a família imperial perdeu 11 parentes de vários graus naquele dia. Príncipe Asrate Kassa, primo do imperador, e Prince contra-almirante Iskinder Desta, neto do Imperador, sendo os membros da família mais proeminentes. Quando as mulheres chorando pediu permissão para visitar seus túmulos com um padre, eles foram repreendidos e ordenou a nunca fazer essa pergunta de novo. Sua nenhum registro público prestado como ainda no que a reação do Imperador era a morte, mas deve ter sido profunda.

Em breve ... a morte de Haile Selassie I. ...
A última fotografia conhecida tomadas do Imperador enquanto ele estava sob detenção na Grande Guibi Palace (Menelik), pouco antes de sua morte em 1975

Cena do enterro de sua falecida Majestade o Imperador Haile Selassie I, 05 de novembro de 2000.



Imperatriz
A esposa de Sua Majestade Imperial Haile Selassie I
Rei dos Reis da Etiópia
Memorial para o dia Imperatriz Asfaw do Nascimento
Escrito por Michael Yared Gebre 25 de março de 1950 CE Adis Abeba
Traduzido por Adane Wondie Gebru (Universidade de Addis Ababa)
Imperatriz SUA EXCELÊNCIA
Eu gostaria de preparar este livro para sua cerimônia de 67 dias do nascimento. Este livro não pode conter toda a biografia sua, mas é uma pequena parte dela. Quando eu preparar este livro Vossa Excelência pode reconhecê-lo e peço sua majestade, no estado de medo para apresentar o livro.
Mesmo assim, sua bondade e caridade é bem conhecida em todo o mundo, eu tenho que transferir o meu conhecimento de suas boas ações para a próxima geração. Tive a sorte de observar o que estava acontecendo em seu palácio quando eu estava aprendendo no complexo da igreja de São Marcos desde 1916. Durante esse tempo eu tinha observado no próximo obras de sua caridade, bondade e bom. isso obrigou-me a escrever este livro, a fim de ajudar para os historiadores para dar-lhes de fonte.
PREFÁCIO
            I não têm a intenção de ser considerada como um nível de escritor história. Mas o meu interesse é dar fato concreto para a próxima geração na forma escrita. Como Regime Sua Majestade Imperial Haile Selassie ajuda a escritores para preservar fatos históricos, eu, seu servo gostaria de aproveitar esta oportunidade para colocar este livro como uma lembrança entre geração. Este pequeno livro pode conter as vossas boas obras e estou iniciado depois que eu tinha observado a sua caridade e bondade.
            Eu sou muito grato por Deus Todo-Poderoso para que eu pudesse realizar este livro. E então eu desejo vida longa para o famoso Sua Majestade Imperial Haile Selassie I Rei dos Reis da Etiópia, príncipes, princesas e toda a família. Isto não é só o meu desejo, mas também profundo interesse e vontade de todos os etíope para você.
Seu servo Yared Gebre Michael de Wogda (Jirru) Doba
************************************************** ************
Quando nos referimos documentos antigos de história desde Adão, podemos observar que não é luta de homens só para o melhor, mas também as mulheres contribuiu muito da sua parte estar do lado dos homens. Mulheres problemas compartilhados e escarificadas eles mesmos o que os torna sagrado e dar-lhes lugar especial na história da humanidade.
            Mulher participou do campo de batalha com os homens e ser vitorioso do que os homens. Algumas mulheres são lembradas famosa por ter sido feito de aventura. Durante a paz mulheres mostram sua hospitalidade em casa.História mencionar que eles convidam o exército e tem boas relações sociais.
            Mais do que em qualquer país, as mulheres na Etiópia como os homens lutam no campo de batalha ser corajoso. Na guerra a luta das mulheres frente com seus maridos. Algumas mulheres eram comandantes do exército, que a tornaram famosa e seu nome é notado no mundo.
            A partir destas mulheres famosa Rainha Taitu tem um ótimo lugar histórico. Imperatriz Taitu lutou na batalha de Adua campo como um soldado e um comandante do exército antes de 62 anos.
Em 1924 fotografia memorial de sua Majestade o Rei dos Reis Haile Selassie I, Imperatriz, princesa Trabalho Tanagne Haile Selassie I, príncipe Merid Azmach Asfaw Wasenn, princesa Wolete Israel Syeoum, Princesa Zenebework Haile Selassie, Princesa Tsehaye Haile Selassie, o Príncipe Mekonnen do Duque 'de Harar.
Ao lado de Rainha Taitu nosso mais ousado Rainha Imperatriz é o único que é a mais bonita naturalmente.Imperatriz é abençoada e rica Rainha Menen   é tipo, humana, Deus e temendo.
  Ela está sempre com as pessoas que compartilham os problemas e encontrar soluções. Rainha Menen estende sua mão para os pobres, de modo que todos os etíopes gosto muito dela.
Em 1928, quando Majestade o Rei dos Reis foi para a batalha cheia Imperatriz administrou as pessoas na cidade capital.
Quando os aviões do inimigo veio a bomba, rainha Menen encorajou o povo e trabalhou sério.
Na história da Etiópia ninguém tem a chance de muitos filhos e netos, que ajudam a força da dinastia exceto Rei dos Reis Haile Selassie e Imperatriz Menen.
Talvez um ou dois filhos pode pertencer aos reis antigos, mas eles não podem provar como é doce esforço seus netos e sucesso.
Majestade o Rei dos Reis Haile Selassie e Imperatriz Menen, porque Deus os abençoou, eles, durante 47 anos de casamento ano tem muitos filhos e netos. O rei ea rainha foram amarrados com a Sagrada Comunhão. Seus filhos e netos estavam engajados em fobs diferentes para dar serviço para o seu país. Esta é a história especial e absoluta para nós que não podemos chegar em qualquer lugar.
Imperatriz desde que ela veio ao mundo em 1883 por 67 anos envelhecem realizadas ações humanas e de caridade. Esta bondade categorizados la em mulheres sagradas. Anciãos, monges e sacerdotes na Igreja são testemunhas de seus atos sagrados. O escritor é também gostaria de explicar sua obra eterna, escrevendo sua biografia nos capítulos seguintes.
Yared Gebre Michael
Majestade Imperatriz
            "Princesa Sra. (Woizero) agora Imperatriz nasceu 25 de marco de 1883 na Região Wollo Ambassel província na área 'Égua' de seu pai Jantirar 'Asfaw e sua mãe" Woizero "Sehin Michael.
            Ela foi batizada em St George Delba Igreja. Seu nome de batismo era "Wolete Giorgis. "Menen" Seu nome é dado para as senhoras mais bonitas respeitados.
            "Agora Princess 'Woizero" Imperatriz foi crescido bem ser seus pais, então ela tem instrutor em casa, como o ex-senhores e Duques "filhos e filhas. Imperatriz saber sua língua nativa, amárico a habilidade de leitura e escrita. Seus professores amárico foram Maduna e Pai Workineh. Para além do ensino acadêmico ela tem economia aprendidos em casa e girando como tradição etíope.
            Desde que ela tem o melhor conhecimento da casa mantenha gestão de pessoas chamou a cabeça das mulheres.
            Imperatriz é encantadora senhora e ninguém pode competir com ela.
Em 1892 ela se casou legalmente e nascido duas filhas e dois filhos. Estes são "Woizero" Belaynesh, Jantiror Asfaw ", Jantirar" 'Gebre Egziabher e "Woizero" DESTA.
            Em 05 de novembro de 1903 ela começou a viagem de Dessie e chegou a 25 de novembro de 1903, em Addis Abeba. No mesmo ano, em junho, o então "Dejazmach Teferi" agora Majestade o Imperador Haile Selassie I Rei dos Reis da Etiópia se casou com ela. "Lij 'Eyasu era responsável e fez um casal. A cerimônia de casamento foi realizada na seguinte condição.
Casamento Sagrado
            Sua Majestade o Rei da Etiópia, Haile Selassie foi o governador de Harar.
            "Woizero" A noiva da princesa Menem estava em Addis Abeba. O então Dejazmach Teferi Majestade o Rei dos Reis da Etiópia, Haile Selassie I enviados para Addis Ababa, seu servo leal do então Gijazmach agora 'Ras' príncipe Emiru Haile Sellasse ", Beshah Lij 'Wured. "Kegnazmach Gobaw levando outro convidado segue com eles foram enviados viajaram de cavalos Addis Ababa equitação e mulas e chegou em 23 de julho de 1903, em Harar.Quando eles chegaram lá, Dejazmach Teferi esperou-os no lugar chamado Hammaressa perto de Harar Kejazmach Teferi foi acompanhado por seus fiéis servos e senhores para recebê-la com respeito. Além disso o exército Harar estava esperando para receber a princesa em torno de Awash.
            O povo de Harar desejou para o casal para ser como o casamento sagrado de Abraão e Sara.
Deu à luz
            22 de janeiro de 1905 a princesa primeira filha nasceu. Esta princesa foi batizado em Kombolcha Mariam e seu nome de batismo é Fikirte Mariam.
            Ela foi nomeada pela mãe de seu avô de de Trabalho Tenagne nome e chamou Tenagne Trabalho Haile Selassie. Princesa Trabalho Tanagne ter ir muitas crianças e se tornar avó.
            Em 08 de julho de 1908 o segundo filho "Duke" nasceu. Este duque foi nomeado por seu pai Majestade Haile Selassie e chamou Asfa Wosen. Ele foi batizado em Adere Tiko Trinity Church e seu nome cristão era dar Amha Selassie.
            Princesa Menen entregue Príncipe Asfa Wosen na cidade de Harar. Até o momento Dejazmach Teferi estava em Addis Abeba. Ela abraça o bebê pequeno e viajou para Adis Abeba. Quando ela começou sua viagem chegaram a Qersa. No dia seguinte, a princesa Menen viajou de Qersa de Dire Dawa. De Dire Dawa, viajaram de trem para Awash e chegaram a Akaki em 01 de setembro.
            Princesa Menen alcançado em Addis Abeba usando o 'Faltu' trem em 2 de setembro. Eles usam 'Faltu' trem porque o trem moderno foi introduzido no país. Príncipe Asfa Wosen tem muitas crianças e chldren grandes.
            Em 18 de julho de 1909 a terceira princesa nasceu.
            A princesa nome de batismo é dado como Hirute Selassie. E seu nome é chamado Zenebework princesa. A princesa morreu 15 de marco de 1925 não tendo filhos.
            Em 17 de setembro de 1909 príncipe Eyashu foi cassado pelo voto e Dejazmach Teferi promovido ao posto de Ras e tornou-se príncipe herdeiro da Etiópia. Ele tem toda a autoridade para governar Etiópia em nome do povo e Imperatriz Menen tem um posto de princesa.
            Em 17 de outubro de 1909 "Lij" Eyasu foi mais jogado de sua autoridade de governar o país. Mesmo que seu avô pai rei Michale fez guerra civil desde que ele estava ao lado de seu filho Lij Eyasu Michael. Princesa Menen manteve sua promessa com seu marido príncipe herdeiro Ras Teferi Mekonnen e mostrou sua lealdade ajudando-o até o fim.
            Em 4 de fevereiro de 1909 Imperatriz Zewditu assumiu a posição de seu pai. Seu pai era o imperador Menelik II.
            Durante esse tempo o príncipe "Ras" Teferi Mekonnen tinha começado coroa de ouro ea princesa "Woizero" se tornou a Imperatriz Menen também obteve a classificação de princesa e coroa de ouro.
Em Oct.2 de 1912 4 ª princesa nasceu.
            O nome cristão da princesa era Wolete Birhan e seu nome é chamado princesa Tsehay.
            Princesa Tsehay era gentil e disposto a ajudar os pobres. Ela faleceu em 12 agosto de 1934 sem ter filhos.
            Houve igreja incompleta Imperatriz Taitu em 1910, que é encontrada no leste Adis Abeba em torno Entoto Tigat. EmpressTaitu disse a Imperatriz Menen para completá-lo. Mantendo sua promessa Imperatriz investiu muito dinheiro e construiu a igreja.
            Imperatriz Taitu deu este projeto para Imperatriz porque ela sabia que espiritualmente princesa Woizero Menen Imperatriz será no futuro.
            Em 16 de março de 1915, o "Kidane Mihret"   A igreja começou a sua cerimônia.
            A igreja tornou-se mosteiro e chamado de "Hamere Noh".
            Imperatriz Menen deu sua propriedade ao mosteiro ajudou aqueles que prestam serviços para a igreja.
            Este mosteiro é ainda um abrigo para muitos cristãos. Há água benta perto da igreja que as pessoas imersas e beber. Pessoas de todos os cantos da Etiópia dar graças a Imperatriz Menen para esta água benta.
            Em março de 1915 imperatriz Menen viajou a Jerusalém para visitar, onde Jesus Cristo nasceu. Jesus Cristo pregou o cristianismo e se sacrificou para o bem do nosso pecado. Imperatriz foi a Jerusalém por trem e navio via Djibouti chegou em Jerusalém. Depois que ela visitou todas as partes de Jerusalém, ela foi ao Egito para visitar os lugares santos. Ela deu um monte de dinheiro para mosteiros e voltou para os seus lugares.
            Em 5 de outubro 1916 Imperatriz entregou o príncipe quinta.
            O príncipe tomou o nome de seu avô Mekonnen enquanto seu nome cristão era Araya Yohannes.
            Orice Mekonnen Duque de Harar, faleceu 4 de maio de 1949 depois que ele teve cinco filhos.
            Em 30 de maio de 1916 Sua Majestade Imperial Haile Selassie visitou a Europa, a fim de comunicar a Etiópia com diferentes estados.
            Em 20 de maio de 1908 Majestade Haile Selassie foi salvo do acidente de Harmay mar e Imperatriz Menen estava orando desejando que príncipe herdeiro para voltar para casa com segurança. Imperatriz deu a sua filha Princesa Trabalho Tenangne ​​Haile Selassie para se casar com Sua Excelência "Ras" DESTA Damtew em 07 novembro de 1917.
            Em 28 de maio de 1919 Imperatriz doou uma grande quantia de dinheiro para as crianças pobres e escravos libertos para a construção de escolas.
            Em 03 de outubro de 1920 sua mãe "Woizero Sihin faleceu em Addis Abeba, na idade de 56 anos. A cerimônia fúnebre foi em Debre Selam Igreja Medhane Alem.
            Em junho de 1920, a Imperatriz Menen visitou Teferi Mekonnen escola e doou o dinheiro depois de observar diferentes tipos de produtos artesanais.
            Em 27 setembro de 1921 Sua Majestade Imperial Haile Selassie da Etiópia promovido como Rei dos Reis Príncipe coroa com plena cerimônia coroa autoridade comemorado. Nesta ocasião Imperatriz mostrou sua habilidade em convidar os convidados durante 8 dias festa.
            A festa teve capítulo histórico que não pode ser esquecido.
            Em 18 nov 1921 Imperatriz foi a Djibuti devido a problema de saúde e voltou em 09 de dezembro.
            Em 5 de fevereiro de 1921, ela levou o corpo morto do rei Mechale de Holeta Genet Kidane Mihret Igreja de St Michale Igreja em Tenta. No momento em que ela o acompanhou até Desie e voltou para Adis Abeba.
            Em 24 março de 1922 Majestade a Imperatriz Zewditu faleceu. Sua Majestade Imperial Haile Selassie I assumiu a coroa de seu avô Rei Menelik II. Como resultado desta imperatriz Menen tem também a mesma chance que seu marido promovido.
              Em 24 de setembro. 1923 imperatriz Menen fundou uma nova escola para meninas perto de Genete Palácio Loul. Isso faz com que as mulheres sejam participou na esfera de conhecimento e tecnologia igualdade com os homens.Nesta escola um grande número de senhoras tem uma chance de aprender.
            Muitos alunos tem bolsa de estudos para países estrangeiros, a escola cumpriu o seu objectivo.
            Em 23 de outubro de 1923 (02 de novembro de 1930!!) Sua Majestade Imperial Haile Selassie I Rei dos Reis da Etiópia coroado em Menagesha Igreja St George, ele permitiu que a princesa Menen para Imperatriz e coroado.
            Os convidados de diferentes países receberam o prêmio de medalha de prata que tinha a imagem de Rei dos Reis da Etiópia, Haile Selassie I e Imperatriz Menen.
            Caros convidados estrangeiros apreciaram a beleza de Imperatriz.
            Em 20 de fevereiro de 1923 Imperatriz entregou o príncipe 6 º. O príncipe tomou seu nome de batismo de seu avô príncipe Sahile Aba Dina. Ele foi batizado na Igreja Mekane Selassie 'em Addis Abeba.
            Em Feb.3, 1924 Imperatriz foi a Djibuti para a visita e voltou em 10 de fevereiro de Addis Abeba. "

"Em 30 abril de 1924 o rei etíope de Mered governo príncipe herdeiro príncipe Azmach Asfawosen casado legalmente com a princesa Wolete Israel. 
Em 11 de novembro de 1925 ela construiu St. Hana Igreja em Furi em sua propriedade. Ela deu um monte de hectares de terra para os padres e diáconos da igreja. Imperatriz também deu a terra urbana para os moradores. 

Em 6 de setembro de 1926 Imperatriz Menen foi a terra sagrada de Jerusalém para o segundo tempo. Depois que ela visitou diversas Igrejas e mosteiros construídos Igreja St. Trinity para etíopes em sua conta. Ela doou muito dinheiro para o mosteiro e clérigos e inaugurou a igreja. 
Em 02 de outubro de 1926, ela concluiu a sua visita de Jerusalém e voltou para Adis Abeba. Em 19 de maio de 1926 Imperatriz Menen foi para Harar para visitar e inaugurar Mekonnen príncipe Duque de Harar do seu ser o príncipe cabeça de Harar. 

Em 1928, a Itália fascista foi preparada para invadir a Etiópia. Imperatriz reuniu senhoras etíopes preparando apoio logístico, material de primeiros socorros e enviado para o campo de batalha. Ela tinha feito o seu melhor até o fim. 

Imperatriz divulgou a agressão ao Mundo Feminina Associação e apelou a todos os Estados-nação do mundo. 13 de setembro de 1928. 

Discurso Imperatriz Menem 

"Tenho o prazer de apresentar o meu discurso para todas as mulheres do mundo. 
Quando a Itália conquistou nosso povo e país do mundo as mulheres Associação apoiou-nos a resolver a paz ea liberdade. Estamos muito felizes de expressar nosso profundo sentimento para a associação. 

Quando eu estou falando agora, a fim de ser entendida para todos os países da minha filha princesa Tsehaye traduzido o meu discurso em idioma Inglês. 
Princesa Tsehaye feito de fala como se segue. Durante esse tempo, a Itália conquistou nos dificuldade injustamente e mulheres do mundo deve ouvir a sua voz. 
Ainda que as mulheres do mundo vivem em países diferentes, com clima diferente, todas as mulheres são inter-relacionados com a mesma vontade e objetivos.
A guerra é angústia e problemas da humanidade, todas as mulheres do mundo estão em países diferentes, raças diferentes, a religião o ato de violência e de guerra vítimas de seus maridos, irmãos e filhos. A guerra é uma destruição da família e pode fazer as pessoas imigrantes. Assim, as mulheres são contra a guerra. 

Sabemos que todas as mães italianas e mulheres estéreis pode se preocupar com a guerra, pois a guerra é boa para nada. Portanto, todas as mulheres encontradas no mundo deve evitar a guerra antes que ela traz problemas e sofrimento. Eles devem colaborar a sua voz e pedido para evitar a guerra antes que o derramamento de sangue vem dos dois lados. 

Etiópia não acho que para atuar no conflito da violência, aqui desejo é manter a paz. Etiópia tentou resolver o conflito pacificamente nos primeiros meses. Em todos os aspectos, a Etiópia tem feito aqui melhor. Portanto, estamos mentalmente livre. 

Povo etíope acolheu todos os estrangeiros, convidados que vieram para trabalhar tranquilamente e inocentemente, povo etíope boa hospitalidade aos estrangeiros foi narrado na história do mundo. No entanto, um Estado é que é vizinho à Etiópia está tentando controlar e governar. A Etiópia é sempre na linha da paz, enquanto o estado rival está olhando apenas o seu interesse próprio. 

O inimigo implantou seu exército e baseada em torno de nosso país para matar nossos maridos de mulheres, filhos, irmãos. Nosso povo vive trabalhando pacificamente sendo temente a Deus, mas o inimigo está tentando devastar a riqueza do país e destruir a nossa família em nome da modernização. 
Oramos a Deus para não enfrentar esse tipo de sofrimento e destruição, se a modernização chamado traz um grande problema.
Assim, a associação que é criado com o objectivo de paz por mulheres do mundo podem exercer influência para trazer a paz ea estabilidade. Não hesite em que mundo, as mulheres Associação pode contribuir muito para resolver este conflito pacificamente. 

Oramos a Deus para que a Associação para cumprir sua missão. Esperamos que o ato de a Associação pode trazer resultado útil para preservar a paz ea segurança em nosso país. 

No entanto, se a guerra é iniciada, nós, as mulheres devem tratar soldados feridos e minimizar os problemas da guerra. 
Mulheres que vivem em todo o mundo, que representam a paz pode nos ajudar durante o tempo de guerra. Nós sabemos que essas mulheres ajudam a família o patriota sacrificada. 

Todas as mulheres do mundo devem lutar para trazer a paz ea justiça. Funcionários do governo podem guiar na linha de Deus, oramos para este e você pode colaborar com a gente. "
Em 18 novembro de 1928 Sua Majestade Imperial Rei dos Reis Haile Selassie I foi para o campo de batalha ao norte Imperatriz ficou em Adis Abeba e logística preparados e enviados para o campo de batalha. Quando o avião do inimigo bombardeado civis, ela aconselhou as pessoas a tomar cuidado. Durante aviões bombardearam ela viajou de carro na cidade de aconselhamento e de incentivar as pessoas com coragem. Além disso, ela tem orado travaram uma guerra espiritual contra o inimigo. 

Em 28 de abril de 1928 o campo de batalha Maichew foi bombardeado e devastado pelo exército italiano, Majestade o Rei dos Reis voltou para a capital para dar a instrução de guia para o resto das pessoas. Então ele foi para o exterior, a fim de apelar para a Liga das Nações. Imperatriz também foi para a Europa com ele para ajudar através de conselhos e idéia construtiva. 

De 1928 -1933 (1936 - 1941) que ficou em Inglaterra no exílio. Durante esses anos de problemas que estavam rezando dia e noite. Eles foram sentiu profunda tristeza para o povo desde que o inimigo conquistou a Etiópia.Imperatriz ficou com rei dos reis Majestade Haile Selassie como um conselheiro. Em 1933 (1941), ela tem visto o aumento da Etiópia. 

Em 12 de fevereiro de 1929 o exército fascista italiano liderado por mulheres mortas Graziani 'crianças e homens idosos. Quando ela ouviu a notícia que ela estava sentiu profunda tristeza para o povo massacrados. ela chorou e orar a Deus para este ato desumano. 

Em 27 de abril de 1933 (05 de maio de 1941) Seu Rei Majestade Imperial dos Reis Haile Selassie I, quando ele atingiu a capital com a vitória ela transferiu a mensagem seguinte telegrama de Sua Majestade Imperial. 

Telegrama 

Recebi um telegrama de Vossa Majestade é vitorioso e entrou na capital, sua família se estende parabéns com grande prazer "Dirijo a minha saudação ao príncipe herdeiro Mekonnen"
Depois que o exército invasor evacuados de Adis Abeba, em 23 de agosto de 1933 Imperatriz voltou enxada pelo avião extra ordinária com aqui amada filha princesa Tsehay. Este Rei Majestade tempo dos Reis recebeu-los no aeroporto. Os moradores de Adis Abeba também recebeu com profunda felicidade. 

Em 1934, a Imperatriz Menen foi para Wollo província e fez discurso através princesa Tsehay o seguinte conselho. 

O discurso de Imperatriz do meu país Senhoras e Senhores Deputados 

"Primeiro de tudo eu gostaria de agradecer ao Senhor Todo-Poderoso para que a nossa bandeira é substituído. Nossos patriotas voltou com uma vitória ficar no mato por 5 anos. 

Em segundo lugar, qualquer ser humano pode ter um grande prazer quando ele ou ela se juntar com a sua / seu local de nascimento. Com a graça de Deus, eu estava ansioso para ver a minha nativa lugar Wollo. Estou muito feliz como eu sou com você depois de 31 anos. 

"Em seguida eu sou muito grato às pessoas que me receberam com muito prazer. 

"Todos vocês sabem que este país naturalmente dotado que é verde e diferente de todos os países africanos nunca esteve sob colônia e foi governada apenas por seus próprios reis. 

"Depois de muitas tentativas Itália fez guerra de propaganda desde que ela não pode controlar antes. Através desta campanha tentou demitir a nossa unidade e dividir nosso povo. 

"Há alguém que não perca seu parente durante a guerra? Alguns de nossos cidadãos foram mortos por armas de enxadas pá, e da máquina. 
"Deus tornou possível que a Etiópia venceu seu inimigo rapidamente. Nós, os filhos dos cidadãos se sentem orgulhosos quando vemos o nosso país livre de qualquer agressão e nós somos muito gratos a Deus Todo-Poderoso. 

"Os etíopes têm uma boa lição da experiência do passado que nos permitem cooperar como filhos de uma mãe, amar uns aos outros. Isso fez com que todos os etíope para lutar pela independência do país e liberdade.
"Você viu que as pessoas sem a liberdade é vítima como isso foi visto durante a agressão de 5 anos. Fato o nosso povo não odeio governantes nativos na medida em que manter a língua costume e tradição do povo. Mas os italianos tentaram governar em uma sutil caminho. Durante a agressão, embora o inimigo morto o nosso povo, patriotas foi para o mato e alguns foram para o exterior no exílio. Esta situação surpreendeu o mundo. 

"Minhas senhoras e homens gentis nativos de Wollo nosso país tem sido livre desde 3000 anos atrás. No entanto, com a ajuda da Inglaterra e luta feroz de seus filhos, que libertou nosso país, a bandeira eo rei para a nossa pátria comum Etiópia. Temos que ser um e unida. 

"O príncipe é selecionado e veio de você, nosso amado filho príncipe Asfa Meried Azmach Wosen está com você. Mesmo que eu estava separado há 31 anos [fisicamente é impossível dizer que eu estava vivendo alienados minha auto de você. Eu Foi com você espiritualmente. 

"Nosso filho amado é o seu governador. Eu acredito que você pode ser muito feliz quando eu digo que essa informação." Você pode servir lealmente ADN gentilmente por outro lado, ele pode compartilhar o seu problema e ajudá-lo. Ele poderá administrar através da Justiça bom - Por favor, dê-lhe conselhos nad ajudá-lo a qualquer momento. 

"Vamos manter a nossa boa terra fértil. Permita que Deus faça possível viva a nossa bandeira." Aqui ela terminou seu discurso. Neste momento senhoras e senhores de crianças evento Wollo tocou o coração com grande felicidade por seu discurso.
Em 1934, a Imperatriz Menen Menen reconstruído escola de meninas "e tornou possível para reiniciar o acadêmico para as meninas.
Em 15 de novembro de 1934 Imperatriz Menen foi para Harar por trem e permaneceu até 05 de dezembro para visitar diferentes partes de Harar. Então, depois de sua visita, ela voltou para Adis Abeba, capital da Etiópia.
Em 18 de abril de 1934 dar a sua filha princesa Teshay Hailu Sellassie o coronel Abiy Abebe que é promovido agora ao general de brigada em casamento legal.
Princesa Tsehay morreu 12 agosto de 1934 sem ter filhos.
Em 26 de maio de 1934 Imperatriz visitou a Associação de Mulheres da Etiópia. Mais uma vez ela visitou escolas Tensae Birhan que é estabelecido para as crianças pobres e doou dinheiro para fortalecer a escola.
Em 11 de novembro de 1935 Imperatriz depois visitou etíope Associação de Mulheres e aconselhou como a associação vai ser fortalecer.
Em 01 de julho de 1935 ela inaugurou a escola de artesanato que é estabelecido para trabalhar diferentes produtos.
Em 1935, ela deu à sua propriedade para os órfãos cujos pais e mães foram mortos pelo inimigo. Ela abriu Siwaswe escola Birhan. Nesta escola até blinds estão aprendendo a ler e escrever.
Em 05 de outubro de 1936 Imperatriz visitou Imperatriz escola e aconselhou as meninas a fim de estudar muito.Em 14 de novembro de 1936 seus filhos amados, Tenagenework princesa Haile Selassie e do jovem príncipe Sahle Selassie voltou da Inglaterra. Nesta ocasião houve convite no palácio.
Em 07 de janeiro de 1937 inaugurou a Igreja da Trindade nova. Nesse mesmo dia houve uma cerimônia para os patriotas e do corpo morto de princesa Tsehay.
Em 15 de fevereiro de 1937, ela visitou a escola de artesanato Imperatriz Menen em 03 de fevereiro de 1938 a princesa Mekonnen 'Duke' de Harar e Sara princesa Gizaw se casou legalmente em cerimônia coroa.
Imperatriz escola evoluiu e tornou-se fecunda. Devido à encrement de grande número de estudantes Imperatriz colocar a pedra base a ser construída para um novo edifício para 300 meninas.
Imperatriz visitou Harar província e áreas próximas em torno dele. Ela também observou diferentes escritórios da Dire-Dawa.
Em 24 de setembro de 1934, ela visitou Gondar pela primeira vez com Majestade o Rei dos reis. Eles viajaram por um avião extra ordinária. Eles ficaram até 07 de outubro de 1938 visita 'Tana' Lago Imperatriz recebeu e conversou com senhoras de Gondar e doou o dinheiro para as mulheres incourage.
Em 10 de julho de 1939, ela enviou-lhe coroa a Belém igreja que Jesus Cristo nasceu.
Em 1939, a Imperatriz Menen permitir a ser feita Gete Semani Igreja de Santa Maria em Sebeta que é de 23 km de Addis Abeba. este moderno edifício foi iniciado em sua conta particular.
Em 25 de março de 1940, o St. Mary igreja em Sebeta concluído e inaugurado por ela. Imperatriz deu imobiliário e área de residência para os padres e diáconos da Igreja de Santa Maria.
21 de maio de 1940, ela visitou a escola Imperatriz para iniciar aluno em seus produtos acadêmicos e artesanato.
Em 29 maio de 1940 ela visitou Ambo twon e da área circundante.
Em 22 de junho de 1940 Imperatriz Menen foi para Harar para a visita. Ela ficou por 12 dias e voltou 05 de julho de Addis Abeba.
Em 01 de setembro de 1941 Majestade rei dos reis deu instruções para as pessoas que etíopes devem usar vestido cultural para que a próxima geração pode seguir este como um exemplo. Imperatriz tomou a iniciativa de usar vestido cultural pela primeira vez no ano novo.
Em 1941, na avenida Zewditu Imperatriz, Imperatriz deu em torno de sua propriedade ourael ara para a escola que é nomeado por seu Zenebework amada filha princesa.
Em 24 de janeiro de 1941 Imperatriz viajou por um plano extraordinário para Gondar para o segundo tempo. Ela visitou antigos locais históricos e ela doou roupas e dinheiro para muitas igrejas em Gondar.
Em 15 de dezembro de 1941 Imperatriz visitou a nova escola St. Trinity Espiritual como ela é um modelo para ações espirituais.
Em 1942, os 14 livros sagrados da igreja foram impressos pela Imperatriz. O número de livros foram 3800 que foram vendidos e para "Sewaswe Berhan 'St. Paul escola como uma doação.
A quantidade de dinheiro era o 19000 com a venda dos livros.
Além disso, ela deu parte de sua propriedade mães e muitas casas para o serviço da escola.
Em 22 de abril de 1942 Imperatriz convidada foi na cerimônia de inauguração da Majestade Haile Selassie I Bridge. Esta ponte foi construída através Abay Rio pela primeira vez.
Em 08 de julho de 1942 Imperatriz Menen foi a Yerergota distrito encontrado na província de Harar. Ela ficou lá até 27 de julho e voltou para Adis Abeba. Durante a sua estada, ela doou e conversei com as pessoas do bairro.
Imperatriz renovado Gishen igreja que encontrou na Região Ambasel em Wollo província com conta própria aqui.Além disso, ela permitiu construir o caminho difícil que permite aos crentes antigos para ter acesso à igreja.
Imperatriz reconstruído Boru igreja Trinity, que foi devastada por agressores italianos em Wollo província. Ela doou Birr 56.500,00 de sua conta particular e fez a igreja em edifício moderno, em 1943.
Em 08 de janeiro de 1943 ela foi para Debrezeit para visitar Majestade H.Sellassie da Air escola Force. Ela observou a demonstração tática de guerra em Harameda e avaliou a evolução dos cadetes da força aérea.
Em 20 de fevereiro de 1943, ela foi convidada convidado na cerimônia inaugural da Universidade de Adis Abeba faculdade, quando foi aberto pela primeira vez.
10 de Março de 1943, ela inaugurou Gebremariam escola, especialmente o edifício do jardim de infância que é chamado por príncipes Azeb Asfa-Wosen.
Em 07 de junho de 1943, ela visitou Imperatriz escola e observar a saída de artesanato. Imperatriz incentivou e deu-lhe o conselho maternal para os alunos.
Imperatriz visitou a escola encontrada em Nazaré 01 de maio de 1944.
Em 17 de junho de 1944 mais uma vez ela visitou escolas diferentes encontrados em Nazaré. Em 26 junho de 1944 visitou escolas diferentes encontrados em Nazaré. Em 26 de junho de 1944 visitou pacientes na princesa Tsahay Memorial Hospital.
Em 24 de setembro de 1945 ela foi a Asmara para visita Eritreia depois que foi convergente com a outra parte do país. Em sua visita, o povo de Asmara recebeu calorosamente. Imperatriz conversou com senhoras da Eritreia e doou e deu prêmio. Ela ficou até 08 de outubro, em Asmara, em seguida, ela foi para Dessie. Ela voltou para Adis Abeba em 18 de outubro.
Em 14 de janeiro de 1945 ela foi para a Eritreia para o segundo tempo e resolveu problemas diferentes.
Em 16 de abril de 1945, ela é interessada em expandir os produtos de artesanato, ela visitou a escola Imperatriz Menem Ela incentivou os alunos a mantê-lo.
Em 01 maio de 1945 ela colocou a pedra base, que é suposto ser construída uma nova igreja em torno Fitawrari.Habte área Giorgis. O nome da igreja foi São edifício Raguel, que foi iniciado pela Imperatriz Menen.
Em 19 de julho de 1945, foi para Harar e Dirdawa para visitar diferentes departamentos oficiais. Imperatriz resolveu problemas que surgem do povo.
Imperatriz Menen foi a Eritreia para o 3 º. Ela recebeu senhoras da Eritreia em seu palácio. Ela assistida financiamento para senhoras e voltou 3 de fevereiro de 1945 em Addis Abeba.
Em 16 de março de 1946, ela visitou o departamento de artesanato que está estabelecida em Imperatriz Escola.
Majestade o Rei dos Reis foi para a América em 16 de julho de 1946. Como ele foi convidado pelo presidente Eisenhower, Imperatriz comemoraram o aniversário de majestade em Genete Leul Palace.
Em 08 de agosto de 1946 Imperatriz rezava continuamente o jejum primeiro ' Filseta 'em Addis Abeba e segundo o jejum em Harar. Ela doou financiamento para sacerdotes e ficou até pagumen 4.
Em 23 de outubro de 1947 Majestade Haile Selassie como ele foi para a Europa para a visita amigável ela comemorou seu dia da coroação bem.
Em 23 de fevereiro de 1947 ela concedidos certificados para o sucesso enfermeiras pós-graduação em Imperatriz Zewditu Hospital.
Sua Majestade Imperial e Imperatriz concedido certificado para as meninas jovens que passaram no exame com sucesso.
Em 24 de fevereiro de 1947, ela visitou Imperatriz escola.
23 mar 1947 Imperatriz visitou Nazaré região e seus arredores.
Em 03 de junho de 1947 Imperatriz Menen foi a ambão e visitou diversas escolas e clínicas que são encontrados Hagere Hiwot.
Em 07 de julho de 1947 Imperatriz concedidos certificados para os enfermeiros de sucesso.
Em 23 de outubro de 1948 ela foi para Menagesha St. George igreja para celebrar a cerimônia de coroação 25.Imperatriz agradeceu a Deus Todo-Poderoso lá.
Em 15 de dezembro de 1948 ela foi para Massawa por um avião extraordinário para visitar a Eritreia pela quarta vez. Em seguida, ela visitou alguns lugares encontradas entre Asmara e Massawa. Imperatriz apresentou presentes de Natal para as jovens senhoras de Asmara. Ela voltou para Adis em 8 de janeiro de 1948.
Em 5 de janeiro de 1948, ela visitou a escola de enfermagem em Asmara, que é chamado por seu próprio nome.Nesta escola de enfermagem muitas eritreus jovens senhoras estão continuando sua educação e prestar serviços em sua profissão.
Imperatriz como ela é generoso, comprou o terreno da antiga missão alemã investir centenas de milhares de Birr.Esta instituição é encontrado no leste de Debre Selam Medhane Alem igreja. Imperatriz reuniu cegos que são órfãos ao redor de Addis Abeba contratados professores etíopes e estrangeiro. Ela também atribuiu guardiões para cortinas órfãos para facilitar o seu processo de ensino-aprendizagem.
Além disso, nesta escola ela construiu novo prédio adicional pagar 200.000 Birr para 100 alunos internos. O edifício estava em vigor a partir 30 de dezembro de 1949.
Em 18 de abril 1949, ela comemorou o 25 º aniversário da escola Imperatriz Menen. Nesta celebração, havia um monte de gente. A escola mostra o progresso e deu chance para muitas meninas a ser educados.
Nesta ocasião, ela estendeu a sua mensagem através do trabalho Teferra às pessoas reunidas.
Seu Rei Majestade Imperial dos Reis acredita que não há nada melhor para o desenvolvimento do País de progresso e desenvolvimento, exceto educação. Neste contexto, a sua vontade, ele construiu muitas escolas para os meninos. Mas se as meninas são deixados para trás sem ter o ensino regular, pode ter desvantagem. Portanto, eu abri sua escola para o mérito de meninas antes dos 25 anos desde que eu acredito que as meninas devem saber que os meninos. 
Esta escola foi interrompido pela invasão do inimigo contra a Etiópia enquanto era processar o seu próprio curso objetiva. 
Pela graça de Deus, a escola retomou sua função depois da vitória. Muitas meninas têm a chance de ser promovido a um nível superior de educação, depois se formou nesta escola. Muitos deles estão trabalhando em escritórios do governo e em organizações privadas. 
Se as meninas do meu país se oportunidade para aprender o padrão de educação que eu espero que eles possam contribuir muito o que se espera deles como seus irmãos. 
Não havia mais do que 50 alunos antes dos 25 anos, quando a escola foi inaugurada. 
Mas hoje há cerca de 1300 alunos. Este número está aumentando porque as meninas estão conscientes da vantagem de educação, eu estou muito feliz de ver para este progresso. 
Agradeço a Deus Todo-Poderoso para que eu comemorar o 25 de Imperatriz Menen escola. 
Agradeço ao diretor da escola e os professores senhora para que partes o problema da escola e do progresso da escola.
Em 03 de maio de 1949 Imperatriz Menen foi a Sidamo de avião extraordinário e chegou em Awasa para uma visita.
04 de maio de 1949 seu amado filho príncipe Mekonnen Duque "'de Harar morreu no acidente e ela voltou para Adis Abeba de avião. Em 05 de maio de 1949 na cerimônia fúnebre se sentia profunda tristeza. Imperatriz foi velado até pagumen 4 , de 1949, para a morte de seu amado filho.
OBSERVAÇÃO GERAL
Eu tentei escrever a sua generosidade, bondade. Este livro pode ajudar os futuros escritores como informações básicas. este livro não pode ser obra completa da Imperatriz, mas eu tentei mencionar apenas uma parte dela. Eu restrito minha pena aqui desde os futuros escritores podem fazer um trabalho completo a este respeito.
Mesmo assim, minha capacidade está limitada a 1916-1928. 28 de abril depois de 1933 até agora (1950) eu tenho chance de ver em meus olhos nus sua bondade e atos humanos. Portanto, eu sou responsável por transferir esta boa ação para a próxima geração e estou muito feliz para escrever esta crônica. Imperatriz notado a Sua Majestade Imperial Rei dos Reis para desculpar para aqueles que cometeram erro e para aqueles que têm feito boas ações para o seu país para ser promovido e designado nos escritórios do governo.
Como ela é temente a Deus Imperatriz, ela sempre pede a Deus. Toda sexta-feira ela vai para Mehanealem Igreja de São Marcos Igreja para rezar especial desde sexta-feira é um dia que Jesus Cristo é crucificado pelo pecado de toda a humanidade.
Imperatriz, exceto sua infância, ela deu a vida por boas ações que ela vai para a igreja todos os dias de São Marcos. Ela fica até nove horas orando a Deus e recebeu monges e freiras vieram de diferentes igrejas e mosteiros. Imperatriz também dar seu próprio dinheiro a doação para a reconstrução de igrejas.
Quando ela vai para o palácio da igreja, recebeu as mulheres que perderam seus maridos na frente de guerra e cumprir o que eles exigem.
O Autor Yared Gebre Michael quando ele apresentar o livro intitulado "YAFICATSEHAY" (O Sol da África) ao imperador ea imperatriz por ocasião do 64 de Sua Majestade o Rei Imperial de dia Reis Haile Selassie de nascimento. Nesta ocasião, ele apresentou também uma especial jornal que preparado pelo escritório.
Imperatriz construir muitas igrejas e reconstruído como Gishen Maria. Tenta Michael Boru Trindade, Endelba St. George igreja etc
Imperatriz não está orando para si apenas, mas também para o pilar da Etiópia Sua Majestade Imperial Haile Selassie, para seu país Etiópia, e para o desenvolvimento do fiel da Etiópia.
Imperatriz nunca alienado 'Amlac Wudasie,' igreja 'Seife Selassie Arganon, "St Mary parrying em gologta. ela sempre lê esses livros. Imperatriz gosta de dar atenção para os livros interpretadas da igreja. Isso mostra como ela está longe avistou e têm cérebro brilhante.
Imperatriz deixar os órfãos para saber quem mora na área fora da cidade capital.
Imperatriz compartilhada problemas dos pobres e sempre visitar pacientes em hospitais.
Imperatriz acredita que o homem é mortal, de modo que ela sempre partes problemas do povo e tenta resolver.Povo etíope contar com ela.
Durante os cinco anos de invasão italiana muitas igrejas foram devastados. Imperatriz está em uma profunda tristeza porque seus filhos amados foram morreu. todas as pessoas da Etiópia compartilhou de sua tristeza e simpatia dela. Como ela é forte espiritualmente, Deus Todo-Poderoso lhe deu força. Ela passou por cada problema pacientemente. Mesmo que ela perdeu seus filhos que ela nunca negligenciar o problema do país este é bem conhecido pelo povo etíope.
Portanto, as pessoas etíopes amo Imperatriz do fundo do seu coração e compartilhar a felicidade e tristeza dela.
Por ocasião do 67 de sua cerimônia de dia do nascimento todos os povos etíopes desejo o melhor para Imperatriz. Todo o povo expressa o mais profundo sentimento e dizer feliz aniversário que Sua Majestade Imperial, rei dos reis Haile Selassie também é com você sobre a cerimônia de seu aniversário.
Povo etíope deseja o melhor para o seu ano a vinda pode elebrated com seus príncipes e princesas crianças.
************************************************** ************************
Este livro é publicado no dia 28 da cerimônia Reino de Sua Majestade Imperial Haile Selassie I Rei dos Reis da Etiópia
Primeiro publicado em imprensa Artístico
************************************************** ************************
Filseta é um tempo de jejum a partir de agosto 01-16 continuamente (tradutor) ( retorno para colocar no texto )


Nenhum comentário:

Postar um comentário